Como montar um Pet shop móvel

Que o mercado pet é um dos que mais crescem, disso ninguém duvida, o fato é que, justamente por isso, é preciso investir em diferenciais para se destacar.

E como criar um diferencial? Basta usar a criatividade, como apostar em um hotel pet, em terapias alternativas e uma infinidade de novidades, dentre elas, também, um pet shop móvel, aliás, esse novo modelo de negócio tem atraído, cada vez mais, empreendedores, seja veterinário, tosador ou qualquer outro profissional que atue nessa área.

O fato é que a possibilidade de levar o serviço até o cliente cria uma facilidade mais do que necessária nos dias atuais, o que acabou por incrementar a procura por esse tipo de serviço.

Mesmo antes da pandemia, já era expressiva a procura por serviços remotos e de atendimento a domicílio, e agora, claro, isso se tornou ainda mais evidente.

O fato é que esse tipo de comodidade veio para ficar e é preciso olhar com muito carinho para essa nova forma de oferecer serviços pet.

E mais, se pretende entrar agora para esse mercado pet, vale a pena apostar nessa modalidade, bem mais em conta e em dia com a realidade atual.

Quer saber como investir em um pet shop móvel? Então, continue lendo.

O que é um pet shop móvel?

 

Primeiramente, vale ter em mente que um pet shop móvel é uma instalação móvel que visa oferecer, em domicílio, os diversos serviços de um pet shop.

Geralmente, o pet shop móvel é organizado em uma van e oferece os mesmos serviços de um pet shop tradicional, porém, com a vantagem de se deslocar até a casa do cliente.

E se já está pensando em apostar nessa modalidade de pet shop, saiba que o automóvel escolhido para se tornar o pet shop móvel deve ser totalmente adaptado para esse fim, ou seja, não é só deixar bem bonito por fora, com letreiros e desenhos, é preciso que o carro obedeça normas específicas, estabelecidas pela Vigilância Sanitária, e outros órgãos responsáveis.

Como funciona um pet shop móvel?

 

O funcionamento é simples, tal como acontece com um pet shop físico, o cliente agenda um horário para o atendimento e o pet shop se locomover até a casa do cliente no dia e horário acertado. O agendamento pode ser feito de forma online, via WhatsApp, ou até mesmo por telefone.

O que é preciso para abrir um pet shop móvel?

 

Pode até não parecer, mas abrir um pet shop móvel é bem simples, confira abaixo o passo a passo:

  1. Elabore um plano de negócio com custos básicos, despesas, valor inicial de investimento, serviços oferecidos, tabela de preços, e todos os fatores contábeis. (Lembre-se que um pet shop é um negócio e  deve ser planejado como um);
  2. Verifique todas as regras sanitárias que são necessárias para o funcionamento do pet shop móvel;
  3. Escolha o veículo e inicie as adaptações necessárias (Estima-se que os custos com a adaptação podem variar de 80 a 160 mil reais.);
  4. Consiga um alvará de funcionamento e outras licenças necessárias;
  5. Estabeleça o modelo de atendimento e agendamento. Várias formas podem ser utilizadas, mas a dica é apostar em plataformas como o Instagram e disponibilizar o botão de WhatsApp;
  6. Se certifique de que a pessoa que vai dirigir o veículo tenha CNH com categoria D para poder dirigir a van sem problemas.
  7. Iniciar o funcionamento do negócio.

Pronto, é só seguir esse roteiro e conseguirá abrir, sem problemas, seu pet shop móvel.

Quais serviços posso oferecer em um pet shop móvel?

 

Certamente, ter um pet shop móvel significa uma série de vantagens, como não depender de um ponto ser movimentado, ou não, já que esse modelo de negócio é super versátil. E mais, pode atuar como uma espécie de pet shop 24 horas, oferecendo atendimento a qualquer hora. No mais, confira alguns tipos de serviços que pode oferecer em um pet shop móvel, e mesmo com uma estrutura mínima:

– Venda de produtos e acessórios pet;
– Serviços de banho e tosa (para quem prefere um pet shop banho e tosa);
Terapias alternativas;
– Atendimento veterinário em domicílio;
– Clínica veterinária, como exames, consultas, vacinas e serviços de urgência;
– Táxi dog;
– Aplicação de produtos e cosméticos pet.

Vantagens de um pet shop móvel

 

Como é possível imaginar, as vantagens desse modelo são muitas. Lembrando que o mercado pet está entre os setores que mais crescem no país, por isso, investir em um pet shop móvel, seja como única forma de negócio, ou mesmo se já possui uma loja online ou física, é sempre uma boa maneira de aumentar os lucros, ainda mais em tempos de pandemia, em que as pessoas não querem ficar saindo de suas casas. No mais, podemos destacar como principais vantagens as seguintes:

. Baixo investimento inicial,
. Estrutura simples e enxuta;
. Maior flexibilidade de horários;
. Facilidade de gestão e execução das atividades;
. Possibilidade de gerir e organizar de casa;
. Maior exclusividade, por oferecer um serviço personalizado ao cliente.

Qual a média de lucro de um pet shop móvel?

Embora a estimativa de lucro possa variar muito, dependendo da estrutura e dos serviços oferecidos pelo negócio. De uma forma mais generalizada, o lucro médio mensal de um pet shop móvel simples, pode ir de R$ 8.000 à R$ 20.000.

Como fazer a gestão financeira do seu pet shop móvel

 

Sem dúvida, a gestão financeira é a parte mais importante de qualquer negócio, sem um completo controle das finanças é impossível traçar metas ou saber se a empresa está no caminho certo.

A boa notícia é que já existem muitas ferramentas de gestão, umas mais eficientes que as outras claro, por isso, a dica é optar por um software para pet shop já conhecido e com o melhor custo benefício do mercado, como Nuvem Vet,

Um bom sistema para pet shop, dentre outras coisas, gerencia as finanças e as demandas contábeis da empresa, assim como, realiza a completa gestão de estoque (que costuma ser um grande problema para os gestores).

Dentre uma série de possibilidades, é possível registrar atendimentos, acompanhar registros de vacinação, controlar estoque, ter acesso a dados dos clientes, controlar banho e tosa, elaborar planos de fidelidade, e muitas outras funcionalidades, e isso com apenas um clique e possibilidade de acesso de qualquer lugar.

E é isso, que tal apostar em algo inovador como um pet shop móvel? Sem dúvida, sem precisar investir muito, poderá oferecer comodidade, praticidade e, certamente, ainda irá se destacar da concorrência.

Author: