Aposte na tendência das terapias alternativas para pets

O mercado pet é um dos que mais crescem no país, mesmo com toda crise sanitária e econômica, o que está atraindo, cada vez mais, empreendedores à área.

Porém, por conta disso mesmo, por ser um mercado que passa longe de qualquer crise e, portanto, ter cada vez mais pessoas interessadas em montar um negócio nesse setor promissor, o outro lado da moeda é que ele está, cada vez mais, competitivo.

E se destaca quem consegue fazer um bom marketing, oferecer produtos e serviços de qualidade, por um bom preço, ótimo atendimento e… novidades.

Pois é, o diferencial entra nessa equação com muita força.

A boa notícia, no entanto, é que oferecer novidades não requer grandes investimentos, o que conta mais é a criatividade.

Por isso, invista em hotél pet, atendimento online ou à domicílio, serviços como Dog Walker (passeador com cachorros), cuidadores (os cães estão vivendo mais e, muitas vezes ficam muito tempo sozinhos em casa) e … terapias alternativas!

Pois é, as terapias alternativas tem conquistado cada vez mais adeptos, por isso, é sobre elas que vamos falar agora.

Como dito acima, o mercado pet nunca esteve tão competitivo, nesse sentido, se destaca que consegue acompanhar as últimas tendências, até porque, elas podem ser um ótimo termômetro para indicar os serviços e produtos que os clientes estão buscando.

E, as terapias alternativas têm se mostrado uma forte tendência atual, fazendo um enorme sucesso entre os tutores, pois como amam seus animaizinhos, sempre querem oferecer o máximo de conforto e bem-estar.

E o bom é que existem diversos tipos de terapias alternativas que podem ser oferecidas por seu estabelecimento, podendo oferecer uma ou mais, já tendo em mente que se planejar corretamente, e apostar em ótimos profissionais, estes nichos podem ser muito lucrativos e darem um ótimo resultado.

E aí, se interessou? Então, continue lendo, pois daremos aqui dicas de terapias, sua relevância no mercado atual e quais os tipos de terapias mais procuradas. Confira!

O que são terapias alternativas para pets?

 

Hoje os animais estão vivendo muito mais, felizmente! E isso se deve a fato dos cuidados específicos que recebem.
Assim como nós, humanos, buscamos uma melhor qualidade de vida, a partir do momento que passamos a considerar os animais de estimação como mais um membro da família, queremos garantir para eles também mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Assim, as terapias alternativas para animais de estimação vem representando uma ótima forma, e natural, de auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças do pet.

Com a enorme procura por essas terapias, algumas clínicas, ou pet shops, vêm se interessando em oferecer essas alternativas terapêuticas.

Assim, através de diversas práticas e conhecimentos, passaram a oferecer aos pets, terapias que proporcionam relaxamento, melhoria de saúde e de comportamento.

Por que as terapias alternativas são importantes?

 

Se engana quem pensa que só os humanos são acometidos por transtornos mentais e problemas de saúde, os animais também estão sofrendo, cada vez mais, com a quantidade de barulho e stress da vida contemporânea.

Ou seja, para muitos pets, apenas brincar e se alimentar bem já não basta, é preciso se submeter a algumas terapias alternativas para conseguirem ter uma vida mais longa, saudável e alegre.

O fato é que as terapias ajudam sim, e muito, a melhorar a vida dos animais.

Desde amenizar dores e problemas causados por doenças, até diminuir o estresse, as terapias ajudam a equilibrar o organismo animal e melhorar o sistema imunológico.

Por isso, as terapias estão, cada vez mais, populares, sendo importantes por diversos motivos, se mostrando ótimas aliadas, tanto para os tutores quanto para os profissionais da área veterinária.

Tipos de terapias alternativas para pets

 

Se interessou? Então, agora chegou a hora de conhecer as terapias alternativas mais populares para saber qual oferecer em sua clínica. Confira a seguir!

Florais

 

Extraídos de essências de alguns tipos de flores, sabendo que cada flor tem propriedades diferentes, que funcionam para tratar e equilibrar o organismo. Ou seja, os florais trabalham com as energias positivas das plantas e da natureza.

Com os florais é possível equilibrar as emoções dos animais e até melhorar quadros de depressão, ansiedade, medos, raivas entre outros.

E mais, os florais ajudam até a tratar pets que sofrem com hiperatividade e excesso de carência.
Seu cão morre de medo de fogos? Então, a solução pode estar nos florais, já que ajudam a diminuir medos de fogos, ou de tomar banho.

Acupuntura

 

Muito procurada, a técnica de acupuntura pode ajudar os pets de diversas formas. Através do uso de agulhas, em pontos estratégicos do corpo, pode trazer inúmeros benefícios, como tratar viroses, doenças respiratórias, transtornos gastrointestinais e, até mesmo, problemas no sistema urogenital.

E mais, é possível tratar, também, problemas neurológicos, musculares, cutâneos e endócrinos.

Porém, vale lembrar que, apesar de eficiente, e de ser uma técnica milenar, ela não substitui o tratamento tradicional, só devendo ser usada como alternativa, ou seja, acompanhando a medicina tradicional.

Musicoterapia

 

A musicoterapia também é uma técnica que vem fazendo muito sucesso, a qual faz uso de sons e da música para aumentar o relaxamento dos pets e tratar doenças.

A musicoterapia trabalha utilizando notas que são as preferidas dos animais, dessa forma, promovendo seu tratamento através de sons, melodias, harmonia e ritmo, acalmando, tranquilizando e relaxando o animal.

Ou seja, é uma ótima alternativa para tratar animais estressados, medrosos, assustados, com problemas para dormir, hiperativos, entre outros transtornos.

Reiki

 

Por último, mas não menos interessante, a técnica de Reiki para pets busca reequilibrar os aspectos físicos, mentais e emocionais do animal de estimação.

Tal como nos humanos, o objetivo do Reiki é promover a canalização da energia vital para aliviar dores e trazer conforto.

Assim sendo, o Reiki procura ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida do pet.

Tecnologia como aliada SEMPRE

 

Como falamos acima, com um mercado, cada vez mais, competitivo, como o pet, para se destacar é preciso não apenas saber divulgar, ou oferecer serviços de qualidade, preço justo e bom atendimento, é preciso também saber usar a tecnologia a seu favor.

Hoje, existem no mercado programas de gestão que visam facilitar toda a rotina dentro da clínica, ou pet shop, ajudando em diversas áreas do seu negócio, desde controle financeiro, fidelização de clientes, atendimento e recepção.

Vale lembrar que em um mercado tão concorrido, como o mercado pet, é fundamental estar constantemente inovando e modernizando o seu negócio, e um programa para clínica veterinária e pet shop pode lhe ajudar muito nisso.

Controle de recursos, aumento de produtividade, mais segurança nos dados veterinários, organização da informação, melhoria no atendimento (mais rápido e eficiente), são só alguns dos muitos benefícios em investir em um bom software para clínica veterinária e pet shop.

E é isso, agora que já conhece as terapias alternativas mais populares e sua relevância, agora é com você! Que tal oferecer em sua clínica veterinária? Só não esqueça de contar com um bom programa de gestão e… se preparar para o sucesso!

Author: