Como montar uma pequena clínica veterinária

Você se formou em Medicina Veterinária e quer saber como montar a própria clínica? Só pode ter uma muito básica e não sabe se conseguirá se destacar? Então, esse artigo é para você!

Que atire a primeira pedra, ups, ossinho, o recém- formado em medicina veterinária que não sonhe em abrir sua própria clínica.

O fato é que muitos ainda têm a ideia de que é preciso investir muito dinheiro para montar uma clínica, ou ainda, acham que uma clínica muito básica não consegue sobreviver em meio a tanta concorrência.

A boa notícia, no entanto, é que não é preciso investir grandes quantias para montar sua própria clínica e é possível, sim, enfrentar as grandes empresas. E é isso que mostraremos aqui, o que é preciso para montar uma clínica básica, e ir crescendo aos poucos, e como se destacar no mercado, mesmo sendo pequena!

Não é novidade que o mercado pet não para de crescer, na verdade, o Brasil é o segundo país do mundo em quantidade de animais de estimação, e a boa notícia é que tem espaço para todo mundo! Há uma enorme demanda que necessita que haja médicos veterinários para dar conta e ajudar a conservar a saúde dos bichinhos.

Portanto, nada de desanimar por causa da enorme concorrência, basta seguir nossas dicas e se preparar para ter sucesso!

Quer saber como montar uma pequena clínica veterinária? Então, continue lendo para ver o passo a passo de toda essa jornada!

Se preparando para abrir sua clínica veterinária

 

Ok, está entusiasmado e não vê a hora de abrir as portas de sua clínica? Calma, antes mesmo de sair juntando toda a papelada para abrir a sua clínica, é fundamental se preparar adequadamente para isso.

Assim sendo, precisa seguir dois passos fundamentais, e ainda antes de abrir sua clínica, e são eles:

1. Procure ter noções básicas de administração de negócios

 

Ter noções básicas de administração é vital para impedir que a sua clínica veterinária siga o mesmo caminho que metade dos novos negócios seguem no Brasil: feche as portas em menos de 4 anos.
Pois é, é preciso ter em mente que 1 em cada 2 empresas abertas no Brasil fecham as suas portas em menos de 4 anos após sua abertura. Uma das principais razões disso é a falta de conhecimento para administrar um negócio.
Mesmo hoje já existindo opções de softwares de gestão, assim mesmo, sempre é bom ter noções de administração, pelo menos, as básicas, o que até fazendo cursos online, que existem aos montes na internet, ou buscando orientações no SEBRAE mais próximo.

2. Crie um plano de negócios profissional e bem montado

 

Já o plano de negócios, ele é parte fundamental na abertura de qualquer empresa, já que ele que vai garantir a viabilidade econômica de sua clínica.
Neste plano são considerados diversos fatores, desde a viabilidade de abrir sua clínica em uma determinada região, ou se a mesma já está saturada, por exemplo, ou os imóveis costumam ser muito caros, ou o número de pessoas com animais de estimação não compensa, enfim, se de repente seria melhor migrar para outra área para montar a clínica. Até mesmo se os valores que pretende cobrar são adequados para a área em vista. Tudo isso precisa ser cosniderado ao montar um plano de negócios para a sua clínica veterinária.
Ou seja, é essencial, ainda mais diante de tanta concorrência, se preparar adequadamente, com os devidos conhecimentos administrativos e a criação de um bom plano de negócios.
Já existem cursos online, até gratuitos, ensinando a montar planos de negócios e, caso tenha dificuldade, pode buscar ajuda com alguma consultoria especializada em abertura de empresas.

Passo a passo para montar sua clínica veterinária

 

Pronto, agora que já se capacitou e já tem em mãos seu plano de negócio, é hora de dar os primeiros passos para abrir sua clínica veterinária, na prática. São eles:

1. Obtenha a estrutura básica exigida por lei

 

Na hora de arregaçar as mangas, a primeira coisa a fazer é se certificar de que a estrutura de sua clínica, mesmo pequena, está de acordo com a legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o guia jurídico no qual precisa se basear.
Segundo a resolução nº 1.015 do CFMV, a estrutura mínima para uma clínica veterinária é a seguinte:
1. Setor de atendimento e consultas;
2. Setor de diagnóstico (radiologia, ultrassonografia e análises laboratoriais);
3. Setor cirúrgico (caso opte pelo atendimento cirúrgico);
4. Setor de internação (caso opte por oferecer internação);
5. Setor de apoio e sustentação.

Destacando aqui que clínica veterinária, de acordo com a resolução, é definida como uma empresa que faz o atendimento de animais para consultas e tratamento clínico-cirúrgicos, devendo contar com a presença de um médico veterinário, devidamente registrado, o qual será o responsável técnica dos atendimentos.

2. Formalize a sua empresa

 

Após se certificar de que a estrutura de sua clínica está dentro dos conformes exigidos pelo CFMV para funcionar, já pode seguir para os próximos passos para abrir sua clínica veterinária.
Então, agora você chegou na parte burocrática do empreendimento, a qual exige que registre a sua clínica na junta comercial da sua cidade, além do Conselho Regional de Medicina Veterinária para, então, obter a licença da Vigilância Sanitária.
Cabe aqui destacar que cada região tem as suas próprias regras para isso, portanto é preciso se informar na sua cidade.

3. Contrate os funcionários

 

Nessa etapa, você já tem em mãos tudo devidamente registrado, e as demais exigências de sua região, agora, portanto, chegou a hora de contratar os funcionários para, finalmente, ir para o último passo e colocá-la para funcionar.
Será necessário contar com um médico veterinário para ser o responsável técnico pelos trabalhos, ter técnicos laboratoriais, atendentes e, caso a clínica funcione 24 horas por dia, uma equipe credenciada para ficar o dia todo, mas, como o artigo aqui é voltado para clínicas pequenas e básicas, provavelmente, ao menos nesse primeiro momento, não deve ser necessário que funcione 24 horas.
Então, após contratar todo o time, é hora de seguir para o próximo passo, a divulgação!

4. Crie um plano de marketing

 

Pronto! Já tem a equipe, o local montado, agora é hora de divulgar sua clínica veterinária.
Um bom plano de marketing inclui a definição de seu público-alvo; página nas redes sociais; um site, com informações sobre a clínica, serviços, horários, além de disponibilizar ferramentas de agendamento online, crie uma identidade visual, com um bom logotipo, cores e fontes consistentes e harmoniosas,que devem ser usados em todos os materiais de marketing, desde cartões de visita, site até banners e publicações nas redes sociais.
Aliás, as redes precisam ser muito bem trabalhadas, já que elas são uma forma eficaz de divulgar um negócio e alcançar mais clientes. E o recomendado é procurar promover sua clínica nas redes, com anúncios geolocalizados e segmentados por interesse, para poder impactar os donos de pets da sua região.

Tecnologia como aliada

 

Certamente, esse passo a passo de como montar uma clínica veterinária é apenas o básico, para que tenha sucesso com sua clínica, é preciso dar muita atenção à sua gestão. Felizmente, hoje temos soluções tecnológicas que ajudam muito na hora de administrar e gerenciar clínicas veterinárias, os chamados programas de gestão.
Então, um programa de gestão nada mais é do que um software para clínica veterinária, que vai lhe ajudar a gerenciar e controlar as atividades de sua empresa, através de uma grande variedade de recursos e funcionalidades.
Na verdade, um bom programa para clínica veterinária pode ajudar com várias tarefas, indo muito além da gestão financeira e contábil, pode até mesmo ajudar a gerenciar relacionamentos com clientes, sempre apresentando relatórios, análise de dados e previsão de demanda.

No mais, um programa de gestão ajuda a simplificar e automatizar todos os processos dentro de sua clínica, fornecendo informações e ferramentas necessárias para tomar decisões assertivas e melhorar o atendimento e eficiência de sua clínica veterinária.

 

Author: