8 fatores decisivos para atrair e fidelizar clientes de sua clínica ou pet shop

A experiência de qualquer cliente, desde a hora que entra em um estabelecimento até sua saída forma uma opinião sobre o a sua empresa, sobre o que ela pode e tem a oferecer, e com uma clínica veterinária ou pet shop isso não é diferente.

O problema é que essa opinião, ou imagem, uma vez formada, é muito difícil de ser alterada.

Assim sendo, caso o cliente se sinta bem, você terá grandes chances de fidelizá-lo, por outro lado, se não gostar do seu atendimento, certamente, não só não irá retornar, como também, provavelmente, fará propaganda negativa sobre sua clínica, ou pet shop, e ainda irá correr para a concorrência.

E, claro, você não quer isso!

Por isso, resolvemos reunir nesse artigo oito fatores decisivos para atrair e fidelizar clientes. Confira abaixo quais são!

1. Estrutura e ambiente

 

Quer causar uma boa primeira impressão? Então, comece pelo local de trabalho, que precisa estar sempre limpo e organizado, além de, claro, ser um ambiente aconchegante e convidativo.

A organização é fundamental, ver um funcionário passar um tempão procurando por um produto vai causar uma péssima impressão.

Por isso, procure separar as mercadorias por categorias, e manter a faxina sempre em dia. Outra dica é pedir para que os funcionários usem jalecos (ou aventais) e luvas.

E muita atenção com o local onde é realizado o banho e tosa, que deve ser bem arejado, seguro, organizado e limpo.

Garanta sempre que os equipamentos estejam esterilizados, ofereça toalhas individuais, e use apenas produtos de qualidade nos serviços.

Outra dica é investir em um vidro no local, para que o dono possa acompanhar o procedimento, isso irá passar confiança e credibilidade, ou então, instale câmeras para que os tutores possam acompanhar de onde estiverem.

2. Atendimento

 

Pesquisas comprovam que o atendimento é um fator decisivo na hora de optar por um estabelecimento,  por isso, invista em um atendimento de excelência, pois ele é um dos pilares para a fidelização dos clientes.

E não precisa investir em ações mirabolantes para isso, bastam atitudes simples, como chamar o cliente e o pet pelo nome, por exemplo, mandar felicitações nos aniversários, e até brindes…

Uma dica é fazer um cadastro do cliente, anotando seus produtos e serviços adquiridos com mais frequência, além de possibilitar criar estratégias de marketing, isso irá ajudar a ter um relacionamento de qualidade com os clientes, tanto pessoalmente, quanto nas redes sociais ou telefone.

3. Conforto

 

Já sabemos que, dependendo do horário, ou dia, a sala de espera da clínica ou do pet shop, costuma ficar mais cheia, e esperar por horas  não é nada legal, por isso, se certifique de garantir um ambiente com o máximo de conforto possível para o cliente e seu animalzinho.

A dica é, além de garantir cadeiras para os tutores sentarem enquanto esperam, também oferecer brinquedinhos para os pets, e procurar deixar potes com água e ração pelo ambiente.

Outra dica, é procurar criar promoções para os dias e horários de menor movimento, para tentar equilibrar e facilitar o atendimento, para que fique mais rápido e eficaz.

4. Funcionários

 

Não basta ter os funcionários mais simpáticos do universo se os mesmos não tiverem a qualificação necessária para executar os serviços.

Para isso, contrate colaboradores que já fizeram cursos na área (principalmente no banho e tosa) e não deixe de investir em treinamentos, garantindo que sua equipe tenha um ótimo padrão de qualidade, trazendo mais e mais clientes para a sua clínica, ou pet shop.

E, claro, é fundamental que tenha qualificação e também seja educado, goste de animais e seja carinhoso, e isso vale para todos os funcionários da clínica ou pet shop.

5. Produtos e serviços

 

Hoje as pessoas buscam praticidade, e com clientes de clínica ou pet shop isso não é diferente, sendo muito mais fácil fidelizar uma empresa que oferece pet shop e clínica veterinária do que procurar locais específicos para cada um desses serviços.

Se a sua empresa ainda não oferece diversidade de serviços, a dica é investir em um  planejamento estratégico, definindo objetivos em curto, médio e longo prazo, para conseguir alcançar essa meta mais facilmente.

6. Imagem na internet

 

Os tempos mudaram, e uma empresa hoje sem presença online, é como se não existisse, principalmente, porque as pessoas pesquisam uma marca ou serviço na internet antes de consumir algo, e isso é ainda mais observado em negócios do ramo pet, onde as pessoas precisam confiar no estabelecimento para cuidar da estética e saúde do seu bichinho.

Por isso, é fundamental fazer com que sua empresa seja encontrada, para isso, invista em sites, e tenha páginas ativas nas principais redes sociais, como Facebook ou Instagram, e interaja com seus clientes nos comentários.

E atenção, mesmo que algum comentário seja negativo, jamais apague e nem perca a calma, respire fundo e responda o cliente com educação e procure resolver o problema dele da melhor maneira possível.

No mais , é sempre dar a devida atenção ao cliente, manter com ele uma comunicação aberta, para que ele não precise recorrer às redes sociais ou sites, como Reclame Aqui, para expor algum acontecimento desagradável ou mal entendido.

7. Preços

 

Um dos erros mais comuns é a precificação, cuidado para não exagerar nem para mais e nem para menos. A dica, portanto, é procurar saber por quanto a concorrência está vendendo os produtos e serviços que você oferece, já que dentro desse mercado, os preços não são muito diferentes de um estabelecimento para outro.

Preços mais altos só se justificam em caso de produtos ou serviços diferenciados, como especializados, como alguns exames na própria clínica, por exemplo, ou gourmet, que pedem mão de obra qualificada e produtos melhores. E acredite, se valerem a pena, os tutores não deixarão de realizar ou comprar para seus pets.

Por outro lado, cuidado para não oferecer preços muito abaixo do mercado, pois isso irá gerar desconfiança no cliente.

8. Legalidade

 

E por fim, mas nem por isso menos importante, é fundamental que sua empresa esteja em dia com a lei para continuar funcionando e passar credibilidade aos clientes.

Verifique se o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária está em dia e qual será o médico veterinário que irá assinar e responder tecnicamente pelo estabelecimento (pode ser você, um sócio ou alguém de confiança dentro da clínica) e caso não haja esse funcionário, sua clínica ou pet shop não poderá vender ou indicar medicamentos.

Tecnologia como aliada

 

E, como não poderia ser diferente, para uma gestão mais eficiente, onde consiga ter um controle total de cada setor dentro de sua clínica ou pet shop, nada melhor do que contar com um bom software para clínica veterinária ou pet shop.

Dentre outras coisas, através de um bom programa para clínica veterinária ou pet shop, também poderá saber de onde vêm os seus clientes, e ter o controle das vendas, de seu faturamento sobre os serviços, do estoque, e até saber quais clientes não retornaram mais, possibilitando um trabalho mais direcionado nas redes sociais.

 

E é isso, quer atrair e fidelizar seus clientes? Então, não deixe de seguir essas dicas. Depois, conte para a gente o resultado!

Author: