Dicas para quem quer investir no mercado pet em 2023

Pensando em abrir um negócio no mercado pet em 2023? Com tantas opções acaba ficando na dúvida? Não sabe se ainda vale a pena investir em um mercado tão concorrido? Então, este artigo é para você!

Abrir o próprio negócio é o sonho da maioria das pessoas, mas esse é um passo que depende de diversos fatores, desde os objetivos de carreira, habilidades, conhecimento do mercado, recursos financeiros e disposição para assumir riscos.

Sem dúvida, há muitos benefícios em abrir o próprio negócio, como a possibilidade de ser seu próprio chefe, a flexibilidade de poder fazer seu próprio horário e a oportunidade de construir algo que possa ser muito gratificante e lucrativo.

Por outro lado, abrir um negócio também pode ser desafiador, principalmente, se ele pertencer a um setor tão competitivo, como o Pet.

Não só precisará investir tempo e dinheiro, como se preparar para enfrentar uma enorme concorrência.

Mas, claro, isso não é motivo para desistir, mas é preciso ter em mente que, apesar de ser um mercado muito promissor e que só cresce a cada ano, talvez até também por isso, ele é extremamente competitivo. Por isso, se está considerando abrir o próprio negócio, é fundamental avaliar cuidadosamente sua situação financeira, habilidades e objetivos e disposição para investir em um bom trabalho de marketing.

No mais, antes de abrir seu negócio, como sempre falamos por aqui, é importante pesquisar bem o mercado, criar um plano de negócios sólido e estar disposto a trabalhar duro para se destacar e alcançar o sucesso.

Está disposto a assumir esses desafios? Então, abrir um negócio próprio no mercado pet pode ser uma ótima opção para você!

Mas, assim como em toda nova empreitada, há coisas que você precisa saber e analisar com atenção para evitar possíveis dores de cabeça, e é o que mostraremos abaixo. Confira!

O mercado pet, realmente, está em alta?

 

A resposta é SIM! O que não é sinônimo de sucesso garantido. Justamente, por estar em alta, mais investidores estão decidindo abrir lojas e serviços dentro desse mercado, ou seja, a concorrência é muito acirrada.

De acordo com a Abinpet, o faturamento do segmento em 2022 superou a marca de R$40 bilhões, só no Brasil, que se tornou o 2º maior mercado de produtos pets do mundo em 2020, atrás apenas dos Estados Unidos.

Ou seja, é um segmento em constante crescimento e quem por isso mesmo, recebe novos empreendedores a cada dia.

Áreas mais promissoras dentro do mercado pet

 

E se está resolvido a empreender nesse setor, mas ainda está em dúvida sobre a área, a boa notícia é que o mercado pet é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de investimento, dentre ela, as mais promissoras são:

. Alimentos: A indústria de alimentos para animais de estimação é um dos segmentos mais estáveis e lucrativos do mercado pet. Os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar por alimentos de alta qualidade e nutritivos para seus animais de estimação. E nessa categoria temos não apensas as tradicionais rações, mas as comidas naturais, cuja procura cresce a cada dia e, portanto, vale uma atenção especial.

. Produtos de higiene e cuidado: nessa categoria temos shampoos, condicionadores, escovas, e acessórios de banho, também são segmentos importantes dentro do mercado pet.

. Serviços de cuidado e bem-estar: são serviços de cuidado e bem-estar, como veterinários (nem precisa ter uma clínica), hospedagem, creches, passeios e treinamento. Esses serviços estão em alta, pois as pessoas estão se preocupando cada vez mais com o bem-estar de seus animais de estimação.

. Produtos para entretenimento e lazer: nessa área podemos destacar os brinquedos, jogos, e produtos de diversão, que também são segmentos importantes dentro do mercado pet. Muitos tutores gostam de proporcionar uma vida saudável e ativa para seus animais, e produtos que incentivam a atividade física e mental dos animais estão em alta demanda.

. Acessórios: Acessórios para animais de estimação, como coleiras, guias, roupas, camas, e outros itens personalizados, também são segmentos importantes dentro do mercado pet. Os tutores amam seus animais e querem cuidar e protegê-los, e acessórios que os ajudam a fazer isso são bastante populares.

Com toda a concorrência, vale a pena investir nesse mercado?

 

A resposta é SIM! Mesmo sendo um mercado tão competitivo, isso não deve ser um impeditivo na hora de abrir o seu negócio, já que existem várias formas de driblar os concorrentes e se destacar no meio, como usando estratégias de marketing corretas.

Primeiramente, é preciso estudar a fundo a concorrência, o que as outras empresas estão oferecendo e quais os diferenciais de cada uma delas. E correr atrás de seu diferencial.

O atendimento é um dos principais pontos a considerar, precisa ser feito da forma mais excepcional possível. Enfim, é preciso considerar todos os fatores, desde os canais para contato até as formas de pagamento e a qualidade dos serviços, produtos e equipe.

No mais, é preciso ter em mente que o seu diferencial é o que vai possibilitar lhe destacar da concorrência, assim, após defini-lo, é hora de trabalhar as estratégias em cima do mesmo.

Tecnologia como aliada

 

Como já falamos aqui, a automação dos processos é uma das principais tendências para o mercado pet em 2023.

Por isso, ao decidir abrir seu negócio no mercado pet, é fundamental ficar por dentro das novidades do segmento tecnológico como um todo, buscando ferramentas que possam acrescentar ao seu negócio, mantendo seus serviços constantemente atualizados.

Nesse sentido, um bom programa de gestão merece um destaque especial, nada mais é do que um software para pet shop, que vai lhe ajudar a gerenciar e controlar as atividades de sua empresa.

Geralmente, um programa para pet shop inclui uma variedade de recursos e funcionalidades projetados para ajudar na gestão, monitorando e otimizando cada processo.

Na verdade, um bom programa de gestão pode ajudar com várias tarefas, como gerenciamento de estoque, planejamento de produção, gerenciamento de recursos humanos, gerenciamento financeiro e contabilidade. Até mesmo pode ajudar a gerenciar relacionamentos com clientes, sempre apresentando relatórios, análise de dados e previsão de demanda.

No mais, um programa de gestão ajuda a simplificar e automatizar processos empresariais, fornecendo aos gerentes informações e ferramentas necessárias para tomar decisões informadas e melhorar a eficiência da empresa.

Como investir em um software de qualidade?

Sem dúvida, existem muitas opções no mercado, mas nem todas cumprem com o que prometem, ou entregam um bom suporte. Por isso, quem deseja investir em um programa de gestão, precisa apostar naquele com nome no mercado, como Nuvem Vet, que além de fornecer todas essas facilidades, ele ainda oferece o melhor custo-benefício.

Author: