7 estratégias para sua clínica ou pet shop superar a concorrência

Embora seja inegável a importância de focar principalmente na gestão da sua empresa, uma das coisas mais relevantes ao começar qualquer negócio é ter certeza de quem são seus concorrentes.

E isso, claro, se aplica também quando se trata de uma clínica veterinária ou pet shop, porém, a necessidade desse conhecimento ainda é muito subestimada, mas é conhecendo a concorrência que se evita ser surpreendido com novidades nem sempre boas, além disso, permite enxergar possíveis oportunidades, dessa forma, melhorando seus produtos e serviços, e ficando em vantagem perante os concorrentes.

E engana-se quem pensa que basta ter um capital de giro considerável, uma boa estrutura física e administrativa, boa base de clientes, bom relacionamento com os clientes que, pronto, o sucesso está garantido, pois de nada adianta ter tudo isso se você não identificar sua real concorrência e não tiver mais ousadia.

E é isso que vamos mostrar nesse artigo, como lidar com os concorrentes de forma positiva e superar esses desafios.

Por que se destacar da concorrência?

 
Se existe uma vantagem em ter uma micro ou pequena empresa, ela diz respeito à velocidade de adaptação e inovação, a possibilidade de focar tanto em soluções únicas quanto em um único público.

Conseguir descobrir quem é seu concorrente, suas particularidades e estratégias, vai ajudar a sua clínica ou pet shop a pensar em soluções mais assertivas e, dessa forma, conseguir se destacar da concorrência, conquistando e fidelizando, cada vez mais, clientes.

Como fazer isso acontecer?

 

Primeiramente, é preciso definir os serviços e produtos que deseja oferecer, lembrando que o mercado pet oferece um leque enorme de possibilidades. É preciso analisar friamente se um determinado serviço está dando retorno, se vale apena insistir em sua oferta. É fundamental não correr o risco de estagnar o faturamento ou depender do concorrente.

Confira abaixo algumas dicas para ajudar a aproveitar uma demanda que a concorrência não vê.

1. Descubra e analise seus concorrentes

 

É preciso, antes de definir os serviços a serem oferecidos, ou mesmo, abrir uma empresa, é conhecer profundamente o mercado e suas reais necessidades.

E ao pesquisar o que sua concorrência oferece ao público, e como ela é vista pelos clientes, já estará reunindo informações valiosas que poderão servir como um guia para que possa criar um diferencial competitivo.

Mas é preciso investir em um monitoramento contínuo dessa concorrência, justamente, para que possa entender melhor como as empresas reagem à crises, trends, quais o pontos fortes e fracos, podendo comparar com seus próprios processos internos e, dessa forma, poder identificar as necessidades do cliente, ou aqueles produtos, ou serviços, que podem ou devem ser melhorados ou que valem a pena investir.

2. Conheça seu público

 

Um grande erro de pequenas empresas é achar que somente as grandes precisam conhecer seu target, ou “público-alvo”, na verdade, isso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho.

Uma dica para ajudar a definir esse target é se fazer três perguntas básicas:

Quem é o meu público? 

Como eu quero que ele consuma meus produtos/serviços?

Quem são os distribuidores e fornecedores que suprem esse mercado?

Acredite, sem as respostas à essas questões, seu trabalho acontecerá de forma aleatória e sua clínica ou pet shop terá poucas chances de ter sucesso. Já, se souber as necessidades, vontades e preferências desse cliente, você conseguirá alcançar excelentes resultados.

3. Agregue valor a seu produto

 

É muito importante entender que agregar valor ao seu produto não significa apenas vendê-lo, mas oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade e satisfação do cliente, ou seja, mostrar que seus produtos ou serviços valem o quanto custam.

Algumas dicas para ajudar a agregar valor aos produtos:

– Envie um brinde com o produto adquirido;

– Crie uma embalagem diferenciada;

– Invista em programa de vantagens;

– Trabalhe com precificação de produto;

– Invista em ações de branding.

4. Ofereça um ótimo Customer Service

Cada vez mais valorizado em uma empresa, o Customer Service é uma área extremamente importante, pois centraliza todas as reclamações, elogios e sugestões dos seus clientes.

É preciso saber administrar esse setor, pois ele pode se tornar estratégico, transformando os problemas dos clientes em melhorias para seu produto ou serviço, dessa forma, melhorando a reputação e credibilidade do seu empreendimento.

A dica para um Customer Service de sucesso é estimular o trabalho em equipe, saber ouvir os clientes, oferecer um atendimento que preze pela honestidade e praticar a empatia.

5. Identifique e aproveite seus pontos fortes

Uma dica muito eficaz para atender a esse quesito é investir em pesquisas de satisfação.

Embora, atualmente, as redes sociais possam servir como um termômetro com suas curtidas e comentários, nada como uma boa pesquisa de satisfação, específica para identificar possíveis falhas e necessidades dos clientes.

Essa pesquisa permite saber como seu cliente avalia sua clínica veterinária ou pet shop, possibilitando um planejamento mais estratégico para a tomada de decisões. Ela proporciona um diagnóstico completo da situação para você avaliar quais são os pontos fortes ou fracos e o que deve melhorar.

6. Conheça o mercado e suas necessidades

 

É preciso ter em mente que um dos pontos principais para um plano de negócios eficiente é a análise de mercado, já que ela permite entender qual caminho seguir para satisfazer melhor seu cliente.

Uma dica é além de descobrir a opinião dos consumidores sobre o que querem e precisam, procurar se inspirar em cases de sucesso.

7. Domine o seu mercado

 

É fundamental entender que os tempos são outros e os clientes estão cada vez mais exigentes, nesse sentido, sai na frente a empresa que conseguir prestar um melhor atendimento, oferecer praticidade, produtos de qualidade, variedade e preços justos. É preciso ter sempre em mente que a principal parte da sua empresa, aquela que a faz girar, é seu cliente.

Por isso, não poupe esforços na hora de estabelecer metas, segmentar seu público e conquistar credibilidade, só assim conseguirá se destacar perante seus (muitos) concorrentes.

Portanto, procure conhecer suas próprias vantagens competitivas em relação aos concorrentes, como preço, produto, novidades, praticidade, distribuição ou proposta de valor.

Conte com a tecnologia para superar a concorrência

 

Como vimos, para superar a concorrência não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é preciso investir em estratégias, e uma delas é usando a tecnologia a seu favor.

Sem dúvida, o sucesso de uma empresa está intimamente ligada à eficiência de sua gestão, e isso hoje ficou bem mais fácil graças à tecnologia.

Embora muitos empreendedores ainda não saibam, hoje já existem programas de gestão voltados para empresas de todo o porte.

Então, já é possível contar com um bom software para clínica veterinária e pet shop que, dentre outras coisas, irá automatizar os processos diários, padronizar etapas de execução de tarefas e melhorar muito a otimização do tempo e produtividade.

E mais, um bom programa para clínica veterinária e pet shop realiza o controle de estoque, que é a grande dor de cabeça dos donos de pet shop, e de uma forma simples e eficaz, e isso além de fazer um acompanhamento completo, e em tempo real, de processos integrados e automatizados.

E isso não é tudo, além de controle financeiro, de estoque, enfim, um sistema de gestão  também permite saber de onde vêm os seus clientes, e assim, ajudando a ter o controle das vendas, de seu faturamento sobre os serviços e até saber quais não retornaram mais, possibilitando um trabalho mais direcionado com seu público.

 

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e estratégias e trabalhar para superar a concorrência.

Author: