4 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente da sua clínica veterinária e pet shop

Seus clientes sumiram? De uns tempos para cá percebeu que não retornaram mais? Então, esse artigo é para você!

Sem dúvida, a pandemia trouxe muitas mudanças em nosso dia a dia, e isso em todos os sentidos. Ficamos mais exigentes, mais receosos, inseguros e…práticos.

Nesse sentido, porque comprar cada item em um determinado lugar, se tem estabelecimento que oferece tudo o que o cliente precisa e ainda entrega em casa?

Então, o fato é que o mundo mudou, e com ele a forma de consumir também, nesse sentido, ganha ponto quem consegue perceber as mudanças e procura se adaptar a elas.

Assim sendo, se percebeu que, ultimamente, seus clientes não têm retornado, é hora de começar a pensar em como melhorar o relacionamento com eles.

Mas, então, o que fazer para reconquistar e fidelizar os meus clientes?

Então, como já foi dito, o cliente, de uma forma geral, está cada vez mais exigente, e a oferta de serviços, ainda mais no setor pet, é imensa. Sendo assim, sai ganhando quem entrega o melhor produto e serviço.

Nesse sentido, é preciso entender que clínicas e pet shops lindos e bem estruturados é o que mais vemos por aí, porém, poucas investem em relacionamento com os clientes.

Pensando nisso, e na importância em investir em relacionamento com os clientes, resolvemos mostrar nesse artigo quatro dicas fundamentais para você melhorar o relacionamento com eles. Confira!

1- Conheça o cliente da sua clínica veterinária e pet shop

 

Pode até parecer muito básico, mas muitos profissionais, de vários setores, não sabem sequer o nome de seus clientes, e isso acontece, também, em clínicas e pet shops. O que é muito sério.

E algumas clínicas ou pet shops só recordam o nome do pet, o que também é um erro, já que quem decide o processo de compra de serviço ou produto é o tutor do animal.

Ou seja, nesses dois casos, o primeiro passo para a aproximação com o cliente foi deixado de lado, que é saber seu nome.

Tal como acontece com pais de crianças pequenas que em hospitais e emergências são chamados de mãe ou pai de fulano, ninguém gosta de se sentir apenas “mais um”. Da mesma forma que pais e mães, os tutores de pet têm nome e sobrenome.

Por isso, a primeira dica, para melhorar o relacionamento com o cliente de sua clínica veterinária e pet shop, é fazer um cadastro com dados do pet/tutor, anote seus contatos, tire suas dúvidas, conheça seus gostos e desejos, preocupações em relação ao seu pet, ao atendimento, enfim, aproveite o cadastro como uma forma de se aproximar de seu cliente.

Não basta saber se o pet tem alguma necessidade especial, algum tipo de alergia, medos, enfim, é preciso, também, saber sobre seu tutor, o que ele espera de um pet shop e de uma clínica veterinária? Se sugere alguma melhoria, procurando ouvi-lo e mostrando que, realmente, se importa.

2- Treine bem o sua equipe

 

Não adianta ser um ótimo médico, super simpático e empático, se sua equipe não seguir a mesma linha.

É fundamental procurar ter um bom relacionamento com o cliente da sua clínica veterinária e pet shop, contar com uma equipe bem treinada e na mesma sintonia.

Ou seja, é preciso que um simples “bom dia” seja dito com simpatia, ou seja, investir em um atendimento de excelência que, para quem não sabe, é o item mais decisivo na hora do cliente optar por um ou outro estabelecimento.

Portanto, invista em reuniões e treinamentos constantes com sua equipe.

3- Entregue o que promete e utilize recursos para manter o seu cliente sempre informado

 

Quando falamos em treinar a equipe, é que a mesma esteja apta a oferecer informações sobre cada produto ou serviço oferecido pela sua clínica ou pet shop.

Jamais prometa o que não irá cumprir, isso além de não ajudar a atrair novos clientes, ainda afasta os clientes que já possui.

Nesse sentido, se prometer,por exemplo, que o cliente será atendido no horário certo, não o faça esperar, e no caso de algum imprevisto, faça com que se sinta compensado, descontando a hora da consulta, ou oferecendo algum brinde.

No mais, ao contrário do que acontece com humanos, os pets não entendem que o profissional está atrasado, que precisa ficar quietinho esperando sua vez. Ou mesmo, em uma gaiola por horas, simplesmente, porque a clínica não cumpriu com o prometido.

Outra dica, ao perceber que a consulta agendada para uma determinada hora irá atrasar, é enviar um SMS informando seu cliente. Acredite, atitudes simples como essas podem fazer toda a diferença na hora de atrair ou fidelizar clientes!

4- Marque presença nas redes sociais

 

Certamente, você já sabe que atualmente todo mundo está nas redes sociais, se não em todas, ao menos em uma delas. Por isso, saiba tirar proveito dessa importante ferramenta de marketing, e se aproxime de seus clientes e até conquiste novos, a utilizando com sabedoria.

Seja Instagram, Facebook ou Whatsapp (obrigatório hoje em dia), descubra onde está seu cliente e fique próximo.

Tenha uma página no Facebook ou Instagram (ou nas duas) e coloque fotos dos seus pets (com autorização dos proprietários) após o banho, mostre-os em momentos fofos, ou com seus donos, faça selfies com seus clientes, curta, compartilhe.

Invista em promoções de postagens, é uma estratégia de marketing super barata e com ótimos resultados.

Crie grupos, troque ideias, informe promoções.

Acredite, esses canais de relacionamento são uma ótima opção para  saber como o cliente vê sua empresa.

Responda e tire dúvidas, prontamente, e se houver reclamação, resolva se desculpando e oferecendo uma recompensa para melhorar o relacionamento com o cliente da sua clínica veterinária e pet shop.

A tecnologia dando uma forcinha

 

E, claro, nenhuma dica acima será bem sucedida sem um bom trabalho de gestão por trás. E é aí que entra a ajuda da tecnologia, com um bom software de gestão.

Acredite, com um bom software para clínica veterinária ou pet shop você consegue controlar todos os setores de sua empresa, do atendimento, ao estoque.

Dentre outros benefícios oferecidos, um sistema para clínica veterinária ou pet shop permite ter todas as informações em um único lugar, gerenciar e controlar prontuários, receitas, exames e outros tipos de documentos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Ou seja, com um simples programa de gestão, sem dúvida, fica bem mais fácil organizar toda a sua rotina, desde marcação de horários, até a entrada e saída de produtos, de uma forma super prática, sobrando muito tempo para pensar em novas estratégias para melhorar o relacionamento com seus clientes!

Author: