Dicas para se destacar no atendimento veterinário em área rural

É comum muita gente pensar em clínicas veterinárias e imaginar salas repletas de cachorrinhos e gatinhos fofos mas, na verdade, animais de grande parte, localizados em zonas rurais, representam parte significativa das demandas de serviços veterinários. Por isso, resolvemos escrever este artigo, para alertar sobre a importância de buscar formas de se destacar dentro desse segmento no campo, onde a concorrência é muito grande.

Sem dúvida, o profissional que opta em trabalhar em zonas rurais, precisa ficar ciente dos muitos desafios que fazem parte dessa parcela desse tipo de atuação, a qual, geralmente, requer que o profissional se desloque pessoalmente,e não o contrário, como vemos acontecer com clínicas voltadas a animais de pequeno porte.

Enfim, é preciso considerar desafios como distância de deslocamento, alta concorrência e a falta de investimento dos proprietários em ações preventivas, que são só alguns, dentre muitos outros desafios.

Por isso, quem opta em realizar atendimento veterinário a campo, precisa estar preparado para ter que lidar com as mais diferentes necessidades e limitações de seus clientes. Quer conhecer algumas dicas para se destacar nesse setor? Então, continue a leitura!

Dicas para oferecer um melhor atendimento

 

Certamente, tal como em qualquer área ou setor, embora o veterinário rural tenha que encarar muitos desafios, o atendimento é sempre um diferencial. Confira abaixo algumas dicas:

1. Busque se especializar em uma área

 

Geralmente, o atendimento veterinário rural acontece em fazendas, e envolve animais de grande porte, como bovinos e equinos. Mesmo que também exista demanda para atendimentos emergenciais com animais de pequeno porte, como cães e gatos, é na pecuária que o veterinário rural encontra mais oportunidades de trabalho.

E se o objetivo é se destacar e conseguir um volume bom de atendimentos, a principal dica é investir em conhecimento específico para a área com a qual deseja atuar.

Nesse sentido, é possível investir em cursos práticos de curta duração, nas áreas de reprodução bovina e reprodução equina, por exemplo, ou ainda investir na área de clínica equina, que também tem alta procura.

Também é possível investir em uma pós-graduação, elevando a qualidade do atendimento e ampliando as possibilidades de trabalho. Certamente, isso abre muitas portas, possibilitando oferecer serviços especializados e de maior valor agregado, que podem ser uma boa forma não só de atrair, mas de fidelizar clientes.

2. Invista em equipamentos de ponta

 

Determinados equipamentos são fundamentais atualmente e de grande auxílio para diagnosticar doenças e anormalidades nos animais, por isso, são obrigatórios para quem deseja se destacar no atendimento veterinário rural. Os aparelhos de ultrassom veterinário, por exemplo, também são fundamentais e versáteis, principalmente, para profissionais que desejam atuar nas áreas da reprodução e ortopedia, além de permitir a detecção de irregularidades cardiorrespiratórias. O Raio-x também é um outro equipamento muito utilizado, já que permite a análise de possíveis fraturas e torções e possibilita analisar os pulmões dos equinos.

3. Crie uma rotina de serviços

 

Outra dica é criar uma rotina de serviços, facilitando até na hora de otimizar o seu tempo, e atender a mais clientes em um mesmo dia, sendo muito importante estabelecer uma metodologia de trabalho.

4. Pratique preços justos em seu trabalho

 

Uma grande dúvida, principalmente de quem está começando, é na hora de precificar os serviços. A área de animais de grande porte é bastante rentável, afinal, a criação de bovinos é um pilar da economia nacional, tendo alta demanda, por outro lado, ela requer uma maior investimento, como nos equipamentos acima relatados e mais transporte e toda uma estrutura que permite trabalhar com animais maiores. No mais, a criação de equinos de alto padrão é um mercado de luxo, que também movimenta milhões todos os anos e se preparar para atender toda a demanda desse mercado pode ser um bom investimento. Porém, o mercado é competitivo e não basta apenas apresentar diplomas e certificados, é preciso se abastecer com bons equipamentos e ter preços competitivos, nem muito acima e nem muito abaixo do já praticado

Mas como precificar?

Como dito acima, é preciso oferecer preços competitivos, para isso, é preciso entender o mercado e ter uma média do que outros profissionais estão cobrando, já sabendo que alguns profissionais são contratados por mês, por estação de monta, por serviço prestado, enfim, é preciso definir a forma que melhor se encaixe com suas necessidades.

Mas, também precisa considerar seus custos fixos, com deslocamento, alimentação, manutenção de equipamentos.

Por fim, saber quanto deseja receber por hora trabalhada, incluindo na conta todo seu investimento em qualificação profissional, em equipamentos.

Principais demandas do atendimento veterinário rural

 

Para trabalhar com animais de grande porte, é fundamental conhecer  bem as necessidades de cada espécie, já sabendo que cada uma possui demandas diferentes, o que requer que o profissional responsável esteja capacitado para reconhecê-las e supri-las da melhor forma.

-Equinos: a reprodução equina se encontra hoje em crescimento, sendo necessário um acompanhamento veterinário para monitorar o ciclo estral das fêmeas, avaliar com maior cuidado as estruturas reprodutivas e o desenvolvimento da gestação. Nesses casos, ter um ultrassom veterinário é essencial.  Também fazem parte da rotina desses animais as cólicas, problemas odontológicos e ortopédicos, que podem ser acompanhadas de ultrassons e aparelhos de raio-x, como no caso de cavalos atletas, que precisam de avaliações frequentes, para procurar possíveis fraturas e lesões.

-Bovinos: a bovinocultura, tanto de leite, quanto de corte, é uma área de grande investimento e, assim como os equinos, exigem monitoramento de sua reprodução. As avaliações ginecológicas são realizadas com o auxílio de aparelhos de ultrassonografia que permite, também, analisar a sua composição corporal, observando características como a uniformidade das estruturas e porcentagem de gordura. Também há grande demanda para a implantação de programas de vacinação e manejo nutricional, essenciais para a eficiência produtiva.

-Ovinos: as maiores demandas dos ovinos são, também, em relação à reprodução, devendo ser monitorado os ciclos estrais, detectar e acompanhar gestações. Já, as avaliações e exames podem ser realizados por meio da ultrassonografia.

-Suínos:  representam boa parte da carne consumida no Brasil e, portanto, também demandam atendimento veterinário, devendo o profissional responsável estabelecer o programa de vacinação, acompanhar as estratégias de reprodução e acompanhar a proliferação de doenças.

Enfim, é preciso reconhecer o importante papel de um atendimento veterinário rural, e  a importância de se investir nos meios para que essas consultas sejam produtivas e realizadas da melhor forma possível.

A tecnologia como aliada

 

Engana-se quem pensa que um bom programa de gestão não tem serventia para um veterinário rural, na verdade ele é de grande utilidade e podemos destacar as seguintes:

1- Gerenciar clientes e animais

Um sistema para clínica veterinária pode ajudar a manter um registro preciso dos animais e seus proprietários, permitindo que o veterinário rastreie facilmente seus clientes e suas necessidades. O programa também pode ajudar a agendar consultas e enviar lembretes para os proprietários de animais sobre quando é necessário agendar uma consulta.

2- Realizar a gestão financeira

O programa de gestão ajuda o veterinário rural a gerenciar suas finanças, incluindo faturamento e pagamentos de clientes. Isso permite ter uma visão geral de sua situação financeira e planejar melhor suas atividades.

3- Controlar o estoque

Um bom software para clínica veterinária também ajuda a gerenciar o estoque de medicamentos e suprimentos, permitindo fazer pedidos antecipados e evitar ficar sem materiais essenciais, garantindo que possa fornecer os tratamentos necessários sempre que for preciso.

4- Facilitar o acesso a informações

Um programa de gestão armazena informações importantes, como históricos médicos de animais, informações de vacinação e informações de proprietários, permitindo fácil acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Enfim, de uma forma geral, para se destacar como veterinário rural, é preciso não só investir em conhecimento, mas em equipamentos e tecnologias, inclusive, um bom programa de gestão, que pode ajudar um veterinário rural a se tornar mais eficiente e eficaz em seu trabalho, permitindo oferecer um melhor atendimento.

Author: