Porque abrir um Pet Shop em sua Clínica Veterinária

De múltiplas possibilidades, dinâmico e com perspectiva de crescimento, assim vem se apresentando, nos últimos anos, o mercado pet, cuja tendência, segundo especialistas, é continuar crescendo.

Nesse sentido, por todas as suas possibilidades, atendendo a diferentes tipos de empreendedores, o mercado pet, podemos assegurar, que é extremamente democrático, com espaço para pequenos, médios e grandes investidores.

Por outro lado, como sempre gostamos de ressaltar por aqui, esse mercado, apesar de não conhecer crise, e até por isso mesmo, está, cada vez mais, competitivo.

Sendo assim, a melhor maneira de se destacar é oferecer mais em um único lugar, ou seja, se possui uma clínica, porque não apostar também em um pet shop?

Com certeza, ao abrir o leque para ofertas de produtos e serviços, além de atendimento clínico, irá conseguir não só aumentar o número de clientes como também a receita, ao se destacar da concorrência.

No mais, vale considerar que, segundo pesquisas, as pessoas preferem aqueles estabelecimentos que oferecem mais em um único lugar, promovendo mais praticidade, conforto, economia e segurança.

Mais praticidade e competitividade

 

Então, porque não oferecer consultas e, também, vender serviços e insumos essenciais para os pets? Rações, areias higiênicas, remédios, shampoos, condicionadores, entre outros, e também serviços como banho e tosa e até hotel e Day Care ou terapias alternativas, são só algumas das muitas possibilidades de ampliar o leque de ofertas.

Acredite, embora esteja competitivo, o setor pet está longe de atingir a saturação, ou seja, basta trabalhar bem, com foco e determinação.

Assim, com um bom planejamento e o público-alvo definido, a venda de itens relevantes para pets, a oferta de bons serviços e um o bom atendimento, naturalmente, vai ser uma forma de atrair e fidelizar os clientes à sua clínica.

Só não vale achar que é só abrir um pet shop em sua clínica veterinária que os clientes vão vir aos montes, é preciso saber como chamar a atenção deles.

Ou seja, é preciso pesquisar e observar seus concorrentes, e também, claro, estudar estratégias e o seu público-alvo, só assim, poderá saber o que os clientes precisam e como atraí-los.

E se ainda não se convenceu da importância em apostar em um pet shop em sua clínica veterinária, então, continue lendo e confira algumas vantagens.

– Aumento da receita

 

O mundo mudou, a forma de consumo mudou, as pessoas hoje buscam praticidade, como poder encontrar em um mesmo produto várias funcionalidades. Nesse sentido, em vez de oferecer apenas consultas, pode abrir esse leque com serviços e produtos diversos e, assim, conseguir aumentar a receita, já que o cliente pode solucionar os seus problemas em um só lugar.

Mas atenção, é fundamental oferecer aquilo que os seus clientes consomem e precisam, para isso, será necessário definir seu público-alvo..

Uma dica é começar aos poucos, investindo em banho/ tosa e alimentação, como rações e/ou comidas naturais para pets e, aos poucos, ir ampliando a oferta de serviços e produtos.

– Mais visitas à clínica

 

Certamente, aumentando a oferta de serviços e produtos, de uma forma natural e crescente, aumentará o número de visitas à sua clínica veterinária. Afinal, os tutores não procurarão mais seu estabelecimento apenas para as consultas veterinárias, mas para banho e compra de ração.

Com o tempo, naturalmente, um serviço vai  acabar “puxando” o outro, assim, aqueles clientes que forem atrás de ração ou banho, quando precisarem, vão procurar seu estabelecimento para consultas, e vice-versa.

– Confiança do público

 

A base da relação entre tutor e veterinário é a confiança, e quanto mais investir e conquistá-la, mais os clientes se tornarão fiéis e promoverão sua marca, da forma mais eficaz, que é o boca a boca.

Por isso, invista no relacionamento com os clientes.

– Estabelecer parcerias

 

É fundamental procurar bons fornecedores para poder oferecer melhores produtos e sempre que o cliente precisar. Ou mesmo, terceirizar alguns serviços, pois muitos empreendedores conseguem faturar muito com parcerias.

Nesse sentido, o serviço que não puder, ou quiser oferecer, como terapias ou tratamentos alternativos, ou ainda serviço de hotel, só para citar alguns exemplos, você pode terceirizar e, dessa forma, assim como irá levar clientes para os parceiros, também receberá por eles muitos clientes.

Conte com a ajuda da tecnologia

 

E, certamente, nem poderia ser diferente, a dica é contar com a ajuda da tecnologia na hora de fazer a gestão de seu negócio, através de um bom sistema para clínica veterinária e pet shop.

Gerir uma clínica e um pet shop vai muito além de gostar e ser um ótimo veterinário, exige uma série de técnicas e estratégias para tornar a gestão do negócio mais eficiente, e um programa para clínica veterinária e pet shop pode ser crucial nesta tarefa.

Esse tipo de software funciona através de uma plataforma integrada de gestão empresarial, interligando diversos departamentos internos de forma a automatizar processos e otimizar a tomada de decisão.

Com um bom programa de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, além de poder monitorar as vendas, poderá ter controle total sobre pagamentos, contabilidade e administração dos recursos humanos, em tudo em um único sistema.

Isso sem falar na possibilidade de fazer o controle do estoque, que é considerada a maior dor de cabeça de todo comerciante. A gestão do estoque é tarefa essencial em qualquer negócio que trabalhe com o comércio de produtos.

E mais, além de monitorar seu estoque de produtos, um bom programa de gestão também gerencia pedidos e fornecedores, com relatórios em tempo real, ajudando nas tarefas de marketing e vendas com informações precisas sobre tudo o que entra e o que sai das prateleiras.

E é isso, lembrando que administrar qualquer tipo de negócio não é tarefa simples, requer muito planejamento e cautela, por isso, na hora de escolher um programa para pet shop, avalie a nova tecnologia e analise como ela pode impactar nos seus processos.

No mais, como pode ver, implantar um pet shop em sua clínica pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. , ainda mais em se tratando de um setor  extremamente competitivo, no qual quanto mais se reinventar e abrir o leque de oferta de produtos e serviços, mais chances terá de ter sucesso em seu negócio.

Author: