Como aplicar a gestão de risco em sua Clínica ou Pet Shop


Você sabe como aplicar a gestão de risco em sua clínica veterinária ou pet shop? Então, nesse artigo mostraremos como ela é importante para qualquer empresa e como implementá-la em seu negócio.

Primeiramente, vale saber que a palavra “risco” tem sua origem no latim, e significa ousar, a possibilidade de algo dar errado.

Então, podemos afirmar que estamos, o tempo todo, correndo riscos em nossa vida pessoal e profissional, já que sempre algo pode dar errado, não é mesmo? E o mesmo acontece com uma empresa.

Assim como tomamos diversos cuidados em nosso dia a dia para evitar assaltos, quedas e todo tipo de acidentes, o mesmo deve acontecer na gestão de uma empresa, devendo-se analisar possíveis riscos e, a partir de então, tentar excluir ou reduzir as perdas e aumentar o aproveitamento das oportunidades e outros aspectos positivos.

Então, esses cuidados na gestão, com o intuito de evitar prejuízos, e perdas de todo tipo, chamamos de gestão de risco, e é sobre isso que falaremos nesse artigo. Continue lendo.

Mas, afinal, o que é gestão de risco?

 

Então, também conhecida como Gerenciamento de Risco, Gestão de Risco é o conjunto de atividades usadas para controlar possíveis problemas em um negócio, antecipando ameaças, trabalhando de forma preventiva e prescritiva.

A gestão de risco envolve o planejamento e os recursos humanos da clínica ou pet shop, para que a empresa tenha dinamismo, ou seja, possa estar preparado para lidar com diferentes desafios, incertezas e mudanças de cenário.

Quais são os tipos de risco?

 

Como riscos são possíveis problemas, eles se dividem em três categorias: evento, circunstâncias e condição futura.

Podemos citar como exemplos comuns em um pet shop:

-Acidente de trabalho;

-Acidente ambiental;

-Aumentos nos custos de produção;

-Falta de planejamento financeiro;

-Fornecedores infiéis;

-Fraude financeira cometida por um funcionário, sócio ou parceiro;

-Má publicidade;

-Problemas no estoque;

-Processos judiciais;

-Saída de um colaborador importante da equipe.

Então, como podemos ver, podem ser bem diversas as origens dos riscos, desde erros humanos, finanças, processos administrativos, problemas de gestão ou aspectos que não podemos controlar.

Mais importante, portanto, que saber de onde vem o risco, é saber como lidar com essas situações, eliminando os problemas que podem causar e aproveitando e criando oportunidades para se destacar da concorrência.

Benefícios de ter uma gestão de risco

 

Dentre os muitos benefícios de ter uma gestão de risco, podemos citar os seguintes:

Saber os limites do seu negócio

Até onde vale a pena arriscar a sua clínica ou seu pet shop? Então, a gestão de risco avalia a situação atual do negócio, assim como, as possíveis consequências para poder traçar objetivos e estratégias, visando aproveitar as oportunidades.

Ajudar na tomada de decisão

Tal como acontece em nossa vida pessoal, que sabendo das possíveis consequências de nossos atos permite criar estratégias, o mesmo acontece com nosso negócio, facilitando tomadas de decisões, através da previsão de possíveis consequências.

Diminuir imprevistos e perdas

Ao prever possíveis consequências,  fica mais fácil preparar melhor sua clínica ou pet shop para resolver os problemas e impulsionar melhorias na empresa, evitando que as surpresas o levem a prejuízos ou acabem lhe desestruturando.

Controlar todas as áreas do pet shop

 

Certamente, quem resolve empreender sabe que, em um momento ou outro, terá que lidar com algum imprevisto, e isso não é um problema, desde que se esteja preparado para isso. E é aí que entra a gestão de risco, até mesmo, para saber enfrentar problemas em todos os setores do pet shop ao mesmo tempo.

Investimentos mais assertivos

Ao fazer a gestão de risco, poderá investir no pet shop de uma forma bem mais assertiva, já que você sabe se realmente pode usar o dinheiro para aquele fim sem ter problemas depois, desde uma reforma que já pensa em fazer no estabelecimento há algum tempo, ou uma melhorada nos aparelhos de banho e tosa…

Como fazer a gestão de risco no pet shop?

 

Pronto, agora que já sabe como é importante implantar a gestão de risco em sua empresa, veja abaixo o passo a passo, para começar já!

Prepare a clínica ou pet shop

Tudo precisa começar pela organização, primeiramente, defina quem será o responsável por esse novo processo. Pode ser o dono da clínica ou pet shop, o gerente geral ou até todo o departamento administrativo.

Mas, atenção, é fundamental que a pessoa responsável esteja capacitado para assumir essa função, que já tenha alguma experiência na área ou conhecimento técnico/acadêmico equivalente, para que ele saiba definir os processos de maneira correta.

Reconhecimento dos riscos

Quais são suas metas e objetivos? Quais os riscos que podem impedir de alcançá-los?

Análise de riscos

 

Com certeza, já deve saber que alguns riscos são mais impactantes do que outros, por isso, é preciso fazer uma análise para que possa ter uma maior noção dos possíveis impactos.

Respostas aos riscos

Pronto, o próximo passo é preciso definir o que será feito caso aquela situação (risco) se torne real, justamente, para que possa evitar, reduzir, dividir ou transformar esses riscos em oportunidades.

Monitoramento das ações

Pronto, aplicadas as ações, é preciso que as monitore, ou seja, que continue avaliando para não ficarem riscos residuais e para saber se a estratégia realmente está funcionando.

E, no caso de algo sair errado, é preciso adotar um plano B, ou seja, rever os planos.

O que é preciso para garantir uma boa gestão de risco?

 

Processos definidos

É fundamental que todos os processos administrativos da clínica ou pet shop estejam muito bem definidos, justamente, para que a gestão de riscos funcione de uma forma mais eficiente, ou seja, é fundamental contar também com uma boa gestão operacional, pois ela lida diretamente com outras áreas muito importantes do seu negócio, como finanças, recursos humanos, estoque, vendas e comunicação, por exemplo.

É preciso entender que esses processos administrativos estão intimamente ligados à gestão de risco, sendo preciso focar nos seguintes aspectos:

-Qualidade do serviço ou produto;

-Atendimento (rápido e de qualidade);

-Confiança dos clientes;

-Solução dos problemas dos consumidores;

-Produção com o menor custo possível.

Gestão de pessoas

É fundamental que todos os funcionários estejam focados no mesmo objetivo, por isso, é tão importante investir em treinamentos e reuniões, para que todos os colaboradores entendam o que vai mudar na rotina deles, e consigam aplicar as novas práticas no dia a dia.

Habilidades para a função

Outro ponto fundamental para garantir uma boa gestão de risco é que o responsável tenha, além de experiência e conhecimento, algumas habilidades essenciais, como visão sistêmica, proatividade, pensamento estratégico e aptidão para a liderança.

Tecnologia como aliada

 

E como a tecnologia já está presente em todos os segmentos, com a gestão de clínicas veterinária e pet shop isso não é diferente. Nesse sentido, um bom sistema para clínica veterinária e pet shop pode ser de uma grande ajuda na hora de fazer a gestão de risco de sua empresa.

Dentre outras coisas, um bom software para clínica veterinária e pet shop pode ser exatamente o que precisa, já que permite total controle de todos os movimentos financeiros, cadastro de clientes, controle de estoque, histórico dos clientes, dados e , por ser em nuvem, um programa desse tipo ainda permite a visualização de dados e relatórios em tempo real, e de qualquer lugar, em um mesmo local, podendo ser acessados inclusive por dispositivos móveis, facilitando na hora de criar estratégias para aplicar a gestão de risco em sua clínica ou pet shop.

 

E é isso, agora que você já sabe como aplicar a gestão de risco em sua clínica ou pet shop não perca mais tempo.

Author: