A importância da gestão do estoque em seu Pet Shop

Hoje vamos falar sobre um assunto que, volta e meia, abordamos por aqui, justamente, por toda a sua relevância: o estoque.

Qualquer empresa que comercialize produtos precisa contar com um estoque, porém, é necessário um controle efetivo para definir a quantidade e a real necessidade dele.

E quando se fala em estoque de um pet shop, é muito importante que sua gestão seja feita de uma forma eficiente, até porque costuma trabalhar com a venda de diferentes produtos.

O fato é que apesar de toda a sua importância, não são poucos os comerciantes que subestimam a gestão do estoque, por isso, estamos sempre falando sobre esse setor que é o coração de toda a empresa.

Uma boa gestão não apenas vai evitar prejuízos financeiros, como também, que possa comprometer a reputação de sua empresa, afinal, seus clientes esperam encontrar os produtos que desejam nas prateleiras, ou em seu site. E como vai saber quais os que tem mais saída ou os que estão para terminar se não houver uma boa gestão?

A gestão eficiente do estoque é fundamental para manter a saúde financeira do seu pet shop. É a partir dela que consegue equilibrar as compras, armazenar e cumprir as entregas, fazer um completo controle de entradas, consumo e movimentação de materiais, enfim, evitando os principais problemas de estoque.

Afinal, o que é gestão de estoque?

 

A gestão de estoque significa todo o processo que garante um melhor planejamento e controle dos recursos materiais armazenados dentro de uma empresa, analisando a entrada, saída e movimentação de mercadorias, sempre fornecendo dados confiáveis para os demais setores, de compras e marketing.

Benefícios da gestão de estoque

 

Para quem não sabe, fica quase impossível tomar decisões assertivas sem se basear em dados reais, é extremamente importante fazer um eficiente controle de estoque, o qual vai ajudar a diminuir custos, aumentar o fluxo de entradas e saídas e definir um volume ideal de compras, aumentando, assim, a lucratividade da empresa.

E não é só isso, com o controle de estoque, o empreendedor tem a garantia da disponibilidade de mercadorias e, consequentemente, de não perder vendas ( e até clientes) por causa de furo de estoque.

Dentre todos os benefícios da gestão de estoque, podemos destacar os seguintes:

– Satisfação do cliente ao conseguir comprar o que procura;
– Eficiência operacional dos processos de suprimento;
– Controle financeiro (lucro para a empresa);
– Giro de estoque (redução dos custos);
– Diferencial competitivo;
– Maximização do nível de atendimento da demanda.

Como organizar o estoque

 

Um bom controle de estoque passa, também, pela organização. É fundamental que o estoque esteja sempre organizado, para isso:

– Mantenha o estoque sempre limpo;
– Garanta espaço para movimentação de colaboradores;
– Separe as mercadorias por departamento;
– Identifique cada departamento;
– Tenha controle de pragas;
– Invista em um espaço que tenha o tamanho ideal para o que você precisa estocar.

Indicadores de desempenho na gestão de estoque

 

Um bom controle de estoque conta com indicadores de desempenho, os quais servem para mostrar quando um produto deve ser comprado, assim como a quantidade, também mostra como está a movimentação do estoque, saldos de determinado período, quais os produtos com maior e menor circulação, entre outras informações, que facilitam tomadas de decisão, além de garantir o uso preciso de recursos.

Dentre os indicadores de desempenho mais relevantes, podemos destacar:

1. Giro de estoque

Considerado um dos indicadores de desempenho mais importantes, seu objetivo é trazer informações essenciais sobre a rotatividade dos produtos do estoque e, assim, permitir traçar campanhas de desconto, estratégias de vendas e marketing para giro das mercadorias.

2. Ruptura de estoque

Serve para sinalizar para a empresa que algo está faltando. Nesse sentido, quanto maior a ruptura de estoque, maiores serão as chances de o cliente não encontrar o produto que procura, e automaticamente, menores serão as vendas, podendo até mesmo, perder o cliente para a concorrência.

 3. Taxa de retorno

Este indicador sinaliza a taxa de devolução, ou seja, quantos itens voltaram ao estoque, ajudando a identificar os itens que não estão satisfazendo os clientes, seja por defeito de lote, queda na qualidade dos insumos, entre outros.

4. Tempo de reposição

Entender a dinâmica da reposição de estoque é algo fundamental em qualquer estoque, e esse indicador serve para mensurar o tempo que determinado produto leva para voltar para o estoque e após, para comercialização, ajudando a melhorar os processos logísticos.

A importância da reposição de estoque

 

É preciso ter em mente que estoque parado é dinheiro parado. Por isso, administrar o estoque de forma errada pode trazer muitos prejuízos.

Nesse sentido, é fundamental, administrar muito bem as saídas de produtos, podendo, inclusive, usar tecnologias voltadas para isso, como um bom software para pet shop, o qual ajuda a fazer a gestão de todo o pet shop, de uma forma unificada.

Através de um completo controle de estoque podemos conhecer não apenas os problemas internos, como também, evitar manchar a reputação da empresa junto aos clientes, que saem insatisfeitos na maior parte das vezes, inclusive, buscando em outros estabelecimentos o que não encontrou no seu.

Atenção aos períodos de reposição dos produtos

 

Enquanto muitos produtos possuem uma saída frequente, outros não, por isso, a importância da gestão do estoque, que vai identificar os produtos que não podem faltar em seu pet shop, ou seja, de maior saída, assim como, as vendas esperadas em um determinado período de tempo.

Sem dúvida, isso facilita muito a gestão do estoque, pois já sabe a quantia de produtos que precisa estar à disposição.

Já, no caso daqueles produtos que possuem um volume de vendas muito variado, só mesmo, através de ferramentas de gestão de estoque conseguirá fazer uma análise precisa, sabendo a quantidade média de vendas e, assim, estabelecendo uma quantia mínima para compra de produtos.

Estoque máximo e mínimo

 

Para quem não sabe, estoque de proteção, também chamado de estoque mínimo, é uma estratégia usada pelas empresas para que nunca fiquem sem o produto ou não falte se a demanda aumentar.

Essa estratégia evita problemas como ponto de ruptura, ou seja, falta de mercadorias no armazenamento.

Porém, para descobrirmos a quantidade de estoque mínimo precisamos coletar dados como procura média de clientes, sazonalidade e prazo para entrega, permitindo atender melhor os clientes.

Por outro lado, o estoque máximo, é uma estratégia que visa fazer reposições atendendo essa quantidade, por exemplo, no caso de haver 150 de estoque máximo de um determinado produto e restam 80 unidades, se repõe apenas 70 na próxima compra.

Vale destacar essa estratégia, principalmente, em casos de produtos perecíveis.

Programa de gestão

 

Como já foi dito, um programa de gestão pode ser de enorme utilidade para um perfeito controle de estoque, principalmente, porque os setores de vendas, almoxarifado e compras estão diretamente ligados e dependem um do outro para uma dinâmica eficiente.

Assim, um sistema para pet shop garante um controle dos produtos, entrada e saída, muito bem feito, evitando erros que podem prejudicar todo o funcionamento de seu negócio.

Enfim, é fundamental não subestimar o controle de estoque, e hoje já é possível se valer de ferramentas para fazer isso, tornando o trabalho bem mais produtivo e assertivo.

Author: