Como criar um diferencial competitivo para sua Clínica Veterinária ou Pet Shop

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem não busca formas de se diferenciar, com certeza, acaba ficando para trás, e isso serve, também, para clínicas veterinárias e Pet Shops.

O fato é que quando se tem um empreendimento, é fundamental investir em melhorias, em qualquer coisa que possa facilitar o seu sucesso.

E por mais que o mercado pet não experimente crise de nenhuma natureza, é fundamental ir em busca de diferenciais competitivos, que podem ser decisivos na hora de seu empreendimento decolar, ou não.

E, certamente, quem investe em algum negócio, seja ele qual for, não quer que o mesmo acabe por falta de um bom planejamento, por isso, vale separar um tempo para analisar o mercado, a concorrência, ver o que pode oferecer como diferencial, como e onde melhorar o que já oferece e, enfim, estratégias que  vão ajudar a conseguir bons resultados.

Por isso, resolvemos falar aqui um pouco sobre o conceito de diferencial competitivo, assim como, sua importância e mostrar como criar esse diferencial competitivo para sua clínica veterinária ou Pet Shop. Confira!

O que é diferencial competitivo?

 

Primeiramente, vamos começar analisando esse termo “diferencial competitivo” que, mesmo sendo muito utilizado entre empreendedores, ainda gera muitas dúvidas. O fato é que já está mais do que na hora de se familiarizar com esse conceito.

Então, um diferencial competitivo nada mais é que um ou mais atributos que tornam uma empresa única, diferente. É importante que esses atributos signifiquem vantagens e benefícios, os quais geram nos clientes satisfação e sensação de exclusividade ao optar por sua clínica veterinária ou Pet Shop.

Acredite, em meio a um mercado altamente saturado, como o mercado pet, será o diferencial competitivo de sua empresa que vai fazer com que os clientes optem pelos seus produtos e serviços.

Por isso, é muito importante o planejamento, ter um tempo para analisar a performance de seu negócio, e isso de forma sistemática, é preciso estar em constante vigilância, apostando em novidades, seja em materiais, tratamentos, serviços, enfim, e isso fora o diferencial no atendimento, cada vez mais valorizado pelos clientes e que, pode sim, ser definitivo para fidelizar, ou não, os clientes.

Por que é importante ter um diferencial competitivo?

 

Como dito acima, para conseguir se destacar em meio a tanta concorrência, é fundamental oferecer algo diferente dos demais, e isso não precisa ser nada do outro mundo, muitas vezes, apenas o atendimento, mais humanizado, já pode ser um enorme diferencial.

A dica, no entanto, é além de oferecer um atendimento de excelência, procurar investir em novidades, como pet shop delivery, terapias alternativos, serviços particulares… 

O fato é que através dos diferenciais competitivos acaba se tornando bem mais fácil os clientes se interessarem e fidelizarem seu empreendimento, até porque, ao oferecer tantas vantagens e benefícios exclusivos, acaba ficando mais fácil também melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Assim, certamente, o movimento na clínica ou pet shop, assim como, as vendas, tendem a aumentar, juntamente com a boa reputação de seu empreendimento, tonando mais fácil alcançar as metas e os objetivos traçados. 

Dicas para implementar diferenciais competitivos para a sua clínica veterinária ou Pet shop?

 

Pronto! Agora que você já entendeu o que significa e a importância do conceito de diferencial competitivo, chegou a hora de colocar em prática o que aprendeu, para isso, vale aproveitar algumas dicas de diferenciais para a sua clínica veterinária ou Pet Shop. Confira abaixo!

Invista em um bom relacionamento com seus clientes

 

É impossível ter um negócio de sucesso sem que isso passe pelo bom relacionamento com os clientes. E, muitas são as formas de melhorar essa relação.

Para começar, vale acompanhar o que seus clientes pensam e dizem sobre seus produtos e serviços e as redes sociais oferecem um ótimo espaço para isso.

É importante saber se os clientes estão satisfeitos, identificar possíveis falhas ou onde pode melhorar.

Procure avaliar o tempo de resposta aos clientes, mantenha-se sempre presente, respondendo as mensagens e comentários de forma educada e, mesmo que a mensagem, ou comentário, seja negativo, se mostre disposto a reavaliar o motivo da queixa e, jamais, apagando a mensagem.

Utilize com sabedoria as redes sociais, elas são ótimas ferramentas de marketing. 

Tenha uma ótima equipe de colaboradores

 

É fundamental construir uma boa equipe, ter um ótimo relacionamento com os colaboradores. Acredite, isso acaba sendo percebido pelos clientes.

Para isso, invista em profissionais qualificados, e em treinamento.

Todos se beneficiam com um atendimento eficiente, portanto, escolha os melhores profissionais no processo seletivo, treine sua equipe e realize reciclagens. 

E também procure apostar na padronização de atendimento.<

Por fim, é fundamental se manter sempre alerta, presente e disposto a ouvir e entender seus  colaboradores, para facilitar a comunicação interna e identificação de falhas.

Mantenha sua equipe motivada

 

Tão importante quanto se cercar de bons profissionais, é garantir que os mesmos estejam satisfeitos em fazer parte da equipe. Nada pior que um empreendimento que fica trocando de funcionários constantemente. Uma equipe unida e comprometida e um astral bom, facilita muito o processo de relacionamento e fidelização. Por isso, procure não apenas se cercar dos melhores profissionais, como também, mantê-los sempre motivados para continuarem com um bom desempenho.

Para isso, claro, invista numa boa infraestrutura, ofereça salários compatíveis com o mercado, disponibilize benefícios e crie um bom plano de carreira.

E pronto, dessa forma, seus funcionários trabalharão mais felizes e satisfeitos, em busca de melhores resultados, contribuindo imensamente para o sucesso de sua clínica veterinária ou pet shop.

Realize um bom atendimento pós-venda

 

Um grande erro, até por parte de empresas mais consolidadas, é não investir em um bom atendimento pós-venda. Na verdade, essa é uma importante estratégia de marketing, a qual acompanha o cliente após a realização de uma venda, seja de produtos ou serviços.

Por isso, a dica é, após a realização de uma consulta, ou uma grande venda, por exemplo, procurar entrar em contato com o seu cliente para escutá-lo e saber se ele ficou satisfeito com a compra ou serviço. Faça-o perceber que a opinião dele importa e é extremamente importante para a sua empresa, dessa forma, certamente, fará com que se sinta exclusivo e especial.

A tecnologia como aliada

 

E, claro, se o objetivo é oferecer um diferencial, a dica é contar com a ajuda de um bom software para clínica veterinária e pet shop para isso.

Além de oferecer uma completa gestão de seu negócio, ele facilita na hora de oferecer promoções, já que, dentre outras funcionalidades,  ele oferece o completo controle de estoque, com todas as informações detalhadas, desde os produtos com maior saída, aqueles que estão encalhados, os que estão com data para vencer…

E mais, um programa para clínica veterinária e pet shop também pode ajudar no relacionamento dos clientes, já que tem todos os dados dos clientes organizados, facilitando na hora de usar essas informações para disponibilizar um atendimento cada vez mais personalizado.

E é isso, agora é com você! Não perca mais tempo e coloque em prática os exemplos que demos aqui sobre como criar um diferencial competitivo para sua clínica veterinária ou pet shop. 

Author: