10 dicas essenciais para a gestão de sua clínica ou pet shop

Estamos atravessando uma grande crise e, com isso, empresas, dos mais variados setores, inclusive o setor pet, buscam formas de não acabarem tendo que fechar suas portas.

Mesmo que o setor pet seja um dos que mais crescem, o momento pede cautela, atenção e busca de ações e estratégias, principalmente, por parte de pequenas e médias empresas, para que possam alcançar melhores resultados.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui 10 dicas de gestão,simples, mas que podem fazer toda a diferença para sua clínica veterinária ou pet shop.

Dicas de gestão para clínicas veterinárias e pet shops

 

Principalmente, para quem tem um pequeno negócio,  fazer uma boa gestão nunca foi tarefa das mais fáceis, toda a complexidade fiscal, o controle da equipe e do estoque, enfim, são muitas tarefas que, se não forem bem executadas, podem interferir diretamente no financeiro da empresa.

A dica, no entanto, é enxergar na crise o momento ideal para criar estratégias e alavancar seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas de gestão que podem ajudar, e muito, a conseguir melhores resultados.

1. Mapeie seu negócio

 

A primeira dica é realizar um mapeamento de seu negócio, descobrir os eventuais concorrentes, analisar os fornecedores, planejando ações (diárias, semanais e mensais) e métricas claras.

2. Avalie os clientes, o mercado e a localização

 
Com esse mercado em alta, a cada dia surgem novas clínicas e pet shops, portanto, se a clientela sumiu, provavelmente, ela optou por algum concorrente.

Por isso, é preciso monitorar constantemente sua clientela, assim como, a procura por seus produtos e serviços.

Faça pesquisas de satisfação, hoje já existem boa ferramentas para isso, até mesmo, as redes sociais podem ajudar nessa tarefa.

Procure descobrir possíveis erros, e o que seus clientes querem e procuram.

Descubra quem são seus principais concorrentes e observe se o  seu modelo de negócio está de acordo com o local de sua clínica ou pet shop.

3. Monte uma boa equipe

 

Como volta e meia falamos por aqui, por trás de toda empresa de sucesso existe uma boa equipe. Por isso, procure montar uma boa equipe e que sejam pessoas comprometidas, que gostem do que fazem e que com as quais você tenha afinidade.

No entanto, tenha em mente que o que deve prevalecer é a qualificação da pessoa e como ela está desempenhando a função que lhe foi direcionada.

No mais, invista em treinamentos, atendimento humanizado e empatia.

4. Se mostre sempre atento e presente

 
Independentemente de seu porte, é fundamental administrar bem a sua empresa, manter todas as suas obrigações em dia e procurar se relacionar bem com seus colaboradores, dando autonomia, mas acompanhando de perto as atividades de cada membro da equipe.

5. Separe sua vida financeira pessoal da empresarial

 
Apesar de parecer óbvio, um erro muito comum, principalmente de quem tem uma pequena empresa, é acabar misturando a vida financeira pessoal com a empresarial. E essencial separá-las e mante-las independentes.

Evite entrar no cheque especial e exceder no cartão de crédito, tenha controle dos gastos e somente faça investimentos dentro da sua capacidade de pagamento, no mais, procure fugir dos juros bancários e das instituições financeiras.

6. Avalie constantemente seus produtos

 

É fundamental nunca relaxar, procurar avaliar seus produtos e serviços  constantemente. Esteja atento aos seus clientes, se eles mantêm a regularidade de compras, se questionam sobre a qualidade ou sobre a modernidade de suas mercadorias.

Procure pesquisar muito e se manter atento às novidades do mercado que, aliás, está sempre se inovando. Vale apelar para as redes sociais para medir o grau de satisfação dos clientes.

Procure monitorar, constantemente, os preços praticados pela concorrência, e crie estratégias para atrair e fidelizar clientes, como ter sempre no estoque aqueles produtos que não podem faltar, oferecer pacotes de serviços, promoções, sorteios…

Tenha em mente que fidelizar clientes é um passo importantíssimo para qualquer empresa crescer.

7. Invista em uma boa comunicação

 
Mais do que simples divulgação de produtos ou serviços, é preciso ver o marketing como a forma de se comunicar de sua empresa, tanto interna quanto externa.

Nesse sentido, quanto mais direta, clara e abrangente for a comunicação, mais chances terá de passar credibilidade e transparência.

Por isso, invista em reuniões de avaliação e definição de metas, estabeleça prioridade de ações e de procedimentos, só assim, conseguirá uma divulgação mais efetiva, mas claro, sempre monitorando os resultados.

Externamente, faça um marketing dentro de suas possibilidades, até porque, felizmente, hoje não é preciso gastar muito dinheiro para fazer boas campanhas de marketing,  algumas podem ser feitas até sem gastar nada, como através das redes sociais que, aliás, são consideradas as ferramentas de marketing mais eficazes atualmente.

Lembre-se que qualquer divulgação é uma ação de marketing e serve para difundir sua empresa, seus produtos e serviços.

No mais, a dica é investir na prática mais simples e que melhores resultados trazem, que é o famoso boca a boca. Por isso, procure estimular essa prática entre os seus clientes!

8. Negocie com sabedoria

 
Procure desenvolver a habilidade de negociar, seja com clientes, fornecedores ou colaboradores.

Busque satisfazer a todos os envolvidos.

9. Tenha a tecnologia como parceira

 

Atualmente, já existem muitos programas de gestão, justamente, para ajudar pequenas e médias empresas que não podem se dar ao luxo de contratar profissionais para realizar as muitas tarefas das áreas de gestão e administração.

Assim sendo, aposte em um bom programa para clínica veterinária e pet shop como aliado em suas atividades, que irá agilizar e informatizar seu estabelecimento com registro de consultas, agendamentos, exames, receituário, vacinas, financeiro, envio de lembretes de retornos, agendamentos pelo whatsapp e, principalmente, um controle total do estoque.

Ou seja, um software para clínica veterinária e pet shop permite ter o controle total de todas as informações com um simples clique, podendo ter acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, sempre que precisar.

10. Seja inovador

 

Por fim, embora esteja em último lugar em nossa lista, não é, no entanto, a dica menos importante, pois em um mercado tão competitivo como o pet, quem não se mostrar em dia com o que há de mais novo não perde apenas clientes, como também autoridade.

É preciso estar sempre pesquisando as tendências, principalmente as lá de fora, se antecipando sempre que for possível, para poder oferecer produtos e serviços inovadores.

No mais, fique de olho nas redes sociais, até porque, a geração milênio não adquire quase nada que não esteja sendo comentado nas redes sociais, assim, mantenha sempre ativa sua página em redes como Facebook, Twitter e Instagram.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas, segui-las e se preparar para o sucesso!

Author: