Porque reter clientes é tão importante? Confira as principais estratégias de retenção

Você tem conseguido reter os clientes de sua clínica veterinária? Você sabe a diferença entre reter e fidelizar clientes?

“Reter” um cliente significa mantê-lo como cliente ativo e continuamente engajado com a marca, geralmente através de ações constantes. Por outro lado, “fidelizar” cliente significa criar um vínculo emocional com a marca, de modo que o cliente esteja disposto a permanecer leal a ela, mesmo quando houver outras opções disponíveis, porém, ao contrário da retenção, a fidelização do cliente não está ligada ao recorrente consumo de um serviço ou produto.

Por isso, tanto a retenção quanto a fidelização são extremamente importantes para o sucesso e crescimento de uma empresa.

Aqui estão algumas razões pelas quais a retenção de clientes é tão crucial:

Custo-benefício

É muito mais caro adquirir novos clientes do que manter os clientes atuais. A retenção de clientes pode ajudar a reduzir os custos de marketing e publicidade, bem como aumentar a receita por cliente.

Fidelidade

A retenção pode resultar em fidelização, embora não seja uma regra. O fiel só procurará, sempre que for preciso, a sua clínica, já ao reter o cliente, mesmo que ele só procure  sua clínica enquanto não encontrar uma alternativa melhor ou mais acessível, ele recorre mais constantemente.

Conseguir fidelizar os retidos é o grande objetivo de quem tem qualquer negócio, e clínica veterinária não é diferente.

Feedback

Clientes assíduos geralmente têm uma relação mais próxima com a empresa e estão mais dispostos a fornecer feedback valioso e honesto sobre o atendimento, seus produtos e serviços. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade, aumentando a satisfação dos clientes e, consequentemente, a retenção.

Estabilidade

Manter uma base sólida de clientes, sem dúvida, ajuda a garantir a estabilidade financeira e a sustentabilidade de uma empresa a longo prazo. A retenção de clientes é uma parte fundamental da construção de um negócio bem-sucedido e duradouro.

A retenção de clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois manter os clientes existentes é mais rentável do que adquirir novos clientes.

Dicas para reter clientes de sua clínica veterinária

 

– Conheça seu cliente de verdade

 
Quem é o cliente que você espera reter? Se não sabe responder ou não possui informações completas sobre ele, certamente, não deve possuir um software de gestão, uma solução que automatiza todas as informações de sua clínica e clientes, indo muito além de um mero cadastro.

Ou seja, com a ajuda da tecnologia, é possível atingir um nível avançado de personalização no atendimento, sabendo exatamente o que o cliente gosta e como se comporta, o que permite acessá-lo da forma certa, pelo canal preferido, no melhor horário para isso, enfim, sem aborrecê-lo.

– Demonstre que se importa com seu cliente

 

Isso significa responder rapidamente às dúvidas e problemas, oferecer soluções efetivas e demonstrar que sua clínica se importa e valoriza seus clientes.

– Personalize a experiência do cliente

 
Entenda as preferências e necessidades de cada cliente e ofereça soluções personalizadas para eles. Isso pode incluir recomendações de tratamentos, produtos com base em sua necessidades ou envio de ofertas exclusivas com base em seus interesses.

– Ofereça um atendimento de qualidade

 
Não há dúvidas de que a oferta de um ótimo atendimento e serviço de qualidade é fundamental para garantir a retenção e a fidelização de um cliente A qualidade do atendimento, tratamento ou serviço são fundamentais para manter os clientes satisfeitos. Certifique-se de que sua clínica esteja atendendo às necessidades do cliente e procure estar sempre melhorando.

– Crie programas de fidelidade

 
Uma importante estratégia para reter clientes é oferecer incentivos, como descontos exclusivos, pontos de recompensa ou brindes especiais. Isso mostra que a clínica valoriza seus clientes e os incentiva a continuar comprando.

Porém, é preciso muita cautela, um bom planejamento.  É preciso apostar em regras claras e ofertas que, realmente, valham a pena para ambas as partes, ou seja, que reverta em vantagens para você.

Enfim, ao criar um programa de fidelidade, é preciso se certificar de que o cliente não se sinta enganado ou perceba fazer parte de uma estratégia cujo objetivo não é a sua satisfação, mas coletar os seus dados para ações futuras, por exemplo. Por isso, planeje muito bem qualquer programa de fidelidade.

– Comunique-se regularmente com os clientes

 
Novos ou antigos. Mantenha seus clientes informados sobre novos tratamentos, equipamentos, serviços, produtos, promoções e atualizações da clínica. Isso ajuda a manter sua marca na mente dos clientes e incentivá-los a continuarem fidelizando sua clínica.

– Valorize a sua marca

 
Não é por que alguém já é cliente que você deve deixar de reforçar seus pontos fortes, tal qual fez para conquistá-lo. Para construir um relacionamento duradouro é preciso demonstrar, de modo permanente, as qualidades que o fizeram optar por sua clínica.

Se você se dedica a cuidar apenas dos novos clientes, acaba afastando os antigos. Por isso, procure desenvolver ações que façam valer a pena o vínculo com a sua empresa, para isso, por exemplo, ofereça vantagens, bônus ou pequenos mimos que mostrem a sua preocupação com esse cliente e o ajudem a conservar uma imagem positiva sobre sua clínica.

Outra dica é garantir que a sua base de clientes seja a primeira a saber das novidades, o que pode ser realizado a partir do envio de uma newsletter.

Enfim, dedique atenção aos clientes antigos, se faça presente e mostre os benefícios que vem obtendo ao se manter fiel à sua oferta.

– Resolva problemas rapidamente

 
Se um cliente tiver um problema, resolva-o rapidamente e de forma efetiva. Isso demonstra que sua clínica valoriza seus clientes e está comprometida em fornecer um excelente atendimento.

Pense em como seria negativo para a imagem de sua clínica se um cliente insatisfeito resolvesse desabafar em rede social. Jamais apague algum comentário, por mais negativo que ele seja. Pois isso costuma ter um efeito muito ruim. E acredite, consertar uma imagem arranhada dá trabalho e pode levar tempo. Então, não dê chance para esse tipo de coisa.

A dica é ter sempre uma estratégia pronta para agir nesses casos e transformar uma crise em oportunidade.

– Peça feedback

 
Como o seu cliente avalia sua clínica veterinária? É muito importante saber o que eles pensam sobre sua clínica e os serviços oferecidos, e o que acham que poderia melhorar. Uma dica é investir em pesquisas de satisfação, seja por email, redes sociais ou até whatsapp. Essa estratégia demonstra que sua clínica veterinária valoriza as opiniões dos clientes e está comprometida em fornecer um atendimento ou serviço de qualidade.

Como a tecnologia pode ajudar na retenção de clientes

 

Um programa de gestão pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar a reter clientes, já que um bom sistema para clínica veterinária, dentre outras vantagens, oferece funcionalidades que permitem monitorar e atender às necessidades dos clientes de forma eficiente e personalizada.

Basicamente, um programa para clínica veterinária pode ser fundamental na hora de reter clientes, fornecendo informações sempre atualizadas, precisas e relevantes, como um registro detalhado de seu histórico, permitindo comunicações personalizadas, gerenciando programas de fidelidade e ajudando a gerenciar reclamações de clientes de forma eficiente. Tudo isso pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e, por sua vez, as chances de fidelização e retenção dos clientes.

E é isso, a retenção de clientes é uma estratégia fundamental para empresas que desejam crescer e ter sucesso a longo prazo. Através da construção de relacionamentos duradouros e da criação de uma base de clientes fiéis, as empresas podem aumentar a receita, reduzir custos e melhorar sua reputação.

Agora é aproveitar essas dicas para otimizar as suas ações, sempre focando no cliente para, dessa forma, conseguir retê-los.

Author: