Conquiste mais clientes e aumente suas oportunidades


Pronto, você fez tudo direitinho, planejou cada passo até lançar, finalmente, sua tão sonhada clínica veterinária ou Pet Shop, mas e agora, como conseguir captar clientes?

Você se vê nessa situação? Então, esse artigo é para você! Vamos mostrar aqui não só como captar clientes, como também, como fidelizá-los.

Primeiramente, é preciso considerara que não basta oferecer os melhores produtos, ou serviços de ponta, é preciso investir na reputação de sua clínica ou Pet Shop.

Porém, nenhum negócio cresce, ou se expande, sem que se consiga captar e fidelizar clientes. Mas como atrair potenciais clientes e conquistar resultados cada vez melhores?

Quer saber? Então, acompanhe algumas dicas que podem ajudá-lo a captar clientes de forma inteligente.

Como conquistar clientes de forma inteligente?

Veja abaixo algumas dicas de como conseguir conquistar, e fidelizar, clientes, de forma inteligente.

Identifique seu público alvo (cliente ideal)

Certamente, ficará bem mais fácil captar clientes se você souber o tipo de público que procura. Sem uma ideia de quem é o seu cliente ideal ,  provavelmente, nem saberá por onde começar a procurar. Portanto, o primeiro passo é conhecer o perfil de seu cliente para que possa, então, colocar em prática qualquer outra ação para conseguir captá-lo.

Pense no que poderia ser importante para ele, suas necessidades e o que poderia fazê-los optar pelos seus serviços.

Descubra onde seu cliente está

Pronto, agora que já traçou um perfil de seu cliente, fica bem mais fácil deduzir onde encontrá-los (mídia, online, offline, correio, etc.), e, então, crie mensagens para eles. Acredite, acertar no canal de comunicação vai fazer toda a diferença para otimizar o uso dos seus recursos e aumentar a eficiência de todas as ações desenvolvidas.

Conheça muito bem seu negócio

Não basta ter apenas o conhecimento sobre o seu negócio, propriamente dito, é preciso entender o seu setor como um todo, ter um conhecimento completo sobre sua área de atuação, justamente, para mostrar autoridade e conseguir atrair clientes.

Quando você demonstra entender, dominar determinado assunto,  automaticamente, passa mais profissionalismo e seriedade. As pessoas que se interessarem pelo seus serviços, seja como médico veterinário ou como dono de Pet Shop, verão o quanto você é conhecedor, o que o ajudará a conquistá-los e fidelizá-los.

Construa boas parcerias

Uma dica é se juntar a empresas que oferecem serviços complementares, aumentando as chances de atrair mais clientes, que pode ser muito eficaz para o crescimento de sua clínica ou Pet Shop.

Por exemplo, se você tem uma clínica veterinária, considere se unir a uma Farmácia Veterinária, Ou a um serviço de Banho e Tosa, ou mesmo, serviços de imagem.

Ou no caso de ter um Pet Shop, considere oferecer serviço veterinário, ao menos um dia na semana, ou serviços de Ensaios Fotográficos, etc…

Sem dúvida, mais do que se unir com parcerias interessantes, estará aumentando a chance de adquirir mais clientes, muitos vindos através dessas empresas parceiras.

Saia de sua zona de conforto

Está tendo dificuldades em captar clientes? Quem sabe o problema não é a falta de ousadia?

Acredite, o mercado está saturado, o diferente acaba se sobressaindo mais, se só repetir as mesmas ações executadas pelos seus concorrentes não vai conseguir sair do lugar comum.

O diferencial é fundamental na hora de atrair clientes, principalmente, em um mercado tão concorrido como o Pet. A falta de inovação só vai fazer com que a sua empresa não se diferencie e, claro, os clientes vão sempre optar pelas que eles já conhecem.

Por isso, se arrisque sim! Traga novidade, seja através de ações capazes de atrair a atenção do seu público, eventos, enfim, mostre que existe e conquiste a confiança do seu público alvo.

Pronto, depois que atraí-los é só fazer um ótimo trabalho para fidelizá-los.

Fale em Eventos ou Lives

Você possui muita experiência em seu campo de atuação? Então, por que não compartilhar sua experiência e envolver-se a nível local.

Dessa forma, além de ampliar sua rede de contatos, também estará consolidando o nome de sua clínica,  como autoridade no assunto, favorecendo enormemente sua reputação como líder em seu segmento.

Acredite, é muito comum captar clientes através de palestras gratuitas ou promovendo eventos.

Só é preciso divulgar o evento, para estimular a presença das pessoas (seu público alvo), sem dúvida, é uma forma muito certeira de conquistar clientes.

Interaja nas redes sociais

Dentre as estratégias de marketing mais eficazes para conseguir captar clientes, podemos destacar as redes sociais, quando as postagens levam o público a interagir.

E não precisa muito, basta estimular a participação do leitor, seja através de frases chamativas, imagens cativantes, e lançar uma chamada para ação.

Lembrando que as chamadas para ação não precisam ser muito elaboradas ou exigir muito de seus clientes, vale lançar mão de recursos como fazer perguntas, pedir que marque seus amigos, ou mesmo marque sua clínica com uma determinada hashtag, entre outras possibilidades.

Acredite, são ações simples, mas que podem fazer toda a diferença para captar novos clientes.

Aposte em Newsletter

E vale apostar, além das redes sociais, em newsletter.

Embora, com o avanço da tecnologia, muitas empresas estejam considerando o uso da newsletter ultrapassado, o fato é que a Newsletter não é a mesma coisa que uma postagem em rede social, sendo AINDA muito vantajoso para sua clínica, ou Pet Shop.

Primeiramente, porque nas redes sociais os usuários, muitas vezes, não estão interessados em ver uma postagem da sua empresa, ela simplesmente aparece na timeline e, acredite, na maioria das vezes, são ignoradas.

Já, no caso da Newsletter, ela é distribuída somente para os interessados, ou seja, pessoas que se inscreveram para receber estes informativos, com isso, as chances de abrirem o email e lerem seu conteúdo, são bem maiores.

E mais, se por acaso não quiserem mais receber suas informações, simplesmente podem cancelar o envio a qualquer momento.

A dica, então, seria apostar em uma newsletter semanal ou mensal, apresentando novidades, eventos, ou informando os clientes sobre um determinado assunto, ou algum surto próprio da época.

Ofereça testes ou exames gratuitos

Uma boa estratégia, também, para captar clientes, é oferecer uma avaliação gratuita do seu pet, ou mesmo, alguma vacina. Sem dúvida, é uma ótima forma de atrair novos clientes e permitir que conheçam seu espaço e serviços.

Acredite, pesquisas comprovam que um cliente que realiza um teste gratuito e fica encantado com o sua clínica, ou atendimento, tem grandes chances de se tornar um cliente.

Ou seja, viabilize formas de atrair o cliente até o seu espaço e, dessa forma, poder mostrar todo o potencial de sua clínica, ou Pet Shop, mostrando um atendimento de muita qualidade.

Certamente, esse será um ótimo passo para captar, e fidelizar, clientes com mais eficiência.

Acompanhe de todas ações

Provavelmente, já deve saber que não adianta atrair apenas, é preciso fidelizar, por isso, é muito importante não se descuidar do antes, durante e o pós atendimento.

Assim, após seus esforços para captar clientes, lembre-se sempre de se mostrar presente e em contato com seu cliente, o que pode ser facilmente conseguido com o apoio da tecnologia, ou melhor, de um bom sistema para clínica veterinária e pet shop, o qual terá registrado todos os dados sobre cada animal e seus donos, viabilizando um contato mais assertivo, com lembretes sobre vacinas, visitas, e etc.

Invista em um Software veterinário

Ter em mãos um bom programa de gerenciamento de clínica veterinária é dar adeus às ultrapassadas e nada funcionais fichas cadastrais, trocando por um fácil acesso e informações de atendimento e prontuário atualizados com apenas um clique e em tempo real.

E mais, essa tecnologia também faz a emissão de notas fiscais e permite acessar o sistema de onde estiver.

E se procura um programa com o melhor custo-benefício, Nuvem Vet é o que você precisa, descomplicando seu dia a dia para que possa atender melhor e, dessa forma, conquistar e fidelizar mais clientes.

Author: