5 dicas para reduzir os custos de sua clínica veterinária

Sem dúvida, a crise econômica que já vinha se arrastando, mais a pandemia da Covid-19, acabou afetando o comércio de uma forma geral, mesmo que o mercado pet tenha se mantido em alta, alguns setores foram, de alguma forma, afetados.

Então, mesmo que à primeira vista, o mercado pet não pareça ter sido afetado, é preciso analisar a situação com atenção.

Segundo um estudo, realizado pelo Instituto Qualibest de Pesquisas de Mercado, com cerca de 300 clínicas e petshops de todo o país,  para a COMAC (Comissão de Animais de Companhia), não houve queda na compra de itens para seus pets, na verdade, cerca de 22% aumentaram o consumo, enquanto apenas 4% afirmam ter reduzido.

Porém, esse número expressivo, na verdade, diz respeito, principalmente, à alimentação animal (pet food), bem como, para higiene e beleza.

Mas, no que se refere aos serviços, como consultas médicas, cirurgias ou atividades de banho e tosa, esses números são bem diferentes, já que 76.3% dos estabelecimentos (clínicas veterinárias e petshops de todo o país) registram uma acentuada queda no faturamento, sendo que para 41.2%, superior a 30%, o que significa muita coisa.

Nesse sentido, mais do que nunca, seja uma clínica veterinária pequena, média ou grande, é preciso que se esforce para reduzir os custos evitando, assim, ter que fechar suas portas.

Ou seja, pelo menos nesse primeiro momento, de volta à normalidade, enquanto todos ainda buscam se adaptar à uma nova rotina, é preciso investir em estratégias para tentar reduzir os custos do estabelecimento, ou seja, focar numa boa administração.

E certamente, uma boa administração passa, necessariamente, por equilibrar os gastos, ou seja, reduzir os custos, sem que isso afete a produtividade da clínica.

Se sempre foi necessário à qualquer trabalho de gestão, mais do que nunca reduzir os custos deve ser uma prioridade, obviamente, desde que não afete o atendimento, a produtividade e lucratividade do negócio.

Quer reduzir os custos de sua clínica, mas não sabe por onde começar? Tem receio de acabar impactando negativamente nos resultados de sua empresa? Então, continue lendo, pois mostraremos algumas dicas para reduzir os custos de sua clínica veterinária, sem que isso traga qualquer prejuízo para os resultados de sua empresa ou para os seus clientes. Confira!

1- Mantenha bom relacionamento com os fornecedores

 

E não tem como falar em reduzir os custos de sua clínica sem que isso passe, principalmente, pela escolha de um bom fornecedor, ainda mais se na clínica tiver um pet shop ou farmácia também. É fundamental  não apenas ter um bom fornecedor como um bom relacionamento com ele, ou eles, criando parcerias e conseguindo bons preços em medicamentos e suprimentos, com facilidade na logística e possibilidade de programar a compra de itens mais necessários para prestar o melhor atendimento.

Assim, com uma programação bem elaborada e com total controle dos suprimentos, fica bem mais simples e prático fazer compras com pedidos antecipados, possibilitando melhor negociação e inclusive obtendo descontos para compras em maior escala.

E mais, sempre vale a pena negociar melhores preços para compras em atacado ou firmar parcerias com os fornecedores, conseguindo tanto aumentar a margem de lucro como outros possíveis benefícios.

2- Reduza o consumo interno

 

Essa é a dica mais complexa, até por envolver uma série de itens, mas não tem como reduzir os custos de sua clínica sem que isso não envolva, principalmente, o consumo interno do estabelecimento, desde materiais e suprimentos para atendimento dos animais até o próprio consumo dos colaboradores, como energia, copo descartável, papel e meios de comunicação.

Por isso, o gestor precisa fazer uma minuciosa pesquisa para que possa chegar a um equilíbrio tal que consiga economizar sem prejudicar o bom andamento do negócio e o bem estar dos colaboradores.

É preciso que todos estejam envolvidos e cientes de que esse momento é de procurar diminuir os custos e que isso precisa passar pelo consenso geral.

Assim, vale apostar em reuniões com a equipe, a fim de passar procedimentos e orientações para todos os colaboradores, como a utilização de meios eficientes de comunicação sem a linha telefônica, troca de lâmpadas fluorescentes para lâmpadas de LED e uso mais orientado de energia, não deixando lâmpadas acesas em locais sem necessidade.

Certamente que é preciso evitar desperdícios em qualquer negócio, mas o momento pede ainda mais atenção ao consumo exagerado de determinados itens.

Uso indiscriminado de água, luzes acesas sem necessidade, pacotes de internet e telefone maiores do que o necessário são só alguns exemplos.

É preciso entender que um dos maiores gargalos das empresas está justamente na quantidade de materiais e serviços que são desperdiçados, por isso, é tão importante estar atento a qualquer tipo de desperdício.

E não é só isso, é preciso ficar muito atento também ao uso de materiais para a prática veterinária, sem perder produtos por conta do prazo de validade.

E se sua clínica, como a grande maioria, oferecer serviços de pet shop, como banho e tosa, por exemplo, procure evitar o uso excessivo de xampu ou de outros itens usados nessas sessões.

E, claro, não dá para deixar de falar no estoque e em seus custos, que representam uma das maiores despesas em negócios veterinários e que podem ser otimizados se  tiver um controle adequado. E vale a dica, não ter produtos em excesso, já que isso pode resultar em vários itens encalhados ou vencidos nas prateleiras.

3- Otimize os planos de telefonia

 

Na hora de cortar custos, é fundamental não esquecer das operadoras de telefonia, pois já existem planos corporativos que podem ser adequados para cada empresa. Por isso, vale pesquisar entre as operadoras e verificar os serviços que realmente serão necessários para sua clínica veterinária.

Certamente, no momento, a dica é optar por aquele plano que ajude a reduzir os custos de sua clínica veterinária. Uma dica é fazer uso de e-mails e aplicativos como whatsapp, que possibilitam um nível de comunicação excelente com os consumidores, e economizar nos custos do seu empreendimento.

4-Verifique a possibilidade de terceirizar serviços

 

Não é de hoje que muitas empresas já apostam em alguns serviços terceirizados, para baixar os seus custos. Nesse sentido, vale optar por terceirizar alguns serviços, principalmente, aqueles que não precisam ser realizados de forma contínua.

Dessa forma, é possível ajudar a reduzir os custos de sua clínica veterinária. Dependendo de cada tipo de serviço e de suas respectivas tarefas, pode ser mais vantajoso contratar uma empresa terceirizada.

5-Utilize um bom sistema de gestão

 

Não é de hoje que existem soluções tecnológicas para ajudar na gestão de uma empresa, mas muitos empresários ainda não sabem que existem no mercado excelentes softwares de gestão, pois é, eles são uma ótima forma de reduzir os custos de uma clínica veterinária.

Um bom programa para clínica veterinária permite total controle de todos os movimentos financeiros, o cadastro de clientes, controle de estoque, histórico dos clientes, dados, evitando a contratação de funcionários específicos para exercerem essas funções.

E mais, por ser em nuvem, o sistema para clínica veterinária permite a visualização de dados e relatórios em tempo real, e de qualquer lugar, em um mesmo local, podendo ser acessados inclusive por dispositivos móveis, e ainda evitando gastos extras com papel para impressão ou tinta de impressora.

 

E é isso, agora que você já sabe como diminuir os gastos de sua clínica veterinária, então, é só começar a colocar essas dicas em prática agora mesmo.

Author: