Como sair na frente dos seus concorrentes?

Como sair na frente dos seus concorrentes?

Engana-se quem pensa que abrir um negócio é tarefa fácil. Independente de seu tamanho ou setor, qualquer negócio, principalmente, hoje em dia, exige um plano de estratégias, acredite sem elas o sucesso é impossível.

Em tempos de enorme concorrência, em todos os setores, principalmente, no setor de Pet Shop, que é um dos que mais crescem no país, certamente, ganha vantagem que procura se destacar, do contrário, não será nada fácil competir com quem oferece o mesmo serviço, ou produto, que você, sendo fundamental chamar atenção do seu negócio, e só assim, conseguir vencer a concorrência.

Como sair na frente dos seus concorrentes?
Como sair na frente dos seus concorrentes?

Veja também: Como ter uma Clínica Veterinária reconhecida?

Mas, calma, a boa notícia é que existem estratégias simples, mas que podem fazer toda a diferença se for seguidas corretamente. O problema é que, justamente, por serem muito simples, costumam ser subestimadas, mas, também, mostraremos deias interessantes e inovadoras para superar a concorrência! Vamos a elas? Papel e caneta nas mãos anotem aí!

Identificar e analisar a concorrência

Por acaso, antes até de abri seu negócio você parou para identificar seus concorrentes? Então, acredite, esse erro é bem comum, ou mesmo só considerar concorrentes do mesmo segmento, mas só as de grande porte. Na verdade, é preciso avaliar a que se encontra no mesmo nível da sua empresa. Bem, para facilitar, vale diferenciar os dois tipos de concorrência que existem:

  • Concorrência direta – quando um negócio é semelhante ao seu, ou seja, oferece os mesmos serviços ou produtos que você;
  • Concorrência indireta – quando não necessariamente oferece os mesmos serviços ou produtos, mas acaba interferindo no seu negócio.

Então, após identificar o perfil da sua concorrência chegou a hora de analisá-la, levando em conta todos os pontos em comum entre vocês, a partir daí tentar aprimorar ao máximo o seu negócio.

Certamente, enfrentar a concorrência não é tarefa das mais fáceis, sendo para muitas empresas o grande bicho-papão.

Portanto, se deseja se destacar no mercado, é importante realizar esta análise, somente assim poderá inovar em suas ações e surpreender os donos de pets com ideias diferentes.

Fortalecer o negócio

Veterinária tratando do cachorro

Feita a identificação dos pontos fortes e fracos, então, com certeza, ficará bem mais fácil fortalecer ainda mais os pontos fortes, podendo fazer dos mesmos o seu diferencial e, por outro lado, tomar muito cuidado com os pontos fracos.

Para ter uma ideia, destacamos abaixo alguns desses pontos fracos que podem colocar em risco o sucesso de seu negócio, tais como:

Visual e organização

Com certeza, todo mundo gosta de encontrar um ambiente limpo e animal para uma consulta, portanto, é preciso não se descuidar dessa parte. É muito importante que o ambiente passe a noção de higiene e organização. Por isso, vale a pena apostar em uma decoração aconchegante, uma boa pintura e decoração convidativa.

Localização

Sem dúvida, um dos principais fatores a considerar, antes mesmo de abrir seu negócio, é a localização. Dê preferência para locais de fácil acesso, em uma boa localização, que permita também estacionar carros próximos ao local.

Divulgação

Atualmente um negócio que não está na internet, podemos dizer que ele não existe. É fundamental investir na internet, sejam com sites, redes sociais, blogs, enfim, apostar em mídias sociais e em comunicação imediata através das redes.

Acredite, quando o objetivo é atrair clientes, a internet pode ser a melhor amiga de um pet shop, porém, claro, é preciso saber usá-la para garantir os melhores resultados e conseguir estar sempre à frente da concorrência.

Veja também: Como aumentar o lucro do meu pet shop e clínica veterinária

Para isso, anote algumas dicas:

  • Invista em anúncios em blogs,
  • Aposte em postagens informativas, relevantes nas redes sociais, como Facebook,  Instagram, Snapchat…
  • Crie promoções que possam interagir com os clientes nas redes sociais, com publicações de fotos dos pets e seus donos, entre outras possibilidades.

Preços

Procure pesquisar os valores dos concorrentes e manter os preços do seu negócio bem próximo, ou abaixo da média deles. Certamente, não perdendo o lucro com serviços ou produtos, mas oferecendo um valor mais acessível aos clientes, do que os concorrentes.

Veja também: Pagamentos pendentes como evitar perder dinheiro em sua clínica veterinária?

Fornecedores

Jamais subestime a escolha dos fornecedores, acredite, esse é um fator fundamental para o sucesso do seu pet shop. Jamais defina sua escolha pelo melhor preço. É preciso priorizar, sempre, a qualidade, por isso, tenha sempre certeza da qualidade de seus produtos, de que não estarão colocando em risco a vida de nenhum animal. Uma dica é procurar um veterinário que saberá indicar produtos de qualidade.

Atendimento

Veterinária cuidando do gato

E não existe pet shop de sucesso sem um bom atendimento. Na verdade, um bom atendimento é o maior diferencial, o que pode derrubar a concorrência do seu negócio. Assim, caso perceba que está pecando no atendimento,  reveja seu quadro de funcionários, aposte em um atendimento de qualidade. E, como parte ainda do bom atendimento, ofereça facilidades, como buscar o pet em casa, diferentes formas de pagamento, enfim, fatores que fidelizem os clientes.

É preciso ter em mente que, cada vez mais, os animais de estimação estão se tornando um novo membro de nossa família, sendo tratado como tal, por isso, oferecer o melhor tratamento é fundamental.

Crie eventos e ofereça amostras grátis

Que tal divulgar seu negócio, ou produto, com um evento? Sim, feiras de adoção palestram sobre comportamento, enfim, ótimas ocasiões para ser visto e conhecido.

Assim, caso seu pet shop esteja investindo em uma nova linha de produtos para cães ou gatos, a dica é distribuir amostras grátis com o objetivo de incentivar a compra posteriormente, aproveitando até o evento para explicar o produto e distribuir as amostras.

É fundamental, no entanto, aproveitar a oportunidade para interagir com os clientes e mostrar seus serviços, ou outros produtos. Claro, depois é só divulgar o evento nas redes, sucesso certo!

Invista em um SISTEMA PARA PET SHOP

Certamente, a organização é fundamental para o sucesso de qualquer negócio e com um Pet Shop não é diferente.

A boa notícia é que já podemos contar hoje em dia com muitas opções de sistema para pet shop online, o qual cuida de toda a organização burocrática da empresa, como o Nuvem Vet, por exemplo.

Veja também: Quais os benefícios de um software para sua Clínica Veterinária e Pet shop?

Então, Nuvem Vet é um software para pet shop online na nuvem, que permite agilizar e informatizar seu pet shop com: agenda, registro de serviços executados, controle de estoque, pacotes de banho e tosa gestão financeira…

Assim, se o que deseja é se destacar da concorrência, dê um passo à frente e invista em um bom sistema para pet shop online como Nuvem Vet.

Author: