Saiba quais produtos não podem faltar em seu pet shop?

Quando falamos em pet shop, estamos nos referindo a um dos setores que mais crescem no Brasil, que nem sequer conhece crise. Mas, apesar disso, e talvez até por isso, os desafios acabam sendo ainda maiores, já que a concorrência cresce proporcionalmente.

O fato é que muitos empreendedores, animados com os resultados apresentados pelo setor, acabam investindo no mesmo, criando um ambiente de alta competitividade.

Por conta disso, é possível encontrar em um mesmo bairro, muitas vezes, vários estabelecimentos comerciais ligados ao mundo pet, seja farmácia, clínica veterinária, banho e tosa, pet shop ou, até mesmo, todas essas opções em um único lugar.

Portanto, se pretende entrar para esse setor, saiba que é preciso estar preparado, não só em matéria de ofertas de serviços, mas de produtos, com as prateleiras prontas para atender os clientes.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui, além daqueles produtos que mais vendem, os que não podem faltar, de forma alguma, em seu estabelecimento.

Como escolher os produtos certos para seu cliente

 

Primeiramente, é preciso ter em mente o seu mercado, se trabalha, ou quer trabalhar, apenas com venda de produtos, ou também, oferta de serviços, ou ainda, se pretende oferecer tudo isso e ainda atendimento veterinário.

A dica, no entanto, é quanto mais puder abrir o leque de possibilidades, melhor será para o seu estabelecimento. Pois hoje as pessoas querem, cada vez mais, praticidade e, nesse sentido, se encontrarem tudo o que precisam em um único lugar, certamente, mais chances terá de fidelizar os clientes.

Tipos de produtos mais vendidos para pet shop

 

As possibilidades são muitas, e mesmo que pretenda oferecer o máximo de opções dentro desse segmento, é preciso estar atento para aqueles produtos mais procurados, que jamais podem faltar em seu pet shop, do contrário, correrá o risco de frustrar a clientela que, irá procurar tal produto em seu concorrente.

Ou seja, tenha em mente, e sempre nas prateleiras, os produtos com mais procura, independente dos perfis de cliente.

Baseando-se na demanda de mercado, segundo o IBGE, itens e serviços para cães são os mais procurados para atender os mais de 50 milhões de cães existentes no Brasil.

Em segundo lugar, estão os produtos voltados para aves de estimação, gatos e peixes.

De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) os produtos e serviços mais procurados no mercado são:

1° Lugar: Pet Food (alimentos);

2° Lugar: Pet Serv (serviços estéticos e de cuidados animais);

3° Lugar: Pet Care (produtos de cuidados pet);

4° Lugar: Pet Vet (medicamentos).

Produtos que não podem faltar em seu pet shop

 

Alimentos

 

Certamente, alimentos não podem faltar em nenhum pet shop, e dentro desse nicho, a ração segue sendo a grande estrela, e pode ser em sacos ou vendida à granel (nesse caso precisando consultar a legislação do estado e tipo de inscrição comercial da sua loja).

Os sachês de comida para gatos e cães também estão entre os itens mais procurados, portanto, não pode deixar faltar no estoque.

É importante ressaltar, também a importância de conhecer seu público-alvo, justamente, para poder atender suas necessidades, nesse sentido, saber se precisa investir mais em rações superpremium, por exemplo, ou em alimentação mais saudável, natural, como está em alta.

Por isso, como volta e meia falamos por aqui, é tão importante estudar seu mercado e definir seu público-alvo. Não que não tenha que oferecer de tudo, mas saber quais itens precisam ter em maior número no estoque.

Farmácia

 

Como foi dito, quanto mais abrir o leque de possibilidades, mais chances terá de conquistar a clientela nesse sentido, medicamentos são uma boa aposta para o mercado de produtos pets.

Como um dos problemas mais comum em cães e gatos é parasitário, através de pulgas e carrapatos, vale investir em medicamentos anti pulgas e carrapatos, que são produtos com alta procura.

O mesmo vale para outros itens de farmácia, geralmente, que são produtos que permitem ter margens de lucro altas, por serem produtos de baixo custo, só sendo preciso entender o giro de cada um.

E atenção, caso não tenha também uma clínica, para vender produtos de farmácia, precisará contar com a supervisão de um veterinário, regulamentando essa parte. Para manipulação também é possível que o responsável seja um farmacêutico.

Higiene

 

E, claro, não dá para falar em produtos de cuidados, sem pensar em pet care, em itens de higiene, que são produtos que tem alto giro nas pet shops.

Dentre os produtos com mais saída podemos destacar as escovas de dentes descartáveis e produtos de banho.

Acessórios

 

Que cãozinho de estimação não tem sua coleira ou caminha própria? Sem dúvida, é muito grande a procura por artigos desse tipo,  e dentre os acessórios mais procurados para animais vemos as coleiras e colares elisabetanos.

Apesar ter funções diferentes, esses dois produtos despontam em relação a venda de acessórios, mas, claro, também têm itens como bebedouros e comedouros.

Lembrando que a qualidade dos materiais é essencial para definir sua margem de lucro, ou seja, quanto mais qualidade maior a margem pode ser trabalhada.

Como identificar os produtos que trazem mais retorno?

 

Vale lembrar aqui que, felizmente, a tecnologia vem facilitando muito a gestão de  pequenas empresas, através de softwares para pet shops, como Nuvem Vet, por exemplo.

Nesse sentido, um bom programa para pet shop, ajuda a ter um total controle sobre suas vendas, dentre outras funções, registrando todas as saídas que teve em um período, permitindo descobrir os produtos mais vendidos em seu pet shop. Ou seja, um bom programa de gestão mostrará dados e informações sobre o giro dos produtos.

Dessa forma, você consegue comparar suas vendas por tipos de produtos, marcas ou até mesmo nicho de mercado (farmácia, higiene e estética, boutique, etc), saber que itens não têm saída e possuem um prazo de validade muito curto, permitindo compras mais assertivas.

Lembrando que o estoque, se não for bem trabalhado, pode virar uma enorme dor de cabeça para qualquer comércio. Por isso, é tão importante para a saúde financeira de seu pet shop, ter um total controle do estoque.

E não só isso, como volta e meia falamos por aqui, conhecer seu público, saber suas preferências e necessidades, além de ajudar a fidelizá-los, vai evitar prejuízos com produtos parados nas prateleiras.

Claro que conhecer os campeões de vendas do mercado brasileiro pode ajudar a atrair o público para a sua loja, porém, nem sempre esses “campeões” são também os preferidos de seu público, por isso, a necessidade de conhecê-lo.

E é isso, no mais, é procurar estar sempre atento às tendências de mercado, investir em um bom programa de gestão e nunca deixar faltar produtos no estoque, pelo menos, aqueles que terão procura.

Author: