Quais os problemas mais comuns na gestão de clínicas veterinárias?

Volta e meia ouvimos dizer que o mercado pet não para de crescer, o que é uma verdade. Porém, embora isso seja algo positivo, tem o outro lado da moeda, que é a alta concorrência do setor, e justamente por ele ter se mostrado tão consolidado, a despeito de crise econômica e pandemia.
 

A questão é que é preciso saber lidar com a concorrência e os problemas comuns de gestão, principalmente, no que diz respeito às clínicas veterinárias.

Por isso, resolvemos criar este artigo para ajudar a resolver aqueles problemas mais comuns na gestão de clínicas veterinárias. Quer saber quais são? Continue lendo!

Principais problemas na gestão de clínicas veterinárias

 

Quem precisa lidar com a gestão de qualquer negócio, e com clínicas veterinárias não é diferente, sabe que muitos são os desafios no dia a dia, mas alguns são mais comuns a todos os negócios, tais como:

1. Clientes inadimplentes

 

Independentemente do segmento ou porte da empresa, sem dúvida, a inadimplência  afeta qualquer negócio, e é uma realidade nacional.

Vale destacar que, atualmente, mais de 78% das famílias brasileiras estão endividadas pelos mais variados motivos.

E, claro, estar endividado não significa que a pessoa irá deixar de cuidar de seu pet, ou seja, a pessoa vai acabar, em algum momento, recorrendo aos serviços da sua clínica veterinária.

Mas como conviver com a inadimplência? Afinal, esse é um problema que pode acabar afetando o seu negócio, impedindo que possa cumprir prazos, comprometendo o fluxo de caixa e o planejamento da sua clínica para os meses seguintes.

A dica, no entanto, para lidar com essa situação, é usar lançar mão de algumas estratégias ao cobrar os clientes:

– Ofereça vantagens e/ou benefícios para pagamentos à vista ou em dia;

– Ofereça condições especiais para o pagamento da dívida;

– Use a tecnologia para enviar lembretes de pagamentos pendentes via SMS ou e-mail;

– Jamais faça cobranças em horários e locais comerciais para não expor as pessoas.

No mais, lembre-se de ser cordial e ter empatia, assim, quando a situação estiver sob controle, a sua clínica terá mais chances de fidelizar o cliente.

Só fique atento para aqueles casos recorrentes.

2. Desmarcação de consultas

 

Um dos maiores terrores de quem trabalha com hora marcada são as desmarcações. Na verdade, elas são ainda menos prejudiciais do que as faltas sem um aviso prévio de cancelamento.

Muitas vezes se mobiliza a equipe e salas de consulta para receber um animal, e nem ele ou o seu tutor aparecerem para o compromisso e sem sequer uma satisfação.

A dica, nesse caso, para que essas faltas não virem rotina, é enviar email ou mensagens confirmando presença. E deve aproveitar para esclarecer que qualquer mudança ou cancelamento devem ser notificados com antecedência. Isso permite ajustar a agenda ou realocar pacientes, evitando prejuízos.

Vale ter em mente que já existem softwares de gestão veterinária que auxiliam nessa etapa, enviando mensagens automáticas, previamente agendadas, pedindo a confirmação para os clientes.

Só procure saber qual o melhor canal para entrar em contato com cada cliente, pois não adianta nada, por exemplo, enviar e-mails, se a pessoa nunca checa a sua caixa de entrada. Assim sendo, ao cadastrar o contato do cliente, sempre pergunte qual o canal de comunicação de sua preferência.

3. Dificuldade de reter clientes

 

Volta e meia mencionamos aqui que reter clientes custa muito menos do que ir atrás de novos, não é mesmo?

Segundo pesquisas, as pessoas hoje não buscam apenas bons serviços ou produtos, mas um bom relacionamento com as suas marcas favoritas.

Por isso, priorize o bom atendimento, invista em delicadezas como mensagens de boas-vindas, ou ofereça descontos especiais ou brindes no dia do aniversário do cliente (e do pet), são pequenos gestos mas que fazem toda a diferença na hora de criar laços e fortalecer a relação.

Mas existem outras tantas estratégias possíveis de relacionamento, desde planos de fidelidade, até uso do e-mail marketing para disparar ofertas, lembretes personalizados… atitudes que ajudam a diferenciar a sua clínica veterinária da concorrência.

Uma dica, por exemplo, é enviar um convite de retorno a um animalzinho que já esteve na sua clínica, isso mostra que se importa com a saúde dele, além de ajudar a estabelecer conexões sólidas.

Lembre-se que pessoas satisfeitas tendem a recomendar um serviço ou produto.

No mais, promovendo uma experiência valiosa aos tutores e seus pets, com certeza, estará aumenta a chance de mantê-los fiéis à sua clínica.

4. Precificação dos serviços

 

Acredite, não adianta nada colocar os preços das consultas ou serviços lá embaixo se não oferecer um bom atendimento.  As pessoas não se incomodam de pagar um pouco a mais se enxergarem que o seu serviço é de primeira.

O cuidado com os clientes é um fator decisivo na hora de fazer com que eles voltem pela experiência sem se preocupar com o preço, claro, desde que não seja abusivo.

Vale destacar que esse é um ponto de grande dificuldade para muitos profissionais.  Muitas coisas devem ser consideradas na hora de planejar os preços, os quais devem ter, primordialmente, um alinhamento com a média da sua região e concorrência, ao mesmo tempo que consiga cobrir todas as despesas geradas.

Mas isso faz parte também de um trabalho de gestão de sua clínica veterinária, que deve constantemente passar pela análise de preços, planilhas e negociação com fornecedores.

Confira algumas dicas para facilitar a precificação:

– Conhecer todos os seus custos e despesas;

– Descobrir a média de preços praticada pela concorrência;

– Fazer um bom planejamento financeiro.

No mais, um bom trabalho de gestão vai saber identificar a viabilidade de adotar preços mais baixos de acordo com diferentes cenários, e o mesmo com produtos que podem ter preços mais altos do que a concorrência.

5. Falta de produtividade e eficiência

 

Um bom trabalho de gestão consegue otimizar todos os setores, garantindo mais produtividade e eficiência. Possibilita a criação de uma agenda mais controlada, já que saberá analisar o tempo médio das consultas e serviços realizados na clínica veterinária, considerando diferentes fatores,  desde a raça do animal, o tipo de serviço, entre outros.

No mais, é fundamental investir em uma boa equipe e, claro, em reuniões constantes, treinamentos e capacitações, para garantir a produtividade da empresa, além de manter os colaboradores satisfeitos e empolgados em criar experiências valiosas para os clientes.

Como melhorar a gestão de sua clínica veterinária?

 

Os desafios mencionados dão uma boa dimensão do que é a rotina de administrar uma clínica veterinária. Solucionando essas questões, você já vai simplificar muito a sua gestão… Mas dá para melhorar ainda mais!

Basicamente, uma boa gestão se faz através de um planejamento estratégico, onde devem ser definidos os objetivos,metas,riscos e soluções; um bom trabalho financeiro, uma boa gestão de pessoas e um bom trabalho de marketing.

Sem dúvida, uma boa forma de melhorar a gestão é através da adoção de um bom software de gestão. Dentre uma série de funcionalidades, um bom sistema para clínicas veterinárias, por exemplo, vai simplificar os processos em sua clínica, com as informações sendo integradas e os dados se atualizando em tempo real.

E mais, um software para clínica veterinária, também, por automatizar muitas das ações, acaba ajudando na produtividade, além de facilitar a comunicação com os clientes,através de notificações, lembretes, presentes, confirmações automáticas,enfim, tornar o dia a dia de sua clínica mais simples, do atendimento veterinário à gestão do faturamento.

Author: