Por que realizar reuniões de equipe em sua clínica ou pet shop

Com o mercado tão competitivo e toda a crise financeira do país, conseguir evitar a alta rotatividade de funcionários em pequenas empresas, como pet shop, por exemplo, é uma missão muito importante, mas também, muito difícil. Por outro lado, contar com uma equipe comprometida e bem treinada, sem dúvida, é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer empresa.

Como volta e meia falamos por aqui, é fundamental saber selecionar corretamente os funcionários e conseguir manter uma boa equipe, com treinamentos constantes, promoções e premiações, e isso nem deve ser considerado gasto, mas investimento.

Nenhuma empresa faz sucesso sem ter por trás o trabalho, comprometimento e empenho de uma boa equipe.

Por isso, não basta apenas contratar pessoas qualificadas para os cargos que ocupam, elas precisam ser treinadas e valorizadas, e para isso, é preciso investir em reuniões de equipe.

Você costuma investir em reuniões de equipe em seu pet shop ou clínica veterinária? Então, isso significa que sua gestão está avançando de forma correta.

Porém, não basta realizá-las, é preciso saber como tornar essas reuniões eficazes.

Por isso, resolvemos mostrar aqui dicas de como organizar e executar as reuniões de equipe em sua clínica veterinária ou pet shop. Confira!

Por que devo realizar reuniões de equipe?

 

Embora a maioria das pequenas empresas ainda subestime o poder das reuniões e de contar com uma boa equipe, o fato é que para sobreviver nesse cenário competitivo, quem não investe nesse principal capital de qualquer empresa, está fadado a ficar pelo caminho ou, com muita sorte, sobreviver, aos trancos e barrancos.

O que é preciso entender é que as reuniões de equipe não são perda de tempo, como alguns consideram, muito pelo contrário, elas são fundamentais para manter o bom relacionamento entre colaboradores e gestores, assim como, tirar dúvidas, alinhar pensamentos e padronizar atendimento.

E isso não se aplica somente aos negócios maiores, muito pelo contrário, as reuniões são fundamentais para pequenos negócios também, desde que tenham mais que dois funcionários envolvidos.

Por exemplo, em clínicas veterinárias e pet shops, é preciso lidar com diferentes áreas, da administração, passando pelo atendimento, vendas, estoque até profissionais como tosadores, banhistas, entre outras, ou seja, são inúmeras pessoas envolvidas na rotina deste modelo de negócio, e cada uma com uma capacitação e habilidade específica.

O que abordar nas reuniões de equipe

 

É preciso considerar que uma reunião envolvendo toda a equipe acaba sempre trazendo inúmeras vantagens, já que cada um compartilhará sua visão, a partir da experiência profissional e atuação.

Dentre as muitas possibilidades a serem abordadas, vale prestar atenção nas seguintes:

– Receber e dar feedbacks;
– Procurar alinhar a forma de atendimento ao cliente;
– Compartilhar informações sobre os últimos resultados e conquistas;
– Alinhar metas e outros objetivos do negócio;
– Abrir portas para sugestões de melhorias;
– Verificar a satisfação no trabalho e motivar o time;
– Melhorar o relacionamento interpessoal e o clima.

Também vale aproveitar este momento com a equipe para criar interações mais divertidas e descontraídas, que resultem em mais aproximação entre os colaboradores.

E mais, é possível aproveitar estas reuniões não só para fortalecer os vínculos, mas também para descobrir qual a melhor redes social para o seu negócio, saber como abastecê-la, com fotos, vídeos e outras publicações que demonstrem o quanto a equipe está envolvida em discutir melhorias e, assim, aprimorar o pet shop ou clínica veterinária.

Como realizar reuniões de equipe eficientes?

 

Provavelmente, agora já deve ter entendido como é importante realizar reuniões de equipe, então, é hora de colocá-las em prática da maneira mais eficiente possível.

Confira abaixo algumas dicas de como realizar reuniões, compartilhadas pelos maiores experts no assunto e voltadas para o mercado pet.

Estabeleça um horário conveniente para todos

 

As reuniões de equipe devem ter um propósito, por isso, não devem pegar ninguém de surpresa, muito pelo contrário, dar tempo para que os colaboradores possam lembrar de importantes questões e tirar dúvidas.

Por isso, as reuniões devem acontecer em horários previamente acordados com os colaboradores, e quando a data for confirmada, não se esqueça de reforçar com lembretes, para que ninguém se esqueça do compromisso.

E, claro, procure tornar as reuniões de equipe uma prática frequente, se possível, até em um dia já estabelecido da semana, por exemplo, todas as primeiras segundas-feiras do mês no mesmo horário, ou na última sexta-feira de cada mês.

Enfim, buscar uma forma de tornar as reuniões um compromisso.

Pauta

 

Assim que estiver marcada, o próximo passo é pensar no que será compartilhado com o time, para isso, procure listar alguns tópicos do que você acha importante compartilhar. O importante é levar a sério as reuniões para que elas sejam levadas a sério pelos colaboradores.

Vale até preparar uma apresentação digital, com dados, vídeos, e outros conteúdos, tornando a reunião mais dinâmica, e prendendo mais a atenção dos colaboradores.

Algumas dicas de assuntos a serem levantados:

– Dados e novidades do mercado pet que podem impactar os resultados;
– Mudanças na empresa, como a compra de novos equipamentos, reformas, oferta de novos produtos ou serviços adicionais, contratações;
– Um novo concorrente nas proximidades;
– Estratégias comerciais e metas a serem batidas;
– Problemas que precisam ser melhorados;
– Conquistas, resultados e ações que superaram as expectativas;
– Gratificações ou qualquer bonificação aos funcionários que se destacaram;
– Mensagens e conteúdos motivacionais.

Agilidade

 

É muito importante procurar realizar reuniões de equipe mais diretas possíveis. Por isso, seja objetivo. Procure que o tempo médio do evento seja de 1h a 1h30, no máximo. Certamente, quanto mais constantes, mais rápidas serão as reuniões.

Uma dica, principalmente, para quem tem dificuldade de comunicação, ou não consegue expor tudo dentro de um tempo limitado, é ensaiar a apresentação antes de se encontrar com a equipe, possibilitando que a pauta caiba dentro do tempo médio do encontro.

Conte com a tecnologia

 

E não dá para falar em reuniões eficazes sem pensar em dados precisos e informações relevantes, o que é possível, hoje em dia, através de um bom programa de gestão.

Para quem não sabe, já existem no mercado diferentes programas para clínicas veterinárias e pet shops voltados tanto à empresas grandes como pequenas, como Nuvem Vet, por exemplo.

É muito importante contar com um sistema para clínica veterinária e pet shop pois ele oferece dados claros e precisos, possibilitando identificar pontos de melhorias, garantindo o crescimento do seu negócio.

Assim, com todos os dados obtidos entre os gestores e colaboradores nas reuniões, fica muito mais fácil saber o que precisa ser feito e como fazer, baseando-se em informações reais sobre o que acontece no pet shop ou clínica veterinária.

Ou seja, quanto mais informações você tiver em mãos e compartilhar com todos, mais eficiente serão as reuniões de equipe e, assim, o andamento das atividades.

 

E então, você costuma investir em reuniões com sua equipe? Preparado para começar a implantar em sua clínica ou pet shop?

Author: