Dicas para ser uma clínica adequada a animais exóticos

Nunca existiu tanta procura por animais exóticos, consequentemente, aumentando, também, a procura por clínicas especializadas para cuidar desse tipo de animais.

No entanto, o tratamento de cada espécie requer habilidades específicas, com os animais exóticos isso não é diferente.

Lembrando que até algum tempo atrás, passarinhos, cachorros e gatos eram, praticamente, os animais de estimação mais comuns de serem encontrados em uma casa, principalmente, nas grandes cidades.

Mas, hoje em dia as coisas mudaram um pouco e o interesse por animais exóticos, diferentes, cresceu, sendo cada vez mais comum encontrarmos, mesmo nas grandes cidades, famílias criando outros bichinhos.

O problema é que muitas pessoas não se dão conta que animais exóticos pedem outros tipos de tratamentos e cuidados e, assim, se veem desesperadas quando seus animais apresentam algum problema de saúde, já que nem todo veterinário é capacitado para tratar desse tipo de animais.

Mercado promissor

Pois bem, o fato é que existe uma lacuna muito grande nesse nicho, que é, justamente, de profissionais capacitados para cuidar de animais exóticos, o que já foi percebido por alguns veterinários.

Assim, profissionais estão enxergando mais uma possibilidade de se diferenciarem dos demais, com clínicas para tratar, também, animais exóticos, sem precisar gastar muito para isso.

Sem dúvida, essa lacuna no mercado é que faz com que muita gente abra mão da vontade de ter um animal exótico em casa, já que ainda são poucas as clínicas capacitadas para tratar desse tipo de animal.

Por isso, se preparar para suprir essa necessidade e demanda do mercado, sem dúvida, pode ser o grande diferencial para quem quer se destacar das demais clínicas veterinárias.

Então, poder suprir essa carência do mercado pode ser a chance para a sua clínica veterinária dar um grande passo em direção ao sucesso, enquanto as demais clínicas ainda não enxergaram essa demanda.

Nova possibilidade

O comum é, ao se pensar em clínica Veterinária, logo vir à cabeça imagens fofas de cachorrinhos e gatinhos, mas é preciso abrir os olhos para um mercado em franco crescimento e, ainda, super em falta no mercado, o de clínica veterinária que atenda, também, animais exóticos.

É preciso ter em mente que um Médico Veterinário pode ir muito além de cuidar de gatos, cachorros e passarinhos, é possível tratar, também, da saúde animais exóticos.

Certamente, não é qualquer médico veterinário que poderá trabalhar com esse tipo de animal, é preciso ter qualificação especializada.

Na verdade, a Medicina Veterinária é um curso extenso, onde o futuro profissional pode contar com um leque bem grande de áreas de atuação.

Dicas para ter uma clínica veterinária adequada para animais exóticos

Vale considerar que ultimamente alguns animais exóticos vêm conquistando a preferência de diversas famílias, são eles:

  • Iguanas;
  • Mini porcos;
  • Algumas espécies de cobras;
  • Cacatuas;
  • Entre outros.

Pois é, como foi dito, não é toda a clínica veterinária que está preparada para tratar de animais exóticos. Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para quem quer investir nesse novo nicho dentro do mercado de animais de estimação.

Conte com uma boa equipe

É preciso investir não apenas em um veterinário capacitado para atender animais exóticos, é preciso que toda a equipe esteja preparada para atender bem e em total harmonia. É fundamental investir na qualidade de atendimento de todos os envolvidos, inspirando confiança e, assim, fidelizando clientes. Acredite, a segurança se torna ainda mais urgente quando se trata de animais exóticos, que requerem cuidados especiais e diferenciados.

Por isso, caso não seja você o veterinário, na hora da contratação do profissional é preciso muita atenção, principalmente com a comprovação de seus estudos e sua experiência.

Outra coisa, no caso de ter que contratar, vale se preparar para possíveis salários mais altos, já sabendo que o investimento poderá valer muito a pena. 

Não cobre valores muito altos dos Clientes

Vale considerar que, até mesmo pelo alto salário do veterinário de animais exóticos, a maioria das clínicas veterinárias costuma cobrar um valor muito alto pelos serviços, o que além de assustar, muitas vezes, acaba impossibilitando a realização da consulta por parte dos donos dos animais.

O fato é que animais exóticos adoecem e também precisam de todo o cuidado e atenção, e não é porque alguém possui um animal exótico que isso signifique que possa pagar valores muito diferente dos que têm cachorros e gatos.

Por isso, a dica é não tentar exagerar nos valores, procure oferecer um preço justo, nem tão baixo, que o torne inviável, e nem tão alto, que inviabilize que os animais sejam tratados.

Acredite, dessa forma, irá passar uma imagem muito mais positiva, de responsabilidade e preocupação com os clientes, e assim, acabar atraindo mais clientes e, logo, lucrar pela quantidade de atendimentos.

Divulgue seus Serviços

Aquela máxima muito ouvida lá atrás vale também para os dias de hoje: a propaganda é a alma do negócio.

Assim, após preparar a clínica, contratar os profissionais qualificados, então, chegou a hora de começar a divulgar os serviços, com direito a ações promocionais e muita propaganda nas redes sociais.

Certamente, por se tratar de novidade, justamente, por não ser ainda muito comum uma clínica veterinária para animais exóticos domésticos, isso irá chamar a atenção das pessoas. Capriche nas imagens, tire proveito das redes sociais. Com certeza, muitas pessoas que querem ter, ou já tem, animais exóticos em casa, agora saberão onde podem procurar atendimento.  

Invista logo nesse nicho

Lembrando que é um nicho em franco crescimento, a tendência é ficar cada vez mais forte e, o melhor, com poucas clínicas ainda capacitadas para receber essa demanda. Assim sendo, aquelas empresas que já se adiantarem já estarão á frente e com mais chances de se transformarem em referência nesse setor.

Software para Clínica Veterinária

E claro, apenas oferecer atendimento à animais exóticos não é garantia de sucesso, é preciso muita atenção na administração e gestão da clínica veterinária.

Nesse sentido, poder contar com um software para clínica veterinária pode fazer toda a diferença, tanto para facilitar sua administração como para diminuir custos, já que é possível contar com um programa como esse com um ótimo custo-benefício, como é o caso da Nuvem Vet, que por um ótimo preço agiliza e informatiza sua clínica veterinária, com registro de consultas, exames, receituário, vacinas, financeiro e muito mais.

Author: