5 passos para implementar um programa de fidelidade em seu pet shop

Como andam as vendas em seu Pet Shop? Você tem usado estratégias de marketing? Já experimentou implementar um programa de fidelidade? Confira neste artigo porque lançar mão dessa estratégia de marketing e quais os passos necessários para implementá-la.

Existem muitas estratégias de marketing focadas em melhorar as vendas e fidelizar clientes, aliás, a fidelização é um dos principais objetivos de qualquer empresa, e cada vez mais urgente nesse mercado tão competitivo como o pet.

Nesse sentido, um programa de fidelidade pode ser uma ótima opção para quem quer destacar seu negócio da concorrência, pois além de ser uma ótima estratégia para fidelizar clientes, ainda é uma solução de baixo custo para o pet shop.

Quer saber como implementar um programa de fidelidade? Continue lendo!

O que é Programa de Fidelidade

 

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que um programa de fidelidade é uma estratégia de marketing que visa incentivar os clientes a continuar comprando ou utilizando os serviços da empresa, de uma forma constante ou regular, em troca de recompensas ou benefícios.

Geralmente, os programas de fidelidade envolvem o acúmulo de pontos, milhas, descontos, brindes ou outros tipos de recompensas, conforme o cliente realiza compras ou utiliza os serviços da empresa.

Ou seja, um programa de fidelidade é projetado para aumentar a fidelidade do cliente, incentivando-o a repetir suas compras e, por vezes, a gastar mais com a empresa participante, em vez de buscar alternativas.

Porque implementar um Programa de Fidelidade

 

O que não faltam são motivos para um pet shop implementar um programa de fidelidade, primeiramente, por ser considerado uma ótima estratégia de fidelização.

Mas, atenção, para que essa estratégia possa dar resultados positivos, é fundamental que o programa seja comunicado de forma clara e eficaz aos clientes, para que eles entendam como funciona e quais são os benefícios de participar.

Além disso, é importante considerar alguns aspectos, como os custos para a adoção do programa, a viabilidade de oferecer recompensas que realmente agreguem valor aos clientes, e a capacidade de acompanhar e gerenciar o programa de forma eficaz.

No mais, dentre os muitos motivos para apostar nessa estratégia de marketing, podemos destacar os seguintes:

  1. Fidelização de Clientes

Um programa de fidelidade pode ajudar a reter clientes existentes, incentivando-os a continuar comprando no seu pet shop em vez de ir para a concorrência.

  1. Aumento das Vendas

Ao oferecer recompensas ou benefícios aos clientes que compram regularmente, você pode incentivar compras adicionais e aumentar o valor médio das transações.

  1. Diferenciação da Concorrência

Um programa de fidelidade bem executado pode ajudar a destacar o seu pet shop da concorrência, oferecendo um valor adicional aos clientes que escolhem fazer negócios com você.

  1. Construção de Relacionamento

Oferecer recompensas aos clientes pode ajudar a construir um relacionamento mais forte e duradouro com eles, criando uma conexão emocional com a sua marca.

  1. Coleta de Dados

Programas de fidelidade podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento de compra dos clientes, permitindo que você personalize ofertas e campanhas de marketing para atender às necessidades específicas deles.

5 passos para implementar o Programa de Fidelidade

 

1. Escolha os produtos ou serviços

Certamente, antes de apostar nessa estratégia, é fundamental planejá-la muito bem, e, principalmente, definir os produtos e/ou serviços que farão parte do programa, se certificando de que sua implementação não trará prejuízos à sua loja.

Confira alguns exemplos:

1) A cada banho e tosa ganhe 3 pontos;
2) A cada R$ 100,00 reais em compras ganhe 10 pontos;
3) Compras de determinados produtos (ração, sachê e higiene pet) valerão 15 pontos.

Certamente, esses são apenas alguns dos exemplos que você pode usar, na verdade, as ofertas deverão se basear nas necessidades e comportamentos de seu público, sendo possível inserir muitos outros serviços, como limpeza de tártaro, hidratação, adestramento, dog walker, etc.

2. Defina as regras de forma clara

 
É fundamental não apenas definir as regras do Programa de Fidelidade, mas também, e principalmente, deixá-las bem claras para os clientes. Distribua cartazes pela loja, com as regras, envie-as por email ou whatsapp, até mesmo, nas redes sociais, deixe-as bem claras para os clientes.

Na hora de definir as regras, procure estabelecer e deixar bem claro o seguinte:

– Quando se inicia e quando se encerra a campanha;
– Quais produtos e/ou serviços não fazem parte do programa;
– Como serão computados as pontuações;
– Qual o prazo para a troca de pontuações;
– Em caso de ausência do prêmio, como o pet shop irá fazer.

Certamente, estes são apenas alguns detalhes, é fundamental considerar qualquer item que possa trazer alguma dúvida, evitando futuros aborrecimentos e, até mesmo, que o programa acabe causando o efeito oposto ao desejado, ou seja, afastando clientes.

3. Estipule os prêmios dos clientes

 

O terceiro passo diz respeito à escolha dos prêmios dos clientes que participarem do programa de fidelidade.

Nessa hora, a dica é estudar seu público, entender o gosto de seus clientes e o que precisam, para poder oferecer produtos e/ou serviços que sejam atrativos e que os motivem a querer participar do programa.

Algumas dicas de prêmios são:

– Uma vacina grátis;
– Descontos em serviços;
– Um serviço grátis (após atingir um determinado número);
– Descontos em produtos;
– Uma cesta recheada de produtos;
– Brinquedos para o pet;
– Acessórios para o pet.

Enfim, as possibilidades de prêmios são muitas e, nessa hora, uma dica importante é considerar aqueles itens encalhados no estoque, mas que sabe que é por falta de divulgação, ou mesmo, incluir itens próximos da data de validade, o importante é conhecer o seu público consumidor e oferecer aquilo que possa ser atrativo.

4. Planeje a divulgação

 
Como já era de se esperar, um dos passos fundamentais para qualquer campanha de sucesso é a divulgação, e no caso de um Programa de Fidelidade, isso não seria diferente.

Nesse sentido, para que seu programa de fidelidade tenha sucesso, seus clientes precisam saber que ele existe, conhecer bem as regras e se sentirem motivados à participar.

Por isso, capriche na divulgação, tanto na própria loja, como também, e principalmente, em suas redes sociais, assim conseguirá atrair novos públicos ao seu pet shop.

E, claro, é fundamental treinar muito bem os funcionários, para que perguntem aos clientes no caixa, se eles sabem da campanha e se querem participar e concorrer aos prêmios.

5. Aposte em um software de gestão

 

E o último passo, mas nem por isso o menos importante é, ao implementar o Programa de Fidelidade, não deixar de contar com a ajuda da tecnologia, ou melhor, de um bom software de gestão.

Dentre uma série de funcionalidades, um programa de gestão permite que você tenha um controle mais eficiente de todas as informações sobre os clientes, e tudo à palma da mão, reunidos em um mesmo local, tornando bem mais fácil implementar essa e outras estratégias de marketing, já que estarão baseadas em dados reais e atualizados.

Além disso, um sistema para pet shop  vai automatizar lembretes, enviar notificações aos clientes, ou seja, reduzir a probabilidade de esquecimento ou faltas, sem um aviso prévio.

Então, como foi dito, um software para pet shop mantém os registros e dados dos clientes, precisos e atualizados, e tudo em um único painel, facilitando muito na hora de criar estratégias mais assertivas.

No mais, é muito importante ter em mente que, em tempos tão competitivos, mais do que nunca, um bom trabalho de marketing e a escolha das estratégias, como um Programa de Fidelidade, por exemplo, podem ser decisivos para o sucesso de sua loja, e é nessa hora, também, que contar com um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, pode fazer toda a diferença.

Author: