Como acertar na sua primeira Campanha de Marketing de seu Pet Shop

Está abrindo agora ou pensando em abrir um pet shop e quer saber como acertar na primeira campanha de marketing? Então, continue lendo este artigo!

Muito se fala em marketing atualmente, até porque, é impossível hoje em dia qualquer marca sobreviver nesse mercado, cada vez mais competitivo, sem contar com um bom trabalho de marketing.

Porém, um erro comum é considerar o marketing apenas como uma propaganda, um trabalho de divulgação, quando na verdade ele é algo muito mais abrangente.

Marketing envolve todo um conjunto de estratégias e técnicas que visam criar identidade para uma marca, além de promovê-la, fortalecê-la e torná-la confiável.

Mas um bom trabalho não se resume às estratégias de marketing. Um bom trabalho de marketing envolve também atividades como pesquisa de mercado, segmentação de clientes, desenvolvimento de produtos, precificação, promoção, distribuição e análise de resultados.

Por fim, o marketing é todo o trabalho de fortalecimento e divulgação de uma Marca, tendo como principais objetivos a fidelização dos clientes, através de construção de um relacionamento entre a marca e seu público, e a geração de valor e autoridade para a empresa.

E o que é campanha de marketing

 

Feiras de adoção, parceria com ONGs, Eventos, Assinaturas, Cupons de Desconto, Programas de Fidelidade, Datas comemorativas, são só alguns exemplos de Campanhas que podem ser realizadas pelo seu Pet Shop. Mas , afinal, o que é uma campanha de marketing?

Se por um lado marketing é algo abrangente, uma campanha de marketing diz respeito à uma iniciativa estratégica, criada a partir de suas pesquisas e avaliações, com a finalidade de poder promover, da forma mais eficiente possível, algum produto ou serviço, aumentando sua visibilidade, gerando interesse e, consequentemente, aumentando as vendas.

Também faz parte do marketing saber definir os canais em que as campanhas serão realizadas, como mídias sociais, televisão, rádio, outdoor, email marketing, entre outros.

Ou seja, para que as campanhas sejam efetivas, dependem de um bom trabalho de marketing, de atividades coordenadas, como pesquisas de mercado, planejamento de marketing, desenvolvimento de mensagens publicitárias, criação de materiais promocionais, seleção de canais de distribuição e avaliação de resultados.

Assim, uma campanha bem trabalhada, visa alcançar um público-alvo específico, ajudando a promover a marca e seus produtos ou serviços, de forma bem mais eficaz.

No mais, a campanha pode ter diferentes objetivos, desde lançar um novo produto, fortalecer a marca, atrair mais clientes, fidelizar clientes, aumentar as vendas, entre outros.

Como podemos ver, para que uma campanha seja bem sucedida, ela depende de um cuidadoso planejamento e a definição do seu objetivo.

Como acertar na primeira campanha de marketing

 

Como tudo na vida, dar o primeiro passo é sempre mais difícil, pois ainda não se tem noção dos gastos, a equipe ainda está se estabelecendo e você ainda não conhece muito bem seu público e o mercado. Mas vamos lhe ajudar nessa jornada, mostrando o passo a passo para criar a sua primeira campanha. Confira abaixo:

1. Estabeleça um orçamento

 

A primeira coisa a fazer é entender a importância do marketing para a sua empresa, que não deve ser visto como um gasto, mas como um investimento.

Lembrando que o sucesso de qualquer empresa passa pela atração, retenção e fidelização do cliente, o que só pode ser alcançado, hoje em dia, através de um bom trabalho de marketing.

Certamente, ninguém está falando em se endividar para investir em marketing, porém, é preciso considerá-lo como estratégia de crescimento.

E mais, ao contrário do que muito empreendedor imagina, o marketing digital não sai caro, é possível investir pouco e ter ótimos resultados.

2. Conheça seu público

 

Conhecer seu público é fundamental para que se tenha sucesso em qualquer campanha de marketing. Isso porque as ações todas são estrategicamente pensadas considerando fatores como mídias preferidas, faixa etária, gênero, gostos, necessidades, linguagem, enfim, possibilitando um direcionamento mais assertivo das ações.

3. Crie presença online

 

Atualmente, quem não tem presença digital, basicamente, não existe. Por isso, é fundamental investir em um bom site, um perfil nas principais redes sociais (naquelas que o seu público está), aliás, essa é considerada a iniciativa de marketing mais simples, barata e eficaz. Porém, é preciso ter em mente que não basta apenas criar um perfil e não postar constantemente, você precisa construir relacionamentos com os usuários através de conteúdo relevante, interações. Aproveite para usar as ferramentas de promoções de conteúdo oferecidas pelas redes sociais, as quais costumam atrair muitos novos seguidores e, claro, clientes em potencial.

4. Use a criatividade

 

Pronto, agora você já tem todas as informações e ferramentas necessárias para criar sua primeira campanha. Hora de colocar sua criatividade para funcionar. Lembre-se que essa será sua primeira campanha de marketing, tenha paciência.

Vale lembrar campanhas de sucesso como a criada pela Coca-Cola, na qual  personalizou as embalagens com nomes populares, ou a da Dove, que celebrou os corpos nas suas mais diferentes formas, entre outras. Claro, estes são só alguns exemplos de campanhas de marcas famosas, mas é possível fazer algo mais modesto e específico para um pet shop.

Alguns exemplos de Campanhas para Pet Shop

 

Certamente, muitas podem ser as campanhas, as quais devem ser definidas de acordo com seu público-alvo e seus objetivos. Mas destacaremos dois exemplos:

1. Vendas relâmpagos

 

É possível lançar promoções instan­tâneas, ofer­tas por tem­po lim­i­ta­do, cupons, e ainda divulgar essas campanhas nas redes sociais e seu site, por exemplo.

Aliás, esse tipo de campanha tem como ideia diminuir a hes­i­tação do cliente ao faz­er a com­pra (preço, cus­tos de envio etc.), não dar muito tempo para ele pensar, acel­er­ando o proces­so de decisão, crian­do uma sen­sação de urgência.

2. Feiras de adoção

 

Seu pet shop tanto pode patrocinar como montar sua própria feira de adoção, promovendo a boa imagem da sua empresa ao estar ligada a uma causa ambiental, sendo portanto, uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade do seu estabelecimento, conquistando a simpatia dos donos de pet. Sem dúvida, uma boa forma de seu pet shop ser associado com responsabilidade social e o bem-estar do pet. Uma campanha que, provavelmente, vai ajudar a atrair e fidelizar os clientes.

Como um programa de gestão pode ajudar na primeira campanha de marketing?

 

Como dito anteriormente, toda campanha bem sucedida é baseada em dados e informações corretas sobre seu público-alvo. Nesse sentido, também, um programa de gestão pode ser uma ótima aliada para a sua primeira campanha de marketing, ajudando a garantir ações planejadas, executadas e avaliadas de forma eficaz e eficiente.

O fato é que um sistema de gestão para pet shop pode ajudar no planejamento, oferecendo dados e informações para poder definir melhor seus objetivos e estabelecer um orçamento.

Enfim, um bom programa para pet shop fornece as ferramentas e recursos necessários para que possa planejar, executar e avaliar em tempo real, os resultados de sua primeira campanha de marketing, mostrando um panorama fiel do aumento das vendas e procura por produtos, enfim, ajudando a alcançar seus objetivos e a construir uma base sólida para futuras iniciativas de marketing.

Author: