8 dicas para sua Clínica Veterinária ser sustentável

Não basta apenas cuidar da saúde dos pets e não cuidar bem do ambiente em que vivemos. Quer saber como ter uma clínica veterinária sustentável? Então, continue lendo.

Muitos donos de clínicas veterinárias nem param para pensar, mas elas, geralmente, consomem muita energia, além de produzirem muito lixo, por isso, vem sendo estimulado o conceito de clínica veterinária sustentável.

Ter uma clínica veterinária sustentável, além de economizar recursos, vai contribuir para o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e ainda ajudar a consolidar sua marca no mercado.

O que é uma clínica veterinária sustentável?​

Certamente, o objetivo de toda clínica veterinária é cuidar da saúde dos animais, mas isso não impede que os cuidados possam ir ainda mais além, apostando em uma gestão sustentável, contribuindo para o bem estar de todos.

E mais,  uma clínica veterinária sustentável evita problemas com a fiscalização sanitária, já que possui maiores cuidados para evitar desperdício e produção excessiva de lixo.

Sem falar na fidelização de clientes, já que uma gestão sustentável costuma atrair a simpatia da clientela, fazendo com que sua clínica crie um diferencial competitivo.

E, então, se animou em tornar a sua clínica veterinária mais sustentável? Então, confira abaixo 8 dicas para colocar esse processo em prática.

1. Utilize materiais sustentáveis​

Comece por adotando e substituindo materiais tradicionais pelos sustentáveis, aqueles de origem industrial ou artesanal que não são poluentes e, assim, diminuem o impacto no meio ambiente, além de aumentar a qualidade de vida de quem os utiliza.

Vale saber que, hoje em dia, praticamente, todos os materiais possuem uma versão ecológica e sustentável, até mesmo materiais de construção. As tintas ecológicas, por exemplo, são produzidas a partir de matérias-primas naturais, não utilizando materiais tóxicos como o petróleo.

O uso de telhados verdes, por exemplo, pode substituir, em alguns casos, o ar condicionado, já que esses “jardins no teto”, além de deixarem o ambiente mais bonito, também ajudam a diminuir o calor do ambiente. Lembrando que, de uma forma bem mais eficiente que as telhas comuns,  as plantas absorvem os raios solares, servindo como ótimos isolantes térmicos.

Vai investir em cartões de divulgação? Então, opte pelos feitos de materiais sustentáveis como papel reciclado, não só estará divulgando seus serviços, como mostrando sua preocupação com o meio ambiente. E o uso desse material reciclado vale para todas as áreas da clínica em que for usar papel.

2. Diminua a produção de lixo​

O mundo não precisa de mais lixo, por isso, procure diminuir ao máximo a produção de lixo, principalmente, se deseja, realmente, tornar sua clínica mais sustentável.

Embora todo estabelecimento de saúde seja obrigado, segundo a lei, a planejar cada etapa de descarte dos seus resíduos, uma dica é seguir o documento PGRSSA,  o qual orienta a maneira correta de lidar com o lixo veterinário, com o objetivo de diminuir a produção de resíduos e garantir que sejam descartados nos locais certos, e de forma adequada.

E vale, também, pedir para os colaboradores da clínica veterinária trazerem suas próprias canecas, assim, reduzindo o descarte de copos plásticos, que demoram de 250 a 400 anos para se decomporem.

3. Separe o seu lixo

São produzidos diariamente diversos tipos de lixo, e o ideal é que as clínica veterinárias separem os lixos orgânicos dos recicláveis, do contrário, fica impossível realizar o processo de reciclagem.

E vale apostar em conteúdos educativos próximos aos lixos alguns, lembrando que o estabelecimento investe em uma coleta consciente.

E, claro, é fundamental que colaboradores e clientes também separarem seu lixo.

Essas atitudes, além de passarem uma imagem super positiva, mostra que sua clínica não só se preocupa com o meio ambiente como com as gerações futuras.

4. Evite desperdício

A água é um recurso limitado e, infelizmente, costuma ser desperdiçada todos os dias nas clínicas veterinárias.

Por isso, é preciso investir em iniciativas dentro de sua clínica veterinária, desde avisos em banheiro, com orientações para evitar o desperdício de água, como fechar bem a torneira, até adotar descargas inteligentes.

Uma dica, caso ofereça banho-e-tosa, é utilizar alternativas para coletar a água suja que é utilizada em alguns processos para reaproveitá-las na limpeza da calçada da clínica veterinária.

E sempre se certifique de não haver vazamentos na estrutura de sua clínica.

5. Economize energia​

Geralmente, em clínicas veterinárias, é muito comum ter, pelo menos, dois dispositivos eletrônicos constantemente ligados, como o computador do médico veterinário e o da recepcionista.

Porém, em momentos como horário de almoço, por exemplo, não há necessidade de deixá-los ligados, pois não só aumentam a conta de energia no final do mês, acaba sendo um desperdício sem sentido.

Por isso, se acostume a desligar os aparelhos eletrônicos, que não estão sendo usados no momento, como computadores, TVs, entre outros e fale com seus colaboradores.

E mais, em períodos com boa iluminação solar, evite deixar as luzes acesas, pois, muitas vezes, a própria iluminação natural já basta para deixar o ambiente bem iluminado.

6. Promova campanhas na própria clínica veterinária​

Vale apostar em campanhas sustentáveis na própria clínica veterinária, e ao ter essa iniciativa, com certeza, ganhará mais um diferencial para se destacar da concorrência.

7. Tenha uma estrutura sustentável​

Se ainda não tem, mas está planejando montar sua própria clínica veterinária, pensar em uma estrutura sustentável pode economizar diversos gastos com energia e facilitar bastante sua rotina.

Para isso, considere aquelas áreas da sua clínica veterinária que precisam de mais iluminação, como recepção ou sala de atendimento, por exemplo. E ao planejar a estrutura da sua clínica veterinária, procure montar esses locais voltados para a face norte ou leste.

Assim, esses ambientes ganharão uma iluminação natural por mais tempo do que as áreas voltadas para o sul ou oeste, que poderá reservar para armazenamento de materiais e produtos – protegendo-os do calor e da luz.

Outra dica é apostar em cores mais claras para decorar o ambiente, assim, estará aproveitando da melhor forma possível a iluminação natural.

E vale apostar em vidros especiais que evitam a entrada de calor, dessa forma, o ar condicionado não precisará ficar ligado o tempo todo.

Procure investir em estruturas que captam água das chuvas, para economizar água e reduzir os custos no fim do mês. Dessa forma, não precisará gastar água potável apenas para lavar a clínica veterinária.

Mas, se sua clínica veterinária já estiver montada, vale considerar realizar uma reforma. Acredite, apesar de ser um investimento um pouco alto, a longo prazo, o retorno pode ser muito vantajosos para o seu negócio.

8. Adote ferramentas digitais​

Quer ser sustentável? Então, nada de desperdiçar papel. Estamos em plena era digital. Por isso, que tal dar adeus aos prontuários, fichas de clientes e agendas, em papel? Hoje podemos contar com diferentes opções de programas de gestão que informatizam todos os setores de sua clínica veterinária.

E mais, geralmente um software para clínica veterinária possui uma sincronização entre a agenda do médico veterinário e a da recepcionista, gerando mais produtividade e diminuindo as chances de erros nos agendamentos.

Registro das consultas, exames, receituário, vacinas, controle financeiro e muito mais, tudo sem usar papel… tudo isso um bom sistema para clínica veterinária oferece, ou seja, além de economizar recursos, você aumenta a produtividade e, logo, a satisfação dos seus clientes, oferecendo atendimentos mais ágeis além de mais organização.

E é isso, agora que você sabe como ter uma clínica veterinária sustentável, o que acha de começar agora mesmo a investir nessa ideia?

Author: