O que é controle de validade e como realizá-lo corretamente em seu pet shop

Você realiza um perfeito controle de validade dos produtos de seu pet shop? Já perdeu produtos por não perceber que estavam com a validade vencida?Então, este artigo é para você!

Primeiramente, é preciso entender a importância do controle de validade de produtos para qualquer estoque, ainda mais se tratando de um pet shop, que lida com diferentes tipos de produtos, desde alimentos perecíveis, passando por acessórios, brinquedos, até produtos higiênicos.

É importante ter em mente que o prazo de validade indica o tempo de duração de um produto, até quando ele é seguro para consumo ou uso, sem perder suas propriedades nutricionais, terapêuticas ou outras características importantes.

Ou seja, por ser extremamente perigoso o consumo de determinados produtos vencidos, tanto para os animais como para o estabelecimento, já que isso pode comprometer sua credibilidade, é fundamental investir em um bom controle de validade.

Isso tudo sem falar que o controle de validade evita desperdícios de produtos, com descartes prematuros, ainda em boas condições de consumo, gerando prejuízos econômicos e ambientais.

Enfim, a importância da gestão do estoque vai muito além de saber os produtos que estão em falta e os que estão encalhados, ela permite ter o controle da validade dos produtos, que também é uma exigência legal, sendo obrigatório aos donos de qualquer estabelecimento, inclusive pet shop, e o não cumprimento das normas pode resultar em sanções administrativas, civis e criminais.

Dicas para realizar um bom controle de vaidade dos produtos em seu pet shop

 

Como já vimos, o controle de validade dos produtos é uma etapa importante na gestão de qualquer estoque, e dentre as principais dicas para um controle eficaz podemos destacar as seguintes:

1. Identifique os prazos de validade

 
Certifique-se de entender os diferentes tipos de datas de validade (como “consumir até” e “melhor antes de”) e como elas afetam a qualidade do produto.

2. Utilize rótulos visiveis

 

Garanta que as datas de validade sejam claramente visíveis e legíveis, e que o rótulo inclua informações adicionais relevantes, como a data de fabricação ou o lote.

3. Armazene os produtos adequadamente

 
Ao armazenar os produtos, siga corretamente as instruções do fabricante e as normas de segurança alimentar, incluindo medidas como manter os produtos refrigerados ou congelados, evitar a exposição à luz solar direta e proteger os itens de possíveis danos físicos.

4. Monitore os prazos de validade

 

Estabeleça um sistema de rastreamento que permita monitorar o prazo de validade de cada item individualmente, podendo ser feito de forma manual ou usando software de gestão.

5. Realize inspeções regulares no estoque

 

Procure revisar periodicamente as datas de validade para garantir que não haja itens vencidos nas prateleiras. Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam cientes da importância do controle de validade e saibam como realizar inspeções adequadas.

6. Arrume corretamente as prateleiras

 
Na hora de arrumar as prateleiras da loja, é importante não considerar somente aqueles produtos que não podem faltar, os itens mais procurados ou que chegaram há pouco tempo, é preciso priorizar produtos com a data de validade mais próxima. Ou seja, exponha em local mais visível aqueles produtos que estão mais perto do vencimento e oriente a sua equipe a seguir essa norma.

O papel dos fornecedores no controle de validade dos produtos

 

É fundamental entender a importância dos fornecedores no controle de validade dos produtos de seu pet shop, já que tudo começa na hora da compra dos produtos com os seus fornecedores de confiança.

O trabalho de controle, certamente, fica muito mais difícil se os pedidos forem feitos no tempo correto, evitando que os mesmo cheguem às prateleiras perto da data de vencimento, atrapalhando nas ações de vendas.

Por isso, uma dica é procurar constantemente realizar reuniões de equipe, treiná-la para que os colaboradores não aceitem entregas caso os produtos ultrapassem um período aceitável que, geralmente, é de um terço do período que resta para o vencimento do produto.

Outra dica, é apenas realizar pedidos cujos valores, bem abaixo do mercado, tornem possíveis uma ação promocional, por exemplo, para a queima desse estoque mais rapidamente. Caso contrário, avalie o pedido com o fornecedor e fique de olho nas inspeções durante as entregas.

No mais, vale lembrar, mais uma vez, da importância de procurar estabelecer um bom relacionamento com seus fornecedores, garantindo um prazo melhor de entrega e, consequentemente, um prazo maior de validade do produto, atendendo aos padrões de qualidade e segurança exigidos pelos consumidores e reguladores.

A tecnologia como aliada

 

Como sempre ressaltamos por aqui, é de extrema importância dar uma atenção especial ao estoque, que é o coração da loja, e uma dica é lançar mão de boas ferramentas que vão tornar tudo isso mais produtivo e com menor chance de erros no dia a dia.

Ou seja, já existem softwares que realizam a gestão como um todo, inclusive, do estoque e do controle de validade de produtos.

Um bom sistema para pet shop completo vai lhe ajudar a armazenar os dados sobre os produtos em estoque, inclusive, informando sobre validades mais próximas do vencimento, facilitando todo o processo de gestão e ajudando a tornar a rotina da loja mais ágil.

Como volta e meia falamos por aqui, um programa para pet shop pode ajudar na gestão de estoque de várias maneiras, dentre elas as seguintes:

– Cadastrando os produtos: o programa mantém um cadastro atualizado de todos os produtos que seu pet shop comercializa, incluindo as informações de validade de cada um.

– Emitindo alertas de validade: o programa pode emitir alertas automáticos quando um produto estiver próximo de vencer, permitindo que sua loja tome as medidas necessárias para evitar que o produto expire.

– Monitorando o estoque: o programa pode monitorar o estoque e identificar os produtos que estão prestes a vencer, ajudando a empresa a priorizar a venda desses itens e evitar perdas.

– Fazendo a gestão de compras: o programa pode auxiliar na gestão de compras, permitindo que a empresa evite a aquisição de produtos próximos da data de validade ou com prazo de validade curto.

– Registrando as vendas: o programa pode ajudar a identificar aqueles produtos com maior saída e quais estão parados no estoque.

E é isso, como podemos ver, por mais que gerenciar o estoque seja um desafio, dificultando o controle da validade, é possível ter um maior controle sobre esses prazos, evitando possíveis perdas e prejuízos, seguindo essas dicas e, principalmente, apostando em um bom software de gestão.

Author: