Construa uma boa equipe e melhore os resultados de sua clínica veterinária

Embora subestimada por muitos empresários, uma boa equipe, unida e integrada, é um dos segredos do sucesso de qualquer negócio, e com clínicas veterinárias isso não é diferente.

Com toda a competitividade do mercado atual, não tem como ter uma clínica veterinária de sucesso, sem que por trás não tenha um trabalho de uma boa equipe.

Da secretária que faz o primeiro contato e a marcação da consulta, à recepcionista e o médico veterinário, é preciso contar com um trabalho harmonioso e bem integrado em todo o atendimento, para garantir o sucesso de sua clínica.

Segundo previsões, faltarão profissionais qualificados no mercado veterinário no país, o que acaba por criar uma rotatividade da equipe, gerando um verdadeiro leilão de salários no mercado.

Por outro lado, existe uma enorme demanda no mercado pet, já que é um dos que mais crescem no país, à despeito da crise e pandemia.

Com isso, o rodízio de funcionários só aumenta, existindo uma corrente que vai para onde se pagar mais, impactando diretamente na gestão das clínicas e, com isso, montar um time qualificado e motivado, virou um grande desafio.

 

Como reter funcionários e montar uma equipe qualificada

Então, como foi dito, existe uma enorme demanda no mercado, o que faz com que os funcionários não se prendam mais aonde acham que não terão tantos benefícios, tornando ainda mais difícil a gestão de pessoas, assim como, a tarefa de liderar, inspirar e motivar uma equipe, buscando produtividade e excelência no atendimento.

Por isso, mais do que nunca, é fundamental que consultórios ou clínicas invistam em um programa de motivação e crescimento dos seus colaboradores.

Já sabemos que o salário não é fator de motivação dos funcionários, portanto é preciso oferecer benefícios indiretos, agregando valor ao salário, tais como facilidades de realização do trabalho, oferecer café da manhã e almoço, um clima organizacional agradável, entre outras possibilidades.

Acredite, hoje o profissional quer se sentir valorizado, e benefícios como esses acabam sendo determinantes na hora de decidir trocar de emprego.

É preciso se preparar para gerar valor para os seus funcionários, do contrário, correrá o sério risco de perder a sua equipe para seus concorrentes. É preciso conquistar sua equipe para não perdê-la.

Quem tem um olhar mais atento ao mercado, com certeza, já deve ter percebido que está havendo uma disputa por funcionários qualificados e treinados, e isso em todos os setores.

Portanto, mais do que nunca, é preciso cuidar da sua equipe, prezar pela qualidade dos profissionais e realizar alguns passos essenciais para oferecer um alto nível de atendimento.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos 6 dicas para ter uma boa equipe e alcançar ótimos resultados. Confira!

1. Invista em profissionais altamente qualificados

Só uma equipe devidamente comprometida com a qualidade poderá entregar um melhor resultado, por isso, é tão importante investir em profissionais qualificados.

E tudo começa logo no processo de recrutamento e seleção das pessoas que atuarão diariamente em seu estabelecimento veterinário, o qual exige muita cautela e critério nas escolhas, já que estes profissionais poderão ser decisivos para o sucesso de seu negócio.

Contar com uma equipe qualificada, além de elevar o nome e o padrão de sua clínica, tornará muito mais fácil o processo de atrair clientes e fidelizá-los.

2. Mantenha seus colaboradores motivados

E não basta apenas investir nos melhores profissionais, é fundamental que eles se sintam bem trabalhando em sua clínica, para isso, é preciso mantê-los motivados para que continuem contribuindo para a sua empresa.

Para isso, no entanto, é importante oferecer não só salário justo, mas também, reconhecimento e benefícios.

No mais, claro, é fundamental garantir que seus colaboradores contem com um ambiente de trabalho organizado, limpo e agradável.

3. Promova treinamentos internos e externos

Outra dica é não apenas investir em  ótimos profissionais, mas também oferecer treinamentos internos, e externos, para que a equipe esteja sempre bem preparada, atualizada e alinhada com os propósitos de sua empresa veterinária. E os profissionais costumam gostar dessa iniciativa, com a qual todos saem ganhando.

Por isso, de tempos em tempos, invista em especializações, cursos e palestras para os seus colaboradores.

É fundamental promover treinamentos internos e externos para aumentar as habilidades e integração de sua equipe de colaboradores, e isso serve, também, para o caso de adoção de ferramentas tecnológicas, é muito importante sempre estar em dia com as novidades, e facilidades, para a rotina da clínica.

4. Facilite a comunicação de sua equipe

E, claro, para uma equipe ser bem harmoniosa e integrada, é preciso que haja uma boa comunicação, sendo fundamental que que todos tenham acesso às principais informações de seu empreendimento.

Assim sendo, é preciso facilitar o acesso à tudo que diz respeito ao bom funcionamento de sua clínica, desde a localização dos equipamentos à produtos que serão utilizados.

É fundamental disponibilizar meios de comunicação aos colaboradores, para que não tenham dúvidas de nenhum tipo.

Para isso, vale investir em ferramentas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, que permite compartilhar as principais informações e todos os responsáveis pelas áreas terão fácil acesso a elas, simplificando a rotina da clínica.

5. Otimize o tempo de seus funcionários com recursos tecnológicos

O avanço da tecnologia trouxe muitas ferramentas, softwares e infinitos aplicativos para facilitar o dia a dia das empresas, permitindo, entre outras coisas, otimizar o tempo dos funcionários, facilitando o atendimento e toda a rotina da clínica, dessa forma,  aumentando a qualidade do serviço.

Por isso, é sempre positivo se manter bem atualizado com o que há de mais novo no mercado, ainda mais em tempos de tanta concorrência.

E um bom programa para clínica veterinária permite facilitar todo o trabalho de gestão de sua clínica, automatizando todos os setores.

Do estoque, ao atendimento, com um bom software para clínica veterinária, você tem todos os dados a um simples clique, podendo acessá-los de qualquer lugar, sempre que precisar.

Sem dúvida, a tecnologia pode ser uma ótima aliada na hora de facilitar e melhorar a qualidade do serviço prestado.

6. Mantenha sua equipe bem integrada

Por fim, mas nem por isso menos importante, vem a integração da equipe. É fundamental que todos os colaboradores trabalhem bem juntos, de forma harmoniosa e integrada, garantindo um bom trabalho em equipe e, claro, o sucesso de sua clínica.

Para isso, no entanto, a primeira coisa a fazer é se manter próximo de todos os seus colaboradores, dessa forma, ficará mais fácil acompanhar e identificar possíveis problemas e tentar solucioná-los antes que se tornem prejudiciais para o seu negócio veterinário.

Uma dica é procurar realizar reuniões, para fortalecer os laços e estabelecer uma relação de confiança com os seus funcionários. É fundamental sempre demonstrar interesse, paciência, disponibilidade e boa receptividade, para escutar quais são as questões e necessidades de sua equipe.

No mais, vale lembrar que para ter uma equipe eficiente, primeiramente, precisa oferecer uma gestão, igualmente eficiente.

E é isso, agora que já sabe a importância de contar com uma boa equipe para o sucesso de sua clínica, é só arregaçar as mangas e correr para criar a melhor equipe veterinária!

Author: