Como tirar sua clínica ou pet shop do vermelho

Com toda a crise econômica pela qual o país vem atravessando, agravada pela pandemia, são raros os negócios que não estejam sendo afetados, em menor ou maior grau, nem mesmo no setor pet.

Pois é, embora o setor pet, de uma forma geral, não tenha sido tão afetado por toda essa crise, o fato é que nem todos os estabelecimentos contam com profissionais devidamente capacitados e experientes para realizar uma gestão financeira eficiente.

Então, a verdade é que um trabalho de gestão exige profissionais qualificados, preparados para fazer as empresas crescerem e, até mesmo, lucrarem mesmo em tempos de crise, ou seja, realizar a chamada gestão de crise.

E não vale confundir Gestão de Crise com Gestão de Risco, que são duas coisas diferentes, mas que se completam.

Por exemplo, se de um lado a gestão de risco é todo aquele trabalho de identificar e classificar todos os fatores que possam gerar uma crise, ou seja, uma ameaça para os negócios, por outro lado, a gestão de crise avalia o potencial do risco, usando os mesmos critérios da Gestão de Riscos, mas prevendo o real impacto dos riscos sobre os negócios.

Confira abaixo a importância da gestão de crise, e como ela pode ajudar a tirar sua clínica veterinária, ou pet shop do vermelho.

Afinal, o que é gestão de crise

 

Então, como foi resumido acima, a gestão de crise, ou gerenciamento de crise, nada mais é que um conjunto de ações e procedimentos adotados diante de uma situação de crise, justamente, visando minimizar impactos negativos, e identificando oportunidades de melhoria de imagem e reputação em um negócio.

Mas, para que essa gestão ocorra de uma forma eficiente, é fundamental investir em uma constante reavaliação das estratégias adotadas, mensurando os impactos causados, e isso para que seja possível investir em outras ações para um perfeito realinhamento, caso seja preciso.

Essa gestão de crise começa logo na avaliação dos perigos em potencial, depois, passa pela criação do plano de contingência, até o domínio dos meios de comunicação, internos e externos.

Ou seja, o objetivo é assumir o controle da situação, agindo com assertividade, justamente, para transmitir segurança e credibilidade aos clientes.

E, claro, um bom resultado requer dados corretos, avaliando o que deu certo e o que não funcionou, fazendo uso de diagnósticos de erros e acertos de experiências anteriores, de modo a antecipar ou minimizar crises futuras e possíveis prejuízos.

Por que investir em gestão financeira em tempos de crise?

 

Qualquer pessoa que tenha um negócio próprio, independentemente de seu tamanho,  sabe que tempos de crise pedem muita cautela.Assim sendo, cada passo ou decisão deve ser muito bem planejada e analisada.

É preciso considerar que a empresa está com menos renda, assim sendo, qualquer passo em falso pode resultar em grandes prejuízos.

E cabe à gestão financeira fazer o planejamento, controlar e decidir as melhores estratégicas em relação à aplicação do dinheiro da empresa, que pode crescer, até mesmo, em tempos de crise.

Certamente, o objetivo de qualquer empresa é crescer, ganhar mais dinheiro, e uma boa gestão financeira é o caminho para isso, já que permite e fornece os melhores recursos e práticas para que metas sejam traçadas. Então, através de estratégias minuciosamente calculadas e desenvolvidas, a empresa pode melhorar os resultados.

É isso que uma boa gestão financeira faz, utiliza técnicas e conhecimentos aprofundados para encontrar pontos de melhoria em toda empresa, claro, além de administrar o dinheiro e bens, dessa forma, procurar conciliar as metas financeiras da empresa, como a redução de custos, com o objetivo de aumentar o número de clientes, vendas, por exemplo.

Mas, se engana quem pensa que a gestão financeira é algo simples, que bsta seguir uma receita e, pronto. Na verdade, ela precisa adequar estratégias para chegar ao seu objetivo. É fundamental experiência, visão e o uso de ferramentas adequadas, como tecnológicas, por exemplo.

Como aplicar a gestão financeira no seu negócio

 

Sem dúvida, se tem algo que pode ser decisivo para uma boa gestão financeira, principalmente, em tempos de crise, é a união da equipe, de todos os colaboradores, todos focando em um mesmo objetivo, superar o momento de adversidade gradativamente.

Como volta e meia dizemos por aqui, por trás de todo empreendimento de sucesso existe uma equipe alinhada, é preciso haver um entendimento coletivo da crise para que, justamente, fique mais fácil colocar as estratégias em prática.

Confira abaixo 3 dicas para fazer uma boa gestão financeira na sua clínica ou pet shop:

I – Avalie os recursos do negócio

Infelizmente, a crise econômica do país independe de seus esforços, assim sendo, é preciso saber conviver com ela, cabendo à gestão o papel de avaliar os recursos atuais a fim de se certificar sobre as reais condições de sua empresa.

Calcule os custos (fixos e variáveis) em cima de dados reais e confiáveis, e analise exatamente quanto é preciso para manter o negócio funcionando e longe do vermelho.

II – Diminua os gastos possíveis

Agora que conhece as condições reais da empresa, chegou a hora de começar a reduzir os custos, mesmo até que a situação financeira de sua clínica ou pet shop não seja nada tão preocupante. Mais do que nunca, é hora de investir em uma boa gestão de estoque,  eliminando gastos supérfluos ou que apresentem baixo retorno. E também não é hora de investir em novas contratações, horas extras, considere:

– Diminuir a folha de pagamento;

– Reduzir o tempo de trabalho;

– Integrar equipes.

III – Adote uma ferramenta de gestão

 

E por falar em diminuir custos e folha de pagamento, você já considerou investir em uma ferramenta de gestão?

Os tempos mudaram, o que antes exigia a contratação de um setor inteiro para executar algumas tarefas de gestão e administração, hoje basta adotar um software para realizar esse trabalho, e ainda de uma forma muito mais eficaz e assertiva.

Pois é, um bom programa para clínica veterinária ou pet shop, por exemplo, mantém o controle total do fluxo financeiro de sua empresa, ajudando a tomar decisões com base em dados concretos e sem chances de erros.

E não é só isso, um sistema para clínica veterinária e pet shop também vai automatizar diversos processos, permitindo uma considerável redução de mão de obra, sem comprometer a produtividade da empresa.

Enfim,  em tempos de crise, a sua clínica ou pet shop não deve se descuidar, nem por um segundo, da gestão financeira. É fundamental manter o controle dos custos e recebimentos e garantir o equilíbrio das contas fixas, dessa forma, evitando que sua empresa caia no vermelho.

Author: