O segredo para ter sucesso

Se você é veterinário, já deve saber que o mercado de pets está em alta, com os animais cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas, em alguns casos, sendo considerado até como um membro da família.

Assim, quem pensa em abrir uma clínica própria, o momento é esse, mas, claro, não basta escolher um bom ponto, montar uma clínica super bem equipada e…pronto.

Na verdade, é preciso seguir algumas dicas para ter sucesso nesse negócio, que só tende a crescer nos próximos anos. Confira quais são essas dicas aqui abaixo.

1. O que se espera de um médico veterinário?

Certamente, a primeira coisa que se espera de um médico veterinário, é que ele seja um bom médico, dedicado, atencioso, estudioso, apaixonado pela profissão e pelos animais.

Embora cada especialidade tenha suas funções específicas, um bom veterinário deve se guiar por três pilares:

Priorizar o bem-estar animal

Acima de qualquer outra coisa deve estar, sempre, o bem-estar do animal. Tudo pensado em tentar minimizar ao máximo o sofrimento do animal, garantindo que seja tratado da maneira correta e que sofra o memos possível.

Diagnósticos e tratamentos corretos

Não basta se preocupar com o animalzinho, é fundamental, também, garantir os conhecimentos técnicos necessários para poder identificar corretamente os sintomas, condições e tratamentos mais adequados.

Atendimento personalizado

Ao tratar com um animal, certamente, o profissional estará tendo um contato com seu dono. Por isso, é fundamental oferecer atendimento personalizado, compreensivo e de qualidade.

2. Invista em uma graduação de qualidade

Certamente, é imprescindível  que o profissional tenha um diploma válido, e vale até pendurá-lo no consultório.

Mas não apenas isso, é preciso investir em uma instituição de ensino de qualidade, além de palestras e cursos de especialização ou de reciclagem, pois a medicina está em constante movimento.

3. Aposte em estágios ao longo de todo o curso

Sem dúvida, nada substitui a experiência, a prática, e quanto mais cedo começar a viver a experiência de um médico veterinário, mais fácil será adquirir e manter novos conhecimentos.

Até mesmo na hora de abrir a própria clínica, quando o profissional já tem uma longa experiência, como estagiário mesmo, fica bem mais fácil encarar os desafios.

4. Acompanhe as tendências do mercado

Na Medicina Veterinária, como em qualquer ramo, estão sempre surgindo novidades, novas técnicas, equipamentos, tratamentos, remédios e etc.

Por isso, é preciso participar de eventos em geral, como conferências, palestras, cursos, enfim, se manter atualizado, em dia com o que há de novo no mercado.

5. Se especialize em uma determinada área

Nunca esse mercado esteve tão em alta, mas não falta demanda. Porém, a dica é procurar se destacar oferecendo algo de específico que não seja tão comum.

Por exemplo, é cada vez maior a procura por animais exóticos, porém, isso esbarra no fato de terem poucos profissionais, ou clínicas, especializadas nesse nicho.

Ou mesmo, ofereça um atendimento 24h, principalmente, se ninguém na sua região oferecer.

Assim, a dica é procurar um diferencial, se especializar, fazer a diferença, mas, certamente, respeitando sua vocação ou vontade.

6.Invista em uma boa equipe

De nada adianta equipar uma clínica, se a equipe não tiver afinada, com um bom atendimento aos clientes. Não se esqueça que se relacionar com as pessoas é tão importante quanto saber lidar com os animais.

Vale ter em mente que o primeiro atendimento pode determinar radicalmente a percepção de alguém sobre determinada coisa, podendo ou trazer novos clientes ou afastá-los, falando mal de sua clínica para outras pessoas.

Por isso, é fundamental investir em uma boa equipe, devidamente treinada para atender da melhor forma possível.

7.Tire proveito do Marketing

Saiba usar o Marketing a seu favor, tirando o máximo proveito das redes sociais e de suas funcionalidades. Só é lembrado quem é visto, portanto, tenha presença nas redes sociais, ao menos, nas principais, como Facebook e Instagram.

É preciso entender a importância de uma boa campanha de divulgação e alcance de marca, assim como o uso de ferramentas e das redes sociais, fazendo com que sua clínica ganhe um impulso, gerando resultados cada vez mais positivos.

8. Entenda o seu mercado

Antes mesmo de montar sua clínica, é fundamental fazer uma pesquisa para entender a possível concorrência local, as maiores demandas, o que já está saturado, enfim, ver se o que pretende oferecer se enquadra com as necessidades da região.

 

 

9.Não limite suas possibilidades

E vale considerar não se fechar apenas no que  é o seu forte, em qualquer setor, o diferencial sempre ganha ponto e poder perceber alguma carência e  tentar suprir pode fazer toda a diferença no resultado final.

Por isso, considere abrir ao máximo as possibilidades, mesmo fora de sua especialização, assim, em vez de estar focando apenas em um tipo de conhecimento, pode considerar se especializar em outras áreas, ou então, contar com outros profissionais, até mesmo, a nível de parceria ou sociedade.

Enfim, como em qualquer negócio, é preciso manter sempre a mente e os olhos abertos para atender às novas demandas e buscar conhecimentos e serviços diferenciados.

10. Invista em Gestão

Infelizmente, não é possível montar nenhum negócio deixando a gestão de lado, saber lidar com essa área pode ser decisivo para o sucesso, ou não, da sua clínica.

É preciso ter conhecimentos de gestão e administração para que tudo funcione corretamente.

Do estoque ao fluxo de caixa, pagamento dos funcionários, tudo passa pela gestão e interfere diretamente nos resultados.

Mas, a boa notícia é que já existem excelentes programas que fazem toda essa parte, de uma forma super simples e prática, são os famosos softwares de gestão para clínicas veterinárias.

Os Softwares de gestão para clínicas veterinárias podem ajudar em diversas áreas do seu negócio, automatizando processos e trazendo uma gestão de excelência. 

Na verdade, esse tipo de programa virou febre entre aqueles profissionais da saúde que possuem seu próprio negócio mais não se sentem muita à vontade com essa parte burocrática. 

E mais, esse tipo de software de gestão para clínicas veterinárias, possui um sistema na nuvem, ou seja, você acessar seus arquivos 24 horas por dia de onde estiver, e de qualquer dispositivo.

Se interessou? Então, nossa dica é testar o software de gestão para clínicas veterinárias Nuvem Vet, que oferece o melhor custo-benefício e um sistema de suporte para quem tiver qualquer tipo de dúvida.

Author: