5 dicas para implementar um Banho e tosa em seu Pet Shop ou Clínica Veterinária

Embora o setor Pet seja um dos únicos que não se renderam à crise e nem à pandemia, mesmo assim, é sempre bom estar revendo as estratégias, reavaliando os serviços prestados, e isso vale tanto para Pet Shops como Clínicas Veterinárias. 

Na verdade, essas estratégias são fundamentais e, principalmente, porque, apesar de ser um setor que não conhece crise, por outro lado, ele é extremamente competitivo, exigindo um olhar atento às novidades para não acabar ficando para trás.

E uma das principais estratégias a considerar é implementar um banho e tosa em seu Pet Shop ou  Clínica Veterinária, caso ainda não tenha. 

Sem dúvida, banho e tosa são os serviços mais procurados, separados ou juntos, e que podem ser decisivos na hora de um cliente considerar seu estabelecimento.

Por isso, se está em busca de alguma estratégia para aumentar o faturamento do seu pet shop, ou clínica veterinária, diversificar a gama de serviços oferecidos no estabelecimento pode ser uma ótima solução, já que é um serviço que pode agregar muito valor ao seu negócio.

Mas, para garantir um serviço de banho e tosa de sucesso no seu estabelecimento, é fundamental planejar muito bem tudo que é preciso para implementá-lo, como por exemplo, entender quais os equipamentos essenciais, treinar a equipe responsável, entre outros aspectos.

E, claro, para poder implementar qualquer estratégia, visando melhorar os resultados de seu negócio, primeiramente, é preciso conhecer o perfil de seu cliente

Será que eles gostariam de poder contar com um banho e tosa em seu estabelecimento? Se tiver certeza da resposta, invista sem receio, no mais, vale apostar em uma pesquisa com os próprios clientes para, só então, oferecer esses serviços.

E aí, se interessou? Então, veja como tirar suas ideias do papel e implementar agora mesmo o banho e tosa em seu pet shop ou clínica veterinária. Anote nossas dicas abaixo!

Equipamentos adequados

 

Certamente, oferecer um banho e tosa de qualidade, passa por contar com equipamentos de qualidade e adequados.

Para isso, é fundamental pesquisar muito para conhecer quais são os aparatos fundamentais e as novidades do setor, para poder oferecer um banho e tosa de qualidade. Claro, sempre verificando se é possível adquirir os equipamentos sem comprometer o orçamento do seu negócio.

Ficou na dúvida? Então, para lhe ajudar, separamos alguns itens fundamentais para um banho e tosa:

– tanque;

– secador e soprador;

– máquina de tosa;

– escova e pente;

– cortador de unha etc.

Equipe bem treinada

 

E não basta oferecer os serviços e investir em equipamentos modernos e de qualidade, para tosar e dar banho nos pets é preciso muito cuidado e ter conhecimentos específicos para poder exercer a função. 

Por isso, é preciso investir em capacitação da equipe, só assim é possível oferecer um serviço de banho e tosa de qualidade.

Sendo assim, investir em treinamentos é preciso, assim como, procurar estar sempre se atualizando e, se precisar realizar novas contratações, prefira sempre profissionais com experiência nesse tipo de serviço e que saibam lidar com animais de todos os portes, sempre com carinho e atenção.

Preços justos 

 

Não sabe quanto cobrar pelos serviços de banho e tosa? Não se preocupe, você não está sozinho. Muita gente tem essa mesma dúvida, até quem já trabalha com esses serviços costuma ficar meio em dúvida de quando aumentar os valores e quanto cobrar.

É preciso ter em mente que não dá para colocar preços baseados em achismos, isso pode até prejudicar a reputação de seu estabelecimento e seu faturamento a curto prazo.

Por isso, a dica é procurar seguir algumas dicas de precificação para não pesar na mão na hora de colocar o valor no seu serviço:

– observe o preço cobrado pela concorrência;

– avalie os custos envolvendo a oferta do serviço;

– defina uma margem de lucro desejada.

Mantenha o local sempre higienizado

 

Outra dica, muito importante e que pode ser decisiva na hora do cliente avaliar e preferir seu estabelecimento é a de sempre manter o Pet Shop, ou Clínica Veterinária, sempre higienizado e organizado, além de, claro, também o local do banho e tosa sempre limpinho. 

Acredite, manter o ambiente sempre limpo proporciona uma boa percepção dos clientes sobre o seu estabelecimento, além de, claro, garantir a saúde e segurança dos funcionários, tutores e dos pets.

Divulgue o serviço de banho e tosa nas redes sociais

 

 
Certamente, de nada irá adiantar investir em aparelhagem, funcionários e treinamento e não divulgar.

A dica, no entanto, é usar as redes sociais para isso, sem dúvida, uma estratégia muito eficiente e econômica.

Vale apostar no Instagram, que é uma rede social muito popular e que permite, inclusive, promover postagens dentro da rede, com uma possibilidade de alcance incrível, e por um valor muito pequeno, também, pode fazer uma série de posts para apresentar os diferenciais do serviço de banho e tosa do estabelecimento e até fazer vídeo no stories.

Também, pode apostar no Facebook, até mesmo, compartilhar postagens e realizar anúncios para aumentar o alcance da novidade para os antigos e novos clientes.

Tenha um software de gestão como aliado

 

E claro, como estamos em plena era da tecnologia, hoje não existe nenhum trabalho que não possa ser otimizado com a ajuda da tecnologia.

Nesse sentido, um programa para Pet Shop e clínica veterinária pode ser exatamente o que você precisa para ajudar na gestão de seu estabelecimento.  

Um software para Pet Shop e clínica veterinária permite o acesso a todos os dados do seu negócio, com um simples clique!

Financeiro, controle de estoque, fluxo de atendimento, histórico, comissões, cadastro de animais… são só algumas das ações facilitadas por um bom programa de gestão.

Nem é preciso destacar que uma gestão de qualidade do pet shop, ou clínica veterinária,  é de extrema importância para gerar crescimento para a sua empresa.

Sem dúvida, fica bem mais fácil avaliar o desempenho de seu Pet Shop, ou clínica veterinária. No mais, usar um bom programa de gestão vai permitir cortar custos, planejar ações de marketing e fidelização, automatizar processos, dentre outras possibilidades.  

Como podemos ver, é de suma importância planejar muito bem a oferta do serviço de banho e tosa antes de colocá-lo em prática, para não deixar de fora nenhuma etapa, garantindo um serviço de qualidade, a preço justo, conquistando, assim, novos clientes e fidelizando os antigos e, toda essa implementação, sem dúvida, fica bem mais fácil com a ajuda da tecnologia.

Author: