Prenda seus clientes à você e sua clínica

Nesse mundo cada vez mais competitivo, abrir um novo negócio requer muita pesquisa e foco, e com uma clínica veterinária isso não é diferente, sendo preciso, principalmente, saber fidelizar os clientes, o que não é nada simples.

Não basta apenas amar o que faz, ser um bom profissional, contar com um bom ponto. Outros fatores precisam ser levados em conta na hora de fidelizar os clientes.

Confira abaixo algumas dicas para fidelizá-los, prede-los à você e sua clínica:

1. Identifique seus clientes

Esse é um dos principais fatores para qualquer negócio funcionar e prosperar, saber identificar o perfil dos seus clientes, pois os conhecendo bem, fica bem mais fácil estabelecer uma relação de confiança e investir em uma comunicação mais personalizada.

2. Tenha empatia

É fundamental ter muita empatia e atenção com seus clientes, para que eles queiram retornar à sua clínica. Por isso, seja sempre simpático, invista em funcionários atenciosos. Se interesse pela história deles, de como compraram ou adotaram o animal, porque escolheram aquela raça e procure desenvolver uma linha de conversa de acordo com o perfil do seu cliente.

3. Treine e capacite sua equipe

De nada adianta o veterinário ser um ótimo profissional se o pessoal da recepção não souber atender o cliente da forma correta. Por isso, invista em treinamentos e na capacitação da sua equipe.

A qualidade no atendimento é fundamental para estreitar o relacionamento com os clientes e, se for bem explorada, irá gerar mais receita para a sua clínica.

4. Crie um programa de fidelidade

Nos últimos anos, houve um grande crescimento no setor pet. Por isso, se você quer que o seu cliente retorne sempre à sua clínica, é preciso investir em programas de fidelidade, assim, as chances dele continuar comparecendo à sua clínica, mesmo que mude de endereço, são enormes.

Muitas são as dicas de programas de fidelização, algumas são:

  • cartão de fidelidade: a cada 5 consultas anuais, ganha-se um banho e tosa;
  • a cada R$ 200,00, ganha-se uma higienização bucal;
  • a cada R$ 100,00 gastos na loja, ganha-se uma consulta;
  • promoções com brindes na loja física e nas redes sociais;
  • se comprar todo o mês a ração na loja, ganha-se uma casinha (ou outro brinde interessante);
  • no mês do aniversário do seu pet, ganha-se 50% de desconto no serviço de banho.

5. Mantenha contato com seus clientes

Acredite, para ter sucesso em seu negócio, os clientes não podem procurá-lo somente quando seu pet estiver doente, precisam querer saber das novidades da sua clínica, fazer um check-up no animal e adquirir os produtos da sua loja. Como saber quais são os produtos mais vendidos no pet shop? veja em nosso blog.

Assim, para lembrarem de você, a sua marca precisa estar presente em suas vidas, como, por exemplo, atraves de relacionamentos virtuais: como em um blog, com dicas e novidades; redes sociais, também ótimas aliadas para manter e solidificar os relacionamentos, mas sendo preciso estar constantemente postando novos conteúdos, e de relevância. E aqui também te ensinamos o marketing simples.

6. Promova eventos

Sem dúvida, promover evento é uma ótima forma de trazer os seus clientes para à sua clínica. Uma dica é investir em datas comemorativas, como o Dia dos Animais, para promover encontros e palestras com o seu público.

Nesse sentido, estimular a adoção, promover a responsabilidade social e ambiental também são ótimas dicas para mostrar que a sua clínica se importa com essas questões. Outra dica é investir em uma feira de adoção, em pequenas ações, dessa forma, criando excelentes estratégias de fidelização de clientes para a sua clínica. Basta usar a criatividade, e conquistará clientes fiéis para a sua clínica.

7. Adotar um software

Um bom software permite uma gestão segura e eficaz, podendo ter um controle de sua clínica, de uma forma geral, na nuvem. Ou seja, de onde estiver, poderá acessar todos os setores e dados registrados, garantindo um atendimento eficaz de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Poderá ter sempre em mãos o registro de todas consultas, exames, pesagens e etc..

Hoje existem muitos softwares que fazem todo o serviço de gestão, e um bom exemplo é nuvemvet, sem dúvida, o que oferece o melhor custo benefício e um ótimo suporte.

Author: