Como fazer uma Black Friday no seu Pet Shop


 
Sai ano, entra ano e é sempre a mesma coisa, chega novembro e os comércios de todos os tipos já começam a anunciar suas promoções de Black Friday, mas e os Pet Shops, eles também podem entrar nessa onda?

A resposta é SIM! Não só podem, como devem!

No entanto, embora já seja até natural, e esperado, que as empresas apostem no Black Friday nessa época do ano, visando incentivar a comercialização de produtos e serviços, é preciso que essa ação seja muito bem planejada e confiável.

De uma forma geral, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para atrair o público e chamar a atenção para o seu estabelecimento, com ofertas interessantes e imperdíveis.

Se você ainda não aderiu à ação, saiba que a maioria dos empresários do mercado pet já enxerga essa data como uma chance real de alavancar as vendas.

Para quem não sabe, o nome Black Friday, tem origem em um evento criado nos Estados Unidos, que acontece logo depois do Dia de Ação de Graças, comemorado pelos americanos na quarta quinta-feira de novembro e, assim, na sexta-feira, são oferecidas superofertas, dando o pontapé inicial para as compras de Natal.

Embora, comprovadamente, seja uma ótima forma de atrair clientes, a Black Friday, no entanto, não é aproveitada como poderia pela maioria dos donos de Pet Shop.
 

Não use a data para enganar o cliente


 
Um erro, no entanto, muito observado em diferentes setores do comércio, e que pode trazer prejuízos, como afastar clientes e perda de credibilidade, é utilizar a data para oferecer supostas promoções.

Independentemente do segmento, a Black Friday deve ser usada para fins de promoção da empresa, oferecendo itens com valores abaixo do mercado, jamais como uma forma de enganar os clientes, só para vender mais.

Por isso, considere se realmente sua loja tem condições de oferecer esse saldão. Estude os itens do estoque que não tiveram muita saída, e que acha que vale a pena que os clientes conheçam.

Jamais invista em campanhas falsas na Black Friday!

Além de acabar prejudicando a imagem da loja, a qual perderá a credibilidade junto aos clientes, ainda o efeito deverá ser o oposto, porque as pessoas percebem e, com certeza, deixarão de comprar em seu estabelecimento.
 

Prepare a equipe para a Black Friday

 

Outro fator a considerar, é que para a Black Friday dar certo, é preciso treinar o pessoal. Por isso, prepare sua equipe com antecedência, alertando sobre os produtos que terão descontos, até para que conheçam melhor a mercadoria.

Uma dica é trabalhar em cima daqueles produtos que estão parados no estoque, que sabe que são de qualidade, mas não tiveram boa saída só porque as pessoas ainda desconhecem.

Mais uma dica é investir em uniformes temáticos, como camisetas, justamente, para chamar a atenção do público para o evento.

E, dependendo do sucesso da ação, vale até apelar para contratação de freelancers ou remanejar a escala do seu time.

E, claro, invista em muita divulgação nas redes sociais.

Garanta um bom atendimento

Não é novidade que, atualmente, o atendimento, é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer empreendimento.

Nesse sentido, por se tratar de uma ação de marketing, o esperado é um maior fluxo de pessoas na loja, ou seja, a Black Friday exige uma infraestrutura rápida para atendimento, pagamentos e retiradas.

Acredite, mesmo com uma oferta imperdível, o consumidor pode perder a paciência se tiver que enfrentar filas longas ou esperar muito tempo para ser atendido.

Por isso, é fundamental garantir uma boa experiência de compra.

Por fim, caso tenha um Pet Shop virtual, a Black Friday é o momento perfeito para impulsionar seu e-commerce.
 

Capriche na vitrine e na decoração

 
Por se tratar de um evento como a Black Friday, é fundamental que seu Pet Shop mostre que está participando. Por isso, invista em uma decoração chamativa e, até mesmo, em uniformes personalizados.

Não deixe de destacar os pacotes de serviços, assim como, colocar nas prateleiras as principais promoções, com espaço especial para os produtos com maior margem de lucro, ou aqueles esquecidos no estoque, que falamos mais acima.

Estrategicamente, deixe as melhores ofertas no fundo da loja, para que o consumidor passe por mais prateleiras e mercadorias até chegar nelas, ampliando as chances de vendas.

Mas, cuidado, não anuncie produtos que não têm mais no estoque e nem dificulte o acesso do cliente aos produtos mais vantajosos.

Invista em boa sinalização, seja em placas, displays, mas não deixe seus clientes perdidos, sem saberem onde achar os produtos anunciados.
 

Avalie o estoque para acertar na precificação

 

 
Como qualquer campanha, e com a Black Friday não é diferente, é preciso investir em um bom planejamento financeiro, antes de implementá-la em seu pet shop.

Nesse sentido, avalie minuciosamente e com muito critério o seu estoque. Depois disso, selecione produtos encalhados, que devem ser os primeiros a entrar para a promoção.

Desse modo, você abre espaço físico e dá um reforço no fluxo de caixa. No mais, produto parado é dinheiro inútil e perdido.

Não deixe de colocar em oferta aqueles artigos muito procurados, mesmo até que os descontos sejam menores, mas estará aumentando as chances de atrair o público. Além disso, quem vai comprar uma ração pode até se apaixonar por um prato, ou coleira, em promoção, entre outros itens.
 

Faça uma boa divulgação da campanha

 

 
E, claro, os anos passam, o mundo muda, mas a propaganda continua sendo a alma do negócio.

Nesse sentido, é fundamental anunciar sua Black Friday, o quanto antes, nas redes sociais, email marketing, panfletos, aplicativos de mensagens… vale tudo nessa hora para aumentar suas chances de sucesso com a ação.

E mais, até no caso de nem saber quais produtos entrarão em oferta e o desconto aplicado, mesmo assim, já vá informando seus clientes de que também participará da Black Friday.

Dessa forma, além de despertar a curiosidade de seus clientes, ainda permite que possam se preparar para o dia.

Enfim, por tudo que já vimos, com certeza, já percebeu como a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade de incrementar as vendas e conquistar novos consumidores. Ou seja, vale a pena apostar nesta data especial.
 

Tenha a tecnologia como aliada

 

 
E, claro, como sempre, a tecnologia pode ser muito útil nessa hora, no caso, com um bom programa para pet shop, o qual, entre outras coisas, através dos dados armazenados sobre tutores e seus pets, permite uma divulgação mais personalizada.

Sem falar que os dados armazenados em um software para pet shop também vão permitir avaliar melhor o desempenho da loja, assim como, o resultado da Black Friday.

Para quem não sabe, um programa de gestão de pet shop, entre muitas coisas, cataloga todos os produtos e serviços vendidos, ajuda a criar pacotes promocionais, oferecendo uma gestão completa do estoque, que é uma das maiores dores de cabeça dos lojistas.

Ou seja, um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, permite cortar custos, automatizar processos, planejar ações de marketing, ajudando a fidelizar clientes.

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas e apostar na Black Friday como uma ótima oportunidade para conquistar e fidelizar os clientes.

 

Author: