Como e porque descobrir o perfil dos clientes de seu Pet Shop

Não é de hoje que a satisfação do cliente precisa vir em primeiro lugar, nesse sentido, claro, para garanti-la é precisa saber quem são esse clientes, qual o seu perfil, o que gostam, o que precisam?

Quem subestima essa parte em um plano de negócios está caindo em um grande erro, já que para compor um estoque de qualidade e até investir em estratégias eficientes de marketing, tudo isso passa pelo perfil de seus clientes.

Para uma gestão de qualidade é fundamental saber o que vender e quais serviços oferecer para alcançar o diferencial do seu negócio e, claro, assim agradar os consumidores e conseguir retê-los ou fidelizá-los.

Ou seja, definir seu público alvo é extremamente importante, por isso, queremos lhe ajudar a descobrir quem são seus clientes, o que compram e o que gostariam de ver na sua loja e, assim, com certeza, vai conseguir alavancar o seu faturamento.

O que é perfil do consumidor?

 

Perfil do consumidor nada mais é que um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico, que vão caracterizar nosso público-alvo.

Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na hora de montarmos o perfil do cliente que o pet shop quer atingir.

Para chegar a esse perfil do consumidor, no entanto, é preciso muito trabalho de pesquisa e observação.

A pesquisa desse público vai servir, basicamente, para traçar um perfil de quem é o seu consumidor, suas características semelhantes, suas preferências, costumes… na verdade, descobrir esse público é definir um perfil exato de pessoas que tem potencial para se tornarem seu público-alvo, ou seja, conseguir chegar e conquistar esses clientes.

Geralmente, um público-alvo é definido através de pesquisas e estudos, onde são obtidas informações como idade, gênero, classe social, localização e preferências, enfim, as características do perfil.

Obter as informações comportamentais sobre seus clientes, por exemplo, vai indicar como eles vivem, o que gostam de fazer, o que compram, quanto gastam, etc.

Vale lembrar que muitas dessas informações podem ser obtidas até nas redes sociais dos próprios clientes além de, claro, pesquisas realizadas na sua loja.

E quanto mais completas forem essas informações, mais chances terá de conquistá-lo verdadeiramente e fidelizá-lo.

É fundamental ter acesso a todos esse dados, já que eles que vão fornecer ideias de quais produtos você pode vender (além dos que você já disponibiliza), qual preço colocar, que promoções fazer e onde veiculá-las, ou seja, sabendo qual o perfil de seu cliente, certamente, poderá melhorar as estratégias de marketing da sua empresa,

Como aproveitar ao máximo a pesquisa de público-alvo

 

  1. Pesquisa de mercado

Não se limite apenas a descobrir quem são seus clientes, procure informações sobre os consumidores em geral do mercado pet. Acredite, isso poderá lhe dar outras ideias, porém, procure focar apenas naquilo que seria viável implantar na sua empresa.

  1. Informações podem estar a seu alcance

Nem sempre é preciso apostar em uma mega estrutura de pesquisa, acredite, muitas vezes, as informações podem estar mais acessíveis do que imagina. Por exemplo, podem estar no próprio cadastro de cliente, claro, se ele estiver atualizado e sendo alimentado diariamente, sem dúvida, pode ser a primeira e mais eficaz fonte para estudar seu público.

  1. Saiba aproveitar as informações

Com as informações em mãos, poderá descobrir qual produto é o mais consumido pela maioria dos clientes e, nesse caso, por que não investir em ofertas e promoções? Tire proveito das informações e monte kits que sabe que vão atender a seus desejos e necessidades. Enfim, ofereça promoções que vão beneficiar tanto os clientes como o seu pet shop.

  1. Cuidado com o seu gosto pessoal

Acredite, você não é o único a achar que porque gosta ou prefere um determinado produto, todos vão aprovar também. Monte seu estoque, com o tempo, baseado nas preferências de seus clientes, naquilo que tem mais saída, e não em seu gosto pessoal. Ou mesmo, aposte em ações baseadas nas opiniões dos clientes e não na sua.

Tenha todas as informações sempre em mãos, para que você possa consultá-las sempre que houver necessidade. Uma dica, por exemplo, é apostar em um sistema para pet shop ( já existem muitas opções no mercado), o qual informatiza todos os setores, facilitando o acesso a todo tipo de informação, a qualquer hora e de qualquer lugar.

  1. Elabore estratégias mais assertivas

Com todos os dados dos clientes em mãos, desde estilo de vida até a rede social onde estão presentes, por exemplo, é possível investir em postagens mais direcionadas e específicas, informando-os sobre novidades, promoções, e isso por meio de uma linguagem mais adequada para chegar até eles de uma forma mais eficaz.

  1. Refaça a pesquisa quantas vezes achar necessário

Acha que não está mais conseguindo chegar até seus clientes? Então, talvez seja hora de refazer ou melhorar sua pesquisa. Até mesmo, é preciso considerar que seus clientes podem mudar seus gostos, aumentar de quantidade, ou mudar o padrão de vida com o passar do tempo. Por isso, para ter o perfil de público-alvo sempre atualizado, se preciso for, refaça a pesquisa, sempre que perceber mudanças.

Use a internet a seu favor, lance mão de um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, que oferece o melhor custo-benefício,  que vai garantir informações mais precisas e sempre ao alcance das mãos.

É importante que ela seja refeita antes de montar suas estratégias de venda, para não correr o risco de apostar em estratégias ultrapassadas que até influenciem negativamente nos seus resultados.

É preciso entender que, realmente, agradando seus clientes, as chances de conseguir fidelizá-los, apesar da concorrência, são bem maiores.

Por que é importante conhecer o perfil do consumidor?

 

Como vai falar com o consumidor? Que linguagem irá usar? O que vai oferecer? Em qual rede social irá apostar? Enfim, todas essas questões são resolvidas ao fazer a análise do perfil do cliente, otimizando as estratégias de marketing, vendas e atendimento.

Ou seja, conhecer o perfil do seu cliente ajudará a convencê-lo de que você oferece as melhores produtos e serviços.

Além disso, quando você entende o perfil do seu público, fica mais fácil saber onde encontrá-lo e como entrar em contato para tentar vender um produto ou serviço.

E claro, sabendo e entendendo qual o perfil do seu consumidor evitará que desperdice esforços, recursos, criatividade e tempo, com estratégias que não trarão resultados.

Enfim, conhecer o perfil do seu público, é fundamental para que a seu pet shop possa alinhar suas expectativas às demandas reais dos clientes, ou seja, melhorar a sua gestão.

Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor

 

Como vimos, é preciso conhecer o perfil do seu público, e as vantagens são muitas, principalmente, a de evitar desperdiçar esforços. Dentre as muitas vantagens podemos destacar:

.Acertar na escolha da mídia, linguagem e conteúdo oferecido;

.Aumento das vendas o ofertas de serviços;

.Maior assertividade nas estratégias de marketing;

.Maior satisfação do cliente;

.Planejamentos mais adequados;

.Redução de prejuízos.

E é isso, a dica, portanto, é pesquisar muito bem seu público e, até refazer a pesquisa se for preciso, mas conheça quem ele é, para trabalhar com mais assertividade e melhorar seus resultados.

Author: