Vale a pena abrir um Pet Shop na minha Clínica Veterinária?

Se por um lado o médico veterinário é aquela pessoa que se formou e se preparou anos para tratar a saúde dos animais com tratamentos adequados, por outro lado, quem decide empreender, ou seja, abrir sua própria clínica veterinária, deve ficar atento às demandas do mercado e, claro, suas oportunidades.

É preciso entender que o comportamento das pessoas mudou, hoje a praticidade fala mais alto e, nesse sentido, sai na frente e se destaca o estabelecimento que oferecer mais possibilidades em um mesmo lugar.

Por isso, a resposta é SIM, vale a pena abrir um pet shop em sua clínica veterinária. E se não quiser até apostar em um pet shop completo, vale considerar ao menos, uma farmácia, ou loja de rações, ou serviços, como banho e tosa, enfim, diversificar o máximo possível.

Há quem, inclusive, opte por terceirizar um pet shop dentro do estabelecimento, dessa forma, pelo menos, não estará correndo o risco de perder clientela por não oferecer a praticidade tão valorizada nos dias atuais.

O mercado Pet no Brasil

Primeiramente, vale saber que o Brasil ocupa nada menos que a 3ª colocação no ranking internacional dos maiores mercados para produtos pet, só perdendo para os Estados Unidos e a China. E mais, segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil também ocupa o 3º lugar no ranking mundial como o país com maior população total de animais de estimação.

Se convenceu? Pois é, esse mercado parece não sentir a crise econômica, nem mesmo a pandemia, por conta da Covid 19 pareceu intimidar o setor, já que durante a quarentena, foi registrado um aumento da adoção dos mais variados tipos de animais, claro, além dos já tradicionais cães e gatos.

Na verdade, esse setor foi considerado comércio essencial, o que possibilitou que os pet shops se mantivessem abertos e em pleno funcionamento.

Pelo fato das pessoas passarem a trabalhar de casa e, dessa forma, permanecerem mais tempo na residência, isso levou a um número ainda maior de animais adotados durante a pandemia.

Isso sem falar que o convívio maior com os pets, naturalmente, fez com que as pessoas passassem a desenvolver um relacionamento mais humanizado com seus animais, com muitos sendo tratados como filhos ou membros da família.

Ou seja, a maior preocupação com a saúde de seus animaizinhos, acabou ajudando a impulsionar o setor.

Em relação aos produtos do mercado pet, os que mais tiveram procura foram os brinquedos, acessórios e itens relacionados à saúde, com um destaque para comidas e rações naturais.

Por que abrir um Pet Shop

Portanto, se possui uma clínica veterinária e ainda tem dúvidas se vale a pena abrir um pet shop em seu estabelecimento, saiba que o mercado é bem encorajador, existindo ainda a possibilidade de terceirizar essa parte em sua própria clínica.

No mais, certamente, investir em um novo segmento traz sempre inseguranças ao gestor, porém, com um bom planejamento, a venda de itens relevantes para pets e tutores, ou mesmo, de alguns serviços, se torna uma forma de conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

E lembre-se que a confiança que os tutores têm nos veterinários de seus animais de estimação acaba sendo um diferencial muito interessante para o sucesso dessa iniciativa.

Entendeu porque apostar em um pet shop pode ser muito favorável à sua clínica? Confira abaixo algumas das principais vantagens em oferecer produtos e serviços de pet shop em sua clínica.

Vai aumentar a receita

Quem não quer aumentar a receita? E, sem dúvida, oferecer produtos e diversificar os serviços da clínica vai contribuir para isso, com o cliente solucionando os seus problemas em um só lugar. Mais praticidade para ele e mais lucro para você. Todos saem satisfeitos.

Porém, para isso, claro, precisa conhecer o perfil de seus clientes, justamente, para oferecer aquilo que eles consomem e precisam.

Por isso, quer começar devagar? Então, uma boa forma de ir aos poucos é, primeiramente, investindo na oferta de serviços, como banho e tosa, ou venda de alimentação.

Aumentar as visitas à clínica

Com mais ofertas de serviços em sua clínica veterinária, mais visitas irá receber, seja procurando por consulta, serviços, produtos ou mesmo a praticidade de encontrar tudo em um mesmo lugar.

Ou seja, em vez dos clientes, ou donos de animais, irem à sua clínica apenas para as consultas veterinárias, eles também irão atrás de serviços, produtos e no que mais puder oferecer.

Isso é matemática, um produto puxa o outro, ou seja, a procura por um determinado produto, ou serviço, pode levar a um outro e, dessa forma, captar novos clientes para a clínica.

Dessa forma, mesmo que seu cliente não precise de seus serviços como veterinário, provavelmente, precisará comprar ração, ou tosar, dar banho em seu animalzinho, aumentando o leque de possibilidades e, claro, chances de faturamento.

Reforçar a confiança dos clientes

A confiança é a base de qualquer relação, e entre tutor e veterinário isso não é diferente. Quando um tutor ama seu animalzinho, ele quer garantir o melhor atendimento, e ter por traz de qualquer serviço o aval de seu médico, com certeza, isso aumenta as chances dele optar pelos seus produtos ou serviços oferecidos.

Dessa forma, as chances de fidelizar os clientes aumenta de uma forma muito mais significativa, o que é um sonho para qualquer empreendedor.

Ampliar a rede de parceiros

O bem-estar dos animais depende de uma série de fatores, desde alimentação, cuidados, enfim, poder oferecer produtos relevantes para a saúde e o bem-estar dos animais, no seu estabelecimento é uma forma de ampliar a sua rede de parceiros, fortalecendo seu nome como profissional do setor.

Como a tecnologia pode ajudar

E se a insegurança ainda está falando alto, saiba que hoje implantar um pet shop em uma clínica ficou ainda mais fácil, e isso por causa da tecnologia, mais precisamente, de programas de gestão.

Pois é, um programa para clínica e pet shop ajuda a fazer não só o controle de estoque, como a planejar a agenda de atendimento, calcular a comissão dos colaboradores, organizar as contas a pagar e a receber, enfim, automatizar e simplificar todos os processos de seu estabelecimento.

Ao contratar um sistema para clínica veterinária e pet shop, dentre outras coisas, vai ajudar a economizar tempo, aumentar o lucro, ter o total controle de todos os setores de seu negócio, do estoque ao financeiro, com direito à relatórios que permitem elaborar estratégias, possibilitando decisões mais assertivas e resultados muito mais positivos para a sua clínica.

E é isso, como pode ver, oferecer produtos e serviços de pet shop em sua clínica veterinária pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio.

Os tempos mudaram, o comportamento do consumidor também mudou, hoje ele quer praticidade e qualidade em um mesmo produto ou serviço, e é preciso enxergar o mercado e suas mudanças como uma forma de crescer junto, se reinventando e diversificando os nichos de atuação, garantindo o sucesso de sua clínica.

Author: