Qual a quantidade necessária de funcionários para inaugurar uma Clínica?

Modern Veterinary Clinic Medical Personnel with Animals Flat Vector Isolated on White. Female and Male Veterinarians in Medical Gowns, Nurses in Uniform Holding Various Pets in Hands Illustration

Com todo o crescimento do segmento pet atualmente, não é de estranhar que muitas pessoas estejam querendo investir nesse ramo, mais especificamente, em uma clínica veterinária.

Pois bem, mas todo mundo sabe que abrir uma clínica veterinária envolve vários fatores, não basta apenas encontrar um bom ponto e equipar o estabelecimento, é preciso investir em funcionários, e bons funcionários, principalmente, quem quer sair na frente dos seus concorrentes.

Mas, uma dúvida bem comum é: quantos funcionários são necessários para abrir uma clínica veterinária.

Certamente, não existe um número exato, até porque a quantidade de funcionários vai depender do tamanho do negócio, portanto, não há como cravar uma quantidade específica, mas dá para se ter uma noção, suficiente, para dar o primeiro passo.

Então, como essa dúvida é bem comum, resolvemos escrever esse artigo para esclarecer esse e outros pontos, também fundamentais para se abrir uma clínica veterinária, com dicas que podem lhe ajudar até a multiplicar sua renda.

Que profissionais devo contratar?

Como foi dito, não existe um número exato, pois a quantidade depende de muitos fatores a considerar, desde o tipo de clínica, o que ela oferece, até o tamanho, mas dá para fazer um levantamento de profissionais que uma clínica precisa dispor.

Por isso, antes mesmo de pensar na quantidade, é preciso ter a noção da estrutura de sua empresa e fazer um levantamento daqueles profissionais que precisa haver em qualquer clínica veterinária, independente de seu tamanho, justamente para oferecer o melhor para o cliente, e assim, fidelizá-lo.

Veterinário

Certamente, uma clínica veterinária precisa ter, ao menos, um veterinário, que será o profissional responsável por tratar animais doentes, machucados ou com outros problemas.

No caso da clínica também atender animais exóticos, por exemplo, vale apostar em algum profissional da área, mesmo que em apenas um dia da semana.

Outra opção é investir em uma clínica 24 horas, só que, então, terá que ter em mente que precisará ter um veterinário no horário noturno, o que pode sair um pouco mais caro, embora também acabar sendo lucrativo.

Para quem não sabe, assim como, existem médicos especializados em determinadas áreas, como ortopedistas, cardiologistas, oftalmologistas, nefrologistas e outros, também existem veterinários especializados em diferentes áreas.

Mas, para atendimentos em geral, tal como um clínico geral, não é preciso que o veterinário tenha uma especialização. No entanto, se pretende se diferenciar das demais, oferecendo um atendimento mais focado, é uma boa opção procurar por profissionais especializados.

Auxiliar Veterinário

Alguns serviços podem ser prestados por um auxiliar, como fazer curativos, esterilizações, administração de medicamentos, por exemplo, geralmente algum estagiário, deixando os atendimentos mais sérios para o veterinário já formado.

Esse profissional também ajuda o veterinário com o que for necessário.

Recepcionista

É fundamental investir em um (a) atendente, devidamente treinado, pois, apesar de parecer um serviço comum, é o primeiro contato do cliente com a clínica, por isso, é muito importante que esse profissional seja bem treinado e saiba lidar com o público e, claro, com os animais.

A pessoa precisa ser proativa e rápida, para encaminhar prontamente o animal ao devido tratamento, principalmente, em casos mais graves.

Esse profissional também deverá ficar encarregado de atender telefones, marcar consultas, responder emails, e cadastrar as informações do cliente e do pet, de preferência com a ajuda de algum software para gestão de clínica veterinária, que ajudará a poupar tempo e facilitar o acesso aos dados.

Outros Profissionais

Como foi dito, o número de funcionários, assim como os tipos de profissionais necessários depende do tipo de serviço oferecido e do porte da clínica veterinária, podendo, em alguns casos, ser preciso investir em outros profissionais como:

  • Telefonista;
  • Estoquista;
  • Gestor de Recursos Humanos;
  • Tosador;
  • Entre outros.

Afinal, quantos profissionais são necessários?

Então, visto tudo isso, o que concluímos é que, primeiramente, para abrir uma clínica veterinária, seja do tamanho que for, o profissional principal, obviamente, é o médico veterinário.

Também é indicado ter um auxiliar, para o qual o médico poderá delegar algumas tarefas, aquelas mais simples, como fazer curativos, e coisas do tipo.

Outro funcionário imprescindível é um recepcionista, que deverá ficar encarregado de receber os clientes, cadastrá-los, agendar consultas, atender telefonemas, responder emails, encaminhar os clientes para os devidos serviços, enfim, realizar o primeiro atendimento dos clientes.

Então, na verdade, esses são os três profissionais necessários para abrir uma clínica, certamente, de pequeno porte. Conforme o tempo for passando e o negócio crescendo, aí então, pode ser preciso contratar mais pessoas para manter um bom atendimento.

Vale considerar que qualquer investimento em funcionários, quando possível, com certeza, irá trazer bons resultados, com clientes mais satisfeitos.

E lembre-se, quanto mais serviços oferecer, mais chances de sucesso terá, com os clientes recomendando a clínica para outras pessoas, a famoss propaganda boca a boca.

Software para gestão de clínica veterinária

Tanto faz se a clínica for de pequeno, médio ou grande porte, é fundamental contar com uma equipe bem treinada e uma gestão organizada e eficaz.

Nesse sentido, um bom software para gestão de clínica veterinária pode ser de grande ajuda, principalmente, para quem não pode contar com um profissional da área de gestão, ou mesmo no caso de ter um profissional dessa área, um programa com esse irá automatizar e agilizar os processos.

software para gestão de clínica veterinária da Nuvem Vet, por exemplo, foi desenvolvido para oferecer exatamente tudo aquilo que esse tipo de negócio precisa: controle de estoque, lembretes de retorno, registro de consultas, exames, receituário, vacinas, cadastro dos clientes, dos pets, gestão de finanças, relacionamento com clientes, dentre outras funções.

Por isso, não deixe que questões burocráticas ou de gestão sejam um obstáculo para sua clínica decolar. Invista em tecnologia, em um software para gestão de clínica veterinária com o melhor custo-benefício, invista na Nuvem Vet.

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *