Principais erros que deve evitar na gestão de estoque de seu Pet Shop

Um dos ativos mais valiosos de uma empresa, o estoque, é um setor que merece uma especial atenção, já que representam a essência do negócio, e assim, erros em sua gestão podem acabar comprometendo, inclusive, a sobrevivência do seu pet shop.

O fato é que o estoque é considerado uma das maiores dores de cabeça de qualquer estabelecimento.

Por exemplo, no caso de um estoque grande, se não for devidamente gerenciado, pode significar riscos para a empresa, desde danos, deterioração, roubo, obsolescência ou perda, no caso de produtos perecíveis.

Por isso, é tão importante dar uma atenção especial à gestão de estoque, independentemente de seu tamanho.

Desde saber quais os produtos que não tiveram saída, os mais procurados, a hora de reabastecer certos itens, a necessidade de compra e produção, o preço de compra – assim como o de venda, enfim, todas essas questões são importantes para a rotina da empresa, tornando a gestão algo muito complexo e fundamental.

Felizmente, hoje já é possível contar com diferentes recursos e ferramentas na hora de gerenciar o estoque, desde controles manuais, planilhas, softwares ERP e, mais recentemente, aplicativos de gestão.

Antes de conhecer os principais erros em gestão de estoque, vamos saber melhor ele significa e qual sua importância.

O que é Gestão de estoque

 

A primeira vista, gerenciar um estoque pode até parecer algo simples, tanto que algumas empresas ainda insistem em deixá-lo em mãos de pessoas despreparadas, subestimando sua importância.

A verdade, no entanto, é que a gestão de estoque é uma das principais tarefas dentro de uma empresa, já que o estoque é o coração de qualquer empresa, pois é lá que estão seus principais ativos.

E uma boa gestão significa a capacidade de uma empresa organizar e controlar a quantidade de cada produto em um determinado momento, saber o que os clientes mais procuram, quando procuram, portanto, um bom controle de estoque permite entender a saúde financeira do negócio.

Enfim, o estoque permite realizar um raio X das vendas, conhecer suas demandas que, por sinal, irá determinar as necessidades de compra.

Por que a gestão de estoque é importante?

 

Primeiramente, vale ter em mente que um depósito cheio de mercadorias não significa sucesso comercial, muito pelo contrário, representa um investimento paralisado.

Por isso, é tão importante investir na gestão de estoque, justamente, para garantir o estoque ideal para a atividade, ou seja, evitando desperdícios, excessos ou falta de produtos no estoque, e principalmente, assegurando que sempre que um cliente solicitar um produto, ele seja fornecido.

Embora alguns especialistas considerem ideal ter um fluxo de entrada e saída de estoque quase idênticos, na verdade, é preciso levar em conta que, dependendo da atividade da empresa, as demandas podem sofrer oscilações durante o ano, as chamadas vendas sazonais, o que torna necessário investir em um estoque de segurança, justamente, para não ficar sem produtos e acabar impactar negativamente a atividade da empresa.

Vale ter em mente que é possível conseguir negociações vantajosas com os fornecedores, no caso de comprar em grandes quantidades, o que pode ser até uma boa oportunidade de negócio.

Porém, para que seja possível apostar nas melhores decisões, não acabar investindo em produtos sem muita saída, ou comprando em grande quantidade itens perecíveis, é fundamental conhecer muito bem o funcionamento da atividade e as peculiaridades do setor, para a empresa não sofrer nem pelo excesso nem pela falta de produtos e mercadorias.

Enfim, uma boa gestão de estoque não só permite decisões assertivas, como também, impede que cometa erros tão comuns, como comprar itens desnecessários, ou sem saída, ou ainda perecíveis, apenas por estarem com preços atrativos.

Como podemos ver, a gestão de estoque é algo complexo sim, e uma boa forma de evitar erros, sem dúvida, é conhecer aqueles mais comuns que, claro, deve evitar. Confira quais são.

Excesso de estoque

 

Principalmente, em tempos de crise, o excesso de estoque pode ser um grande problema, pois itens sobrando pode significar a perda dos mesmos, no caso de produtos perecíveis, por outro lado, a falta de algum item pode significar a perda de clientes.

De qualquer forma, um estoque mal gerenciado significa perdas para a empresa, já que ela deixa de ter um capital líquido disponível para investimento e passa a ter um investimento paralisado, ou até perdido.

Por isso, é preciso conhecer a dinâmica da loja, investir em produtos mais lucrativos e mais procurados, e não tem como fazer uma gestão bem feita sem analisar as vendas mês a mês, identificando os períodos de sazonalidades.

Estoque insuficiente

 

Tal como acontece com o excesso de estoque, a falta de produtos, pode gerar prejuízos e, até mesmo, a perda de clientes fiéis. E isso acontece quando uma gestão de estoque não é bem feita.

A falta de produtos na loja pode fazer com que o cliente se frustre, que ele perca a confiança em seu estabelecimento. Dessa forma, por exemplo, porque iria ir até sua loja, que pode não ter o produto, em vez de ir para a concorrência, que sempre tem o item no estoque.

Dessa forma, podemos concluir que a falta de estoque pode ser tão negativa para a empresa quanto o excesso.

Por isso, é importante contar com uma boa gestão do estoque para evitar tanto o excesso quanto a falta de produtos no estoque.

Problemas de sazonalidade

 

Será que você tem o controle das oscilações que ocorrem nas vendas em sua empresa? É preciso conhecer seu público para, justamente, entender a dinâmica das vendas, oferecendo produtos se adaptando à realidade e às necessidades de seus clientes, de acordo com cada estação e época do ano.

Por exemplo, é um erro comprar a mesma quantidade de itens de produtos, principalmente os perecíveis, em épocas que sabe que seus clientes costumam viajar ou comprar menos. E o mesmo vale para a situação inversa. Existem épocas, e ocasiões, em que há um aumento maior da demanda, como em datas comemorativas, por exemplo.

Ou seja, é fundamental considerar essas informações, dentre tantas outras, e isso só é possível com uma boa gestão de estoque, permitindo fazer um planejamento das vendas, evitando que falte produtos, ou sobre.

Não contar com ferramentas de gestão

 

Felizmente, o que não falta no mercado é opção para ajudar a realizar a gestão do pet shop, principalmente, o estoque, o problema, no entanto, é acabar investindo em um sistema para pet shop ou muito caro, ou ineficiente.

Por isso, a dica é apostar naqueles já reconhecidos no mercado, como o Nuvem Vet, que oferece o melhor custo benefício dentro de seu setor, ou seja, ajuda na gestão de sua loja sem que isso doa no bolso.

Vale ter em mente que não basta apenas contar com soluções para o controle de produtos, é preciso apostar em ferramentas que estejam integradas com as áreas de compra e vendas e que possibilitem controlar o valor real de seus estoques, enfim, um software para pet shop que facilite o dia a dia da loja.

No mais, vale ter em mente que a automação dos procedimentos de controle de estoque ajudam a minimizar o tempo e os custos operacionais, contribuindo para a produtividade de seu pet shop.

Falta de inventário físico

 

Um outro grande erro é subestimar o inventário, que deve ser feito regularmente, em vez de se basear em dados irreais, o que pode gerar problemas de compras indevidas ou de falta de itens falta no estoque em momentos importantes para a empresa.

Author: