7 técnicas de vendas que vão ajudar a destacar seu Pet Shop

Há quem venda bem sem aplicar técnica? A resposta é SIM. Principalmente, no caso de produtos que se vendem sozinhos. Mas, a verdade é que estamos em tempos de alta competitividade e, nesse sentido, quem não lançar mãos de técnicas e estratégias pode acabar não sobrevivendo.

Mas, afinal, o que são técnicas de vendas? Técnicas de vendas nada mais são que métodos desenvolvidos e testados, ou seja, aplicados pelos vendedores, adaptando para a realidade de seu negócio e necessidades dos clientes.

Através dessas técnicas é possível experimentar estratégias, testar abordagens e construir seu próprio método de trabalho, voltado para a realidade de seu negócio .

Sem dúvida, aplicar técnicas de vendas no seu pet shop vai passar mais profissionalismo para toda a equipe.

É preciso entender que o consumidor mudou, assim como, a forma de consumo, hoje ele busca muito mais do que bons produtos. Nesse sentido, ele busca dicas de cuidados, novidades da área, produtos de qualidade, resistentes, bonitos e, é claro, por um valor mais atraente.

Mas o que adianta ter produtos de qualidade, novidades e não contar com uma equipe devidamente preparada? Assim, se o que quer é conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui, a dica é investir em técnicas de vendas. Quer conhecer algumas? Continue lendo!

O que são as técnicas de vendas?

Então, como já foi dito, técnicas de vendas são mecanismos ou estratégias para saber usar as necessidades dos clientes a favor do negócio. Através de técnicas, é possível oferecer um atendimento customizado, adaptado para o seu público.

A partir do momento que a sua loja construir sua própria metodologia, consequentemente, ficará mais fácil realizar boas vendas.

Como essas técnicas podem ajudar a vender?

É preciso entender que o mercado pet vem crescendo muito nos últimos anos, tanto que nem a pandemia interferiu nessa tendência. Mas, por outro lado, existe uma alta competitividade nesse setor, a qual também tem crescido muito.

Assim sendo, essas técnicas de vendas podem ser a oportunidade para estreitar os laços com seus clientes e, ao mesmo tempo, alavancar o faturamento da loja.

E mais, essas técnicas, também, costumam apresentar resultados rápidos e visíveis.

7 técnicas de vendas para implantar em seu pet shop

Sabia que ao usar técnicas de vendas estará possibilitando usar o lado emocional dos clientes e suas necessidades à favor dos negócios. Então, fica muito mais fácil explorar melhor as necessidades de consumo dos tutores. Quer aprender como aplicar essas ferramentas no seu Pet shop? Então, confira essas 7 técnicas de vendas:

  1. Aposte no cross selling

A técnica do cross selling é aquela na qual o vendedor leva o cliente a comprar outros produtos, complementares ao item que ele já iria levar. Por exemplo: se o cliente chega para comprar uma coleira de cachorro, o vendedor aproveita para oferecer uma guia longa.

A abordagem, nesse caso, poderia ser do tipo: “Ótima compra, e essa coleira está com um bom preço, as pessoas gostam muito, por isso, tem uma ótima saída. E o que acha de aproveitar para levar uma guia longa também? Assim, seu cão pode correr sozinho enquanto você descansa no banco da pracinha do bairro, o que acha?”.

  1. Utilize a técnica up selling

Nesse tipo de abordagem, o vendedor desenvolve habilidades para perceber quando pode apresentar um produto mais caro daquele que o cliente chega para comprar. Por exemplo, quando o cliente chega para comprar um pote de água é uma tigelinha de ração.

O vendedor, nesse caso, oferece um produto com maior praticidade e maior valor agregado, como um comedouro “dois em um”, com recipientes para a água e a comida acoplados em um mesmo suporte.

Essa técnica é chamada de up selling e é ótima para ampliar o valor médio das vendas e o faturamento.

  1. Incentive as vendas recorrentes

Outra técnica, ou estratégia bem interessante é estimular as vendas regulares, isto é, que acontecem várias vezes. Para isso, a dica é apostar na venda de pacotes, banho e tosa, por exemplo, com preços promocionais, em vez de serviços avulsos, fazer com que seja mais vantajoso, claro, para o consumidor.

Dessa forma, estará fazendo com que haja receita constantemente, contribuindo para o fluxo de caixa, sem falar que é uma ótima estratégia para impulsionar as vendas.

  1. Argumente contra as objeções

É preciso estar preparado para argumentos, da parte do consumidor, do tipo: “é muito caro”, “agora acho que não preciso” ou quando demonstra dúvida sobre levar, ou não, determinado item. Nessa hora, o vendedor deve estar pronto para a contra-argumentação, sempre com muito cuidado, procurando rebater sutilmente, mas de  modo empático, sorridente e sem excessos na insistência.

  1. Utilize o clima de urgência nas redes sociais

Ninguém gosta de perder uma boa oportunidade, por isso, uma técnica que costuma, muito, dar certo, é a de passar um clima de urgência, do tipo agora ou nunca mais. Desse modo, você pode realizar campanhas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, com promoções-relâmpago.

Um bom exemplo seria conceder 10% de desconto em um determinado modelo de comedouro para cachorro para os primeiros dez clientes que compartilharem ou curtirem o produto. Acredite, isso tem um efeito incrível, além de oferecer mais visibilidade na internet, melhora a relação com o público e, realmente, tem impacto positivo nas vendas.

  1. Exponha estrategicamente as mercadorias

Acredite, nada é por acaso na hora de expor os produtos, por isso, o trabalho de visual merchandising vem sendo cada vez mais valorizado. É preciso saber organizar os itens nas prateleiras e expositores. Nesse sentido, os produtos corriqueiros, como ração, shampoo e remédio, devem estar fáceis de ser encontrados.

Procure demonstrar organização e praticidade ao cliente que, certamente, não quer perder tempo procurando produtos. Uma dica é colocar letreiros suspensos no teto, iguais àqueles que vemos em supermercados, para guiar o cliente.

Sem dúvida, isso mostrará ao cliente que se importa com ele, e não custa nada sinalizar setores como “Ração”, “Brinquedos”, “Acessórios” etc.

E, se ainda não sabe, aquelas prateleiras na altura dos olhos dos clientes funcionam como o horário nobre da televisão, o que significa que ali devem ficar os produtos que pretende que chamem mais a atenção. Por isso, pense muito bem na hora de definir a localização dos produtos, principalmente os que irão para o horário nobre!

  1. Conte com bons fornecedores

E, por fim, mas nem por isso menos importante, vem o fato de contar com produtos de boa qualidade no seu pet shop, principalmente, em tempos de consumidores tão exigentes, por isso, precisam ser resistentes,  seguros,  anatômicos  e funcionais.  Desse modo, de nada adianta caprichar no atendimento e em técnicas de vendas  se não puder contar com fornecedores confiáveis, tanto em qualidade dos itens como em cumprimento de prazos.

Em tempos de alta concorrência, como o que vivemos, e consumidores atentos e exigentes, não adianta apenas oferecer um bom serviço, é preciso se empenhar ao máximo e, nesse sentido, contar com técnicas de vendas pode fazer toda a diferença.

Como um programa para pet shop pode ajudar

Cada vez mais, tem se mostrado fundamental apostar em soluções tecnológicas para ajudar a gerenciar um pet shop.

Através de um bom software para pet shop, por exemplo, além de poder ter o controle total das questões gerenciais, desde a compra de produtos, venda aos clientes, contas a pagar e receber, gestão de estoques, entre outras funcionalidades, é possível, também, usar os dados para criar melhores estratégias de vendas.

Enfim, um bom programa para pet shop oferece todas as informações que você precisa em um só lugar, de uma forma organizada e fácil de encontrar, possibilitando o controle total de todos os processos do pet shop, facilitando a implantação de ações mais assertivas e eficientes.

Author: