Estratégias infalíveis de marketing para clínica ou pet shop

Com toda a crise econômica e o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental implementar boas estratégias de marketing para o sucesso de qualquer negócio.

E, justamente, por ser o Pet um mercado bem saturado, com toda a concorrência, usar de estratégias de marketing se torna ainda mais urgente.

Antes de mais nada, é fundamental saber quem é o seu cliente, conhecer seus gostos, necessidades, redes sociais em que está mais presente para poder alcançá-los e falar sua língua.

Lembrando que nenhuma estratégia de marketing, por mais perfeita que seja, não supera o boca a boca natural, por isso, invista em uma equipe bem treinada e em um ótimo atendimento para que o seu pet shop ou clínica veterinária consiga fidelizar seus clientes.

Como na prática as coisas não são assim tão simples, confira abaixo algumas estratégias de marketing que podem ajudar, e muito, no sucesso de sua pet shop ou clínica veterinária.

Use e abuse das mídias sociais

O mundo inteiro hoje está conectado, independente de classe social, assim, mais ou menos, 130 milhões de brasileiros estão presentes nas mídias sociais que, de acordo com pesquisas, passam mais de 3 horas por dia nelas.

Ou seja, uma oportunidade ímpar de chegar até seu público alvo e prender seu cliente á sua clínica.

Assim, por toda essa abrangência, certamente as redes sociais  devem ser utilizadas como um local estratégico para atrair novos clientes, assim como, fidelizar os antigos.

Portanto, é preciso pensar muito bem em suas postagens, levando em conta que as pessoas acessam as redes para se distrair, ou seja, não estão necessariamente procurando o seu produto ou precisando dele.

Por isso, a dica é conseguir atrair a atenção, desde postando coisas engraçadas,foros dos pets dos clientes, devidamente marcadas, curiosidades, produtos novos ou promoções, tudo tomando o cuidado para não considerarem suas postagens inconvenientes.

Assim, em vez de anunciar, por exemplo, que você oferece uma massagem relaxante com manteiga de karité, procurar  mostrar os benefícios desse tipo de massagem, ou mostrar as etapas desse processo e oferecer um desconto, sem dúvida, são abordagens diferentes que aumentam as chances de vender esse serviço.

Mas, para atrair seguidores, provavelmente, irá precisar investir em anúncios pagos para que os posts possam chegar ao seu público-alvo.

E atenção, fique sempre atento aos comentários, nas avaliações e, principalmente, interaja com elas, jamais apague, mesmo que negativas.

Lembre-se que é preciso passar transparência e a internet é um meio muito poderoso para fazer um negócio ter sucesso ou dar totalmente errado. Por isso, seja atencioso com todos os seus clientes.

Email Marketing

Embora muitos considerem o  email um meio de comunicação obsoleto, na verdade,  ele continua sendo uma excelente ferramenta para estabelecer e fortalecer o relacionamento da empresa com os clientes.

Por isso, o Email Marketing continua em alta, e emails, de uma forma geral continuam sendo usados como uma estratégia  para cadastros ou, até mesmo, para recuperar senhas.

E isso acontece porque o endereço de email é, ainda, a principal informação de contato individual na internet.

Acredite, portanto no email marketing como uma ótima estratégia para enviar conteúdos que sejam relevantes para seus clientes, construindo um relacionamento forte e fidelizando clientes.

Uma dica é segmentar o seu público em pessoas que possuem gatos, outras, que possuem cachorros , e por aí vai,  e enviar uma série de emails relacionados aos seus animais de estimação, certamente, num intervalo de tempo razoável para não encher a caixa de email das pessoas.

Por exemplo, quando estiver fazendo alguma campanha de vacinação na sua Clínica Veterinária, pode enviar um email para os donos dos bichinhos, explicando a importância daquela vacina, podendo até anunciar alguma promoção.

Marketing de conteúdo

Uma boa estratégia para sair na frente de seus concorrentes é desenvolver materiais interessantes para o seu público-alvo e disponibilizá-los através de postagens no seu blog e redes sociais.

Além de evitar bloqueios com postagens apenas de promoções e vendas de produtos, ao oferecer conteúdo de qualidade, você conseguirá educar e engajar seus clientes, além de atrair novos leads (clientes em potencial).

Acredite, esse ripo de postagem é muito positivo, pois quando o dono compreende que o seu cachorro necessita de uma determinada ração, com maior valor nutricional para ser mais saudável, ao ler sua postagem, mais chance terá dele comprar o produto.

Combine estratégias de Marketing Digital

A melhor dica é procurar combinar diversas estratégias e ferramentas de marketing, lembrando que todas as estratégias possuem seus pontos positivos e negativos que necessitam ser dosados para um maior sucesso.

No entanto, quem quer ver resultados rapidamente, a melhor estratégia, nesse caso, é investir em mídia paga para impulsionar sua página, ou suas postagens nas redes sociais.

Por outro lado, quem deseja ir devagar e sempre, prefere ter resultados a longo prazo, pode investir mais em postagens com informações, interagindo com as pessoas nas redes sociais, construindo aos poucos a sua reputação e clientela.

E vale usar e abusar do email marketing também, que pode ser de grande utilidade a curto ou longo prazo, ajudando automatizar o envio de conteúdos exclusivos promoções, enfim, o que for relevante para um determinado momento.

Assim sendo, a dica é usar um pouco de cada estratégia, para conseguir resultados duradouros.

Lembrando aqui que quando falamos em estratégia, é preciso considerar diversos fatores, ou seja, muitas vezes, o que pode funcionar para uma empresa, pode não funcionar para outra. A dica, portanto, é ir testando e se aperfeiçoando.

Software para Clínica ou Pet shop

Nunca é demais lembrar que atualmente já é possível contar com ferramentas que ajudam a gerenciar e administrar seu negócio, como software para clínica ou pet shop.

Embora um software para clínica ou pet shop não trate diretamente de marketing ou mídias sociais, ele pode oferecer dados super importantes na hora de realizar promoções, ofertas, ou campanhas, desde aqueles produtos cujas datas estão para vencer até os que não estão tendo saída.

E não pense que um software para clínica ou pet shop não cabe em seu bolso, existem alguns no mercado que oferecem um ótimo custo-benefício, como o Nuvem Vet.

Com um sistema como Nuvem Vet, você irá agilizar e informatizar sua clínica veterinária e também seu pet shop, tendo acesso ao estoque, registro de consultas, exames, receituário, vacinas, financeiro e muito mais!

Author: