6 dicas básicas para ter sucesso na gestão de sua Clínica Veterinária

Quem sai da faculdade de medicina veterinária e consegue abrir sua própria clínica, em pouco tempo já percebe que administrá-la não é tarefa das mais fáceis, pois além de possuir conhecimentos veterinários, precisa saber lidar com o público, com as questões administrativas e financeiras e ainda contar com um bom planejamento.

Mas, sabemos que isso, na prática, é bem complicado, principalmente, para um médico veterinário que passou a maior parte do seu tempo estudando exclusivamente a saúde dos bichinhos. E como, afinal, de repente, encarar tantos desafios para os quais não foi preparado?

A realidade, no entanto, mostra profissionais que, por mais dedicados que sejam às suas clínicas, não conseguem alcançar bons resultados.

Trabalhar sem parar, nos sete dias por semana, não tirar férias no fim do ano, são só algumas atitudes comuns que acabam prejudicando o sucesso das clínicas.

Por isso, para garantir melhores resultados à sua clínica veterinária, é fundamental atentar-se a algumas questões que vão além do amor aos animais, conhecimento e dedicação. Organização e planejamento, por exemplo, são alguns dos fatores essenciais.

Trabalhar demais não é a chave do sucesso

 

Vale saber que, segundo pesquisas, a grande maioria dos veterinários que decide abrir sua própria clínica, se sente escravo do próprio negócio, e isso por não saber administrar o tempo dedicado à empresa, o que leva ao cansaço, desgaste e desânimo desses profissionais.

Certamente, essa é uma realidade mais comum em clínicas veterinárias menores, nas quais os donos nem sempre têm experiência em gestão, acabando por se submeterem à jornadas exaustivas, sem grandes resultados.

Nesse sentido, se você se identifica com essa situação, sente que trabalha demais, não consegue aproveitar o fim de semana, nem sequer consegue tirar férias e, mesmo assim, as contas da clínica não se sustentam, então, talvez seja a hora de repensar melhor a forma de administrar sua clínica veterinária.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas básicas, mas muito eficazes, que vão lhe ajudar a administrar sua clínica veterinária, sem que se torne refém dela:

1. Estude a concorrência e o mercado

 

O primeiro passo que deve dar, antes de tomar qualquer decisão administrativa, é criar uma estratégia para futuramente não ter problemas de tempo e dinheiro, ou seja, fazer um planejamento detalhado sobre seu posicionamento no mercado.

No caso de ainda não ter aberto sua clínica, procure estudar muito bem o ponto que você irá escolher, descobrir quais são seus principais concorrentes na região, os valores cobrados e o público que atendem.

Mas, caso sua clínica já esteja funcionando, saiba que sempre é tempo de reavaliar as estratégias, assim sendo, descubra quais serviços estão sendo mais demandados, e se o seu lucro é o suficiente, também descubra qual é o seu público. Também avalie seu trabalho de marketing, se você está divulgando corretamente sua clínica, se possui presença digital, tão fundamental nos dias de hoje.

2. Faça um bom planejamento financeiro

 

Não quer se tornar escravo de seu próprio negócio? Então, após estudar a concorrência e o seu público-alvo, o próximo passo é fazer um bom planejamento financeiro. Do contrário, provavelmente, passará o tempo todo patinando em contas, gastando energia e trabalhando muito mais do que o necessário, e isso apenas para sair do vermelho e não ter que fechar sua clínica.

A boa notícia é que, com um planejamento, é possível organizar as contas e garantir uma rotina mais fácil e tranquila. Para isso, no entanto, é preciso contar com dados reais e minuciosos na hora de levantar as despesas, e procurar acompanhar constantemente os gastos, para não ser surpreendido no final do mês.

3. Atente-se aos seus horários e intervalos

 

Geralmente, ao realizar o sonho de abrir sua própria clínica,  o veterinário está tão obstinado em fazer seu negócio decolar que acaba trabalhando mais do que devia, como se isso fosse garantia de sucesso.

Inclusive, é muito comum encontrar profissionais que trabalham até no horário de almoço, férias e finais de semana, o que além de não ser saudável, acaba trazendo desânimo com o tempo.

Por fim, essa prática, ao contrário do que pensam, não é nada produtiva, pois o tempo gasto em atendimentos, fora do horário, deveria ser usado para criar estratégias e marcar presença nas redes sociais.

4. Organize os dados dos pets

 

Embora seja uma tarefa muito subestimada por alguns veterinários, a gestão de dados, dos clientes e seus pets, é fundamental na administração de uma clínica veterinária. Esse controle das informações é essencial na hora de criar estratégias de marketing, oferecer mais agilidade no atendimento e uma melhor experiência aos clientes.

E para garantir um maior controle sobre esses dados, nada mais eficiente do que contar com um bom sistema para clínica veterinária que, não só vai armazenar essas informações, como emitir alertas de quando deve entrar em contato com seus clientes (por exemplo, na época do pet tomar uma próxima vacina).

5. Use a tecnologia

 

Mesmo que você não tenha muita intimidade com tecnologia, existem algumas soluções tecnológicas que podem ajudar seu negócio, principalmente, na parte administrativa, que são super simples de usar.

A dica, portanto, principalmente, para quem não pode contar com um setor exclusivo para a administração da clínica, é se valer de um software para clínica veterinária, para armazenar as informações dos pets atendidos e ter controle do financeiro de sua clínica, evitando prejuízos.

E sabe o que é melhor? É que esses dados ficam em nuvem, ou seja, pode acessá-los de qualquer lugar e a qualquer hora.

Enfim, as possibilidades são enormes e a cada dia uma nova tecnologia surge para ajudar na administração do seu negócio. O grande segredo é entender quais os problemas mais urgentes da sua clínica e encontrar a solução que resolva esses problemas.

6. Conecte-se com seus clientes

 

Não é de hoje que o atendimento vem sendo decisivo na hora do cliente fidelizar, ou não, algum produto ou serviço, por isso, a dica é investir em relacionamento.

Muitos profissionais gastam um esforço enorme para atrair novos clientes, mas não se preocupam com a base já fidelizada.

Por isso, escolha bem seus colaboradores, é fundamental que sejam atenciosos e ofereçam um bom atendimento. No mais, procure manter contato com seus clientes, envie e-mails, mensagens, interaja nas redes sociais…

Acredite, se você conseguir construir uma boa base, juá é um bom caminho para uma situação financeira mais confortável sem que precise gastar toda a sua energia.

E é isso, administrar uma clínica veterinária não pode ser sinônimo de escravidão ou dor de cabeça. Por isso, a dica é otimizar a gestão, o que pode ser feito com a ajuda da tecnologia, melhorando não só a rotina de sua clínica, como também, garantindo mais qualidade de vida, ao administrar melhor seu tempo.

Author: