5 dicas para fidelizar clientes de seu Pet Shop ou clínica veterinária

Você sabia que conquistar novos clientes custa mais caro do que manter os já existentes? Pois é, pensando nisso, preparamos para você algumas dicas para reter seus clientes. Confira!

Quem tem qualquer negócio sabe o quanto é difícil conquistar clientes, conseguir fidelizá-los, então… e isso não é diferente com clínicas veterinárias ou pet shop… parece que a concorrência torna essa uma tarefa ainda mais complicada. Mas, o que fazer para mudar isso?

Você tem conseguido conquistar novos clientes? Já parou para analisar se eles estão retornando? E quantos deles você pode apontar como fieis?

Então, se por um lado o mercado pet não sente a crise, só vem crescendo a cada ano, por outro, vem aumentando, significativamente, a concorrência nesse setor.

Resultado… ganha quem consegue se destacar e, principalmente, fidelizar os clientes.

O problema é que sabemos que essa não é tarefa das mais fáceis, por isso, volta e meia mostramos por aqui algumas dicas para conseguir atrair mais clientes. E você, já chegou a pesquisar novas maneiras de reter clientes? E fidelizá-los?

Vale saber que, segundo Philip Kotler (considerado o guru do Marketing) , “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Pois é, por isso, a dica é procurar adotar medidas para potencializar a retenção dos clientes, que acaba sendo uma estratégia econômica com um reflexo bem positivo para seu negócio.

Preparado para as dicas? Confira abaixo algumas delas!

1. Contato ativo com o cliente

Será que você sabe dizer quanto tempo leva entre um atendimento, consulta ou uma compra, e o retorno do cliente em sua clínica veterinária ou pet shop?

Ele não voltou? Então, é hora de apostar em um contato ativo com o cliente.

Primeiramente, vale saber que existem dois tipos de contato:

. contato passivo: todas as formas indiretas de contato, como promoções, propagandas em mídias sociais e eventos, atingindo todos os clientes igualmente, de forma generalizada.

. contato ativo: personalizar experiências para seu cliente se sentir especial. Nessa categoria podemos citar o envio de mensagens com promoções, dicas e notícias personalizadas para cada cliente.

Uma dica é ter uma agenda para poder entrar em contato sempre que for necessário aplicar uma vacina ou vermífugo, por exemplo, ou mesmo para saber se a ração de um cliente está acabando, e perguntar se gostaria que entregasse o produto em casa.

Também vale ter um cadastro com as datas de aniversários dos proprietários e animaizinhos, e enviar mensagens personalizadas nessas ocasiões.

Com certeza, são atitudes que aproximam clientes e estabelecimentos, humanizando os serviços e atendimentos.

2. Atendimento personalizado

É muito desagradável voltarmos em uma clínica, para que nosso animalzinho seja consultado e custarem para achar seu histórico. Essa situação mostra desorganização e pouco caso, além de afastar clientes.

É preciso entender que hoje já existem muitas opções de programa para clínica veterinária e pet shop que não só organizam todo o histórico como facilitam toda a gestão do estabelecimento.

Vamos combinar que em um setor tão competitivo como esse, não se modernizar é dar muitos passos para trás.

Basta um clique, que um bom sistema para clínica veterinária e pet shop, como Nuvem Vet,  por exemplo, facilita o histórico completo de cada animal, e tudo de forma rápida e segura, sem margens para erros.

Nada como atender e poder ter na telinha do computador todo o histórico do animalzinho, peso, doenças tratadas, consultas, remédios receitados, datas dos atendimentos… enfim, facilitando um atendimento mais personalizado.

Sem dúvida, mais organização, mais sucesso no tratamento, podendo avaliar se aquele animal ganhou ou perdeu peso, se vacinas e vermifugos estão em dia, mostrando ao dono do pet que você “acompanhou” o animal, que tem tudo registrado.

Sem dúvida, isso tudo ajuda a ganhar a confiança dos clientes, assim como, faz com que ele se sinta realmente acolhido.

E o mesmo vale para pet shops, ter todo o cadastro dos clientes, com nome, datas de uso de serviços, tudo na tela do computador, facilita o controle e permite até o envio de mensagens com lembretes de serviços como banhos e tosas…

O fato é que pode até parecer simples, mas são ações desse tipo que transmitem confiança ao proprietário, gerando recorrência na busca por serviços.

E vale apostar em outras dicas, como chamar o cliente pelo nome, ouvir suas indagações, sempre responder de forma empática, são atitudes simples mas que fazem com que o cliente se sinta acolhido.

3. Equipe bem treinada

Ok, até aqui você está indo muito bem, apostando em contato ativo com seus clientes, em um atendimento personalizado, mais organizado e humanizado, mas será que o cliente está satisfeito com sua equipe? Será que ele tem uma boa experiência na recepção e com os outros integrante da equipe?

Se engana quem pensa que isso são apenas detalhes, na verdade, nunca subestime a recepção. Sabe aquela máxima a primeira impressão é a que fica? É verdade.

A recepção tem que representar a loja, ou clínica, afinal, ela é a porta de entrada, se essa parte não for bem treinada, nem adianta investir em estratégias.

Acredite, apostar em uma equipe trabalhando em sinergia é muito importante na retenção do cliente, afinal, é essa equipe que receberá o cliente no pré e pós-atendimento, portanto, precisa ser cordial e simpática.

Dentre algumas ações da equipe, algumas são:

. apresentar as estruturas da clínica ou os serviços do pet shop;

. oferecer água para o tutor e animal;

. coletar informações de cadastro de forma amigável;

. oferecer opções que reduzam o estresse do animal (levá-lo para um local mais calmo, evitando o confronto com outros animais).

Enfim, ter em mente que esse primeiro contato, assim como, o pós-atendimento, é que farão com que o cliente lembre com muito carinho de seu negócio. Mesmo até que sua estrutura física não seja dos sonhos, fornecer um bom atendimento garante uma impressão muito melhor do que ter um local moderno e impecável e não oferecer um atendimento de qualidade.

4. Programa de fidelidade

Conseguir clientes fieis hoje é raro, então, porque não recompensar seus clientes fiéis? Ok, por conta de algumas legislações, nem sempre isso é possível, porém, a fidelização não necessariamente precisa ser em relação ao atendimento clínico.

Existem diversas formas de fidelizar clientes, como bonificar um serviço de banho, hidratação ou tosa higiênica a cada 10 serviços contratados, por exemplo.

Outra ideia é presentear os clientes (fiéis) com produtos que ele nunca usou, mas talvez possa gostar, como um petisco ou alimento diferenciado, que não só vai agradá-lo, como gerar experimentação de produtos novos, que podem se transformar em futuras vendas.

A verdade é que existem diversos programas que podem ser oferecidos, basta investir naquele serviço ou produto que queira manter sempre em alta.

5. Gerar indicações

Acredite, nada dá mais resultado que uma indicação. Por isso, se um cliente lhe agradeceu pelos serviços prestados, fez uma tosa maravilhosa, um  cliente mandou uma mensagem feliz com o resultado…divulgue!

Hoje temos as redes sociais que conseguem chegar mais rápido e mais longe, seu poder de alcance é enorme, invista nelas!

E vale pedir para o próprio cliente postar o elogio nas redes sociais citando seu perfil profissional, e divulgar no stories…

As redes sociais funcionam como um “boca-a-boca”, super turbinado, chegando a muito mais pessoas, sem limite geográfico.

Quer outra dica? Que tal produzir um banner com sua logomarca e tirar fotos dos clientes para postar nas redes sociais da clínica? Claro, usando e abusando do carisma de seus animaizinhos? Que tutor não gosta de ver seu pet sendo garoto propaganda?

E a cada elogia recebido, não se esqueça de agradecer, seja por mensagem reservada, whatsapp, ou na própria postagem da rede social. Essa atitude sempre é bem-vinda e acaba gerando novas indicações e, consequentemente, se o trabalho estiver sendo bem realizado, novas fidelizações!

E é isso, e você, tem mais alguma dica legal que queira dividir com a gente? Compartilhe esse texto com seus amigos e nos conte o que tem feito para fidelizar seus clientes.

Author: