Como enfrentar os preços competitivos de Pet Shops maiores

O Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação, com a segunda maior população de cães, gatos, peixes, aves, entre outros animais, totalizando nada menos que 139,3 milhões de pets, o que demonstra o enorme potencial desse setor na economia brasileira.

Na verdade, todo esse desenvolvimento se justifica pelos benefícios reconhecidos da interação entre humanos e animais para a saúde de ambos.

Não é exagero afirmar que os animais de estimação são considerados hoje como parte da família.

Seja como efeito da pandemia, da solidão ou como terapia, o fato é que está cada vez mais difícil imaginar nosso dia a dia sem a presença de um animal de estimação.

Por isso tudo, o mercado pet tem se tornado cada vez mais promissor e, nesse sentido, o Pet Shop vem se mostrando uma ótima alternativa para quem quer abrir um bom negócio.

Mas, se engana quem pensa que basta uma boa localização, uma decoração moderna e fofa que… pronto, sucesso garantido!

Na verdade, por mais em alta que o mercado possa estar, é sempre um risco abrir qualquer negócio, ainda mais quando a competitividade é pesada como nesse setor.

É preciso ter preços competitivos, uma boa equipe, um estoque eficiente, um ótimo atendimento e, claro, uma boa gestão.

A verdade, que muitos não falam, é que nem sempre é fácil para os pequenos varejistas lidarem com a concorrência, principalmente, se os preços competitivos no varejo partirem das grandes marcas.

Como brigar de igual com quem tem mais chances no atacado?

Mas, vale lembrar que nem todo mundo já começou grande, muitos cresceram aos poucos e conquistando o sucesso e o crescimento empresarial com muito esforço e determinação.

Pensando nisso, preparamos abaixo umas dicas de como se tornar mais competitivo e poder enfrentar a concorrência. Confira!

Preço competitivo é tudo?

Se engana quem pensa que o único diferencial competitivo a oferecer em seu Pet Shop são preços mais baixos.

Na verdade, muitos clientes nem se importam de pagar um pouco mais, desde que sejam muito bem atendidos e recebam um produto de qualidade.

Ou seja, o sucesso de seu Pet shop pode estar além do preço, que é apenas um dos quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing de sucesso (Produto, Preço, Praça e Promoção).

No mais, é preciso entender que muitos concorrentes começaram pequenos, mas conseguiram crescer no decorrer da jornada, o que só mostra que com foco e estratégia é possível crescer também.

E por falar em estratégias de crescimento, confira abaixo 7 dicas para se destacar e poder apostar em preços competitivos também.

7 dicas para se destacar da concorrência

Não é só prestando atenção nos seus concorrentes que você vai conseguir vencê-los, vale adotar algumas estratégias que vão lhe ajudar a fortalecer se destacar frente aos demais. Tais como:

Analise seus custos

Você tem o controle de seus custos? Pois saiba que antes mesmo de considerar aumentar ou diminuir os preços, você precisa analisar os custos envolvidos nos seus serviços.

Considere tudo, desde a compra, o marketing, os custos com a folha de pagamentos.

Calcule tudo e, só então, verifique se os valores cobrados contam com margens de lucro justas.

Por exemplo: algo entre 20-40% acima do valor de custo é considerado um bom retorno.

Fique de olho na concorrência

Procure descobrir tudo o que for possível sobre seus concorrentes diretos e indiretos:

. Público-alvo;

. Produtos oferecidos;

. Produtos com mais saída;

. Serviço mais procurado;

. Preços praticados no mercado;

. Condições de pagamento;

. Diferenciais de atendimento ou divulgação;

. Serviços diferenciados e que agregam valor ao produto.

Não fique inibido em fazer isso, acredite, provavelmente ele já fez isso com você ou outro concorrente.

É fundamental para qualquer negócio analisar a concorrência, avaliando todos os seus pontos positivos e negativos, justamente, para poder criar estratégias mais eficazes.

Vale tudo para tentar adequar suas ofertas de acordo com o seu nicho de mercado, principalmente, fazer pesquisas por sites e procurar conversar com fornecedores, isso vai lhe ajudar a se destacar e ter mais chances de inovar em suas ações ou surpreender a clientela.

Seja exclusivo

Se inteire do que ainda é novidade no país, muitas vezes algo faz muito sucesso lá fora mais por aqui ainda não foi implementado. Por isso, quanto mais pesquisar sobre seu negócio, participar de feiras, melhor será para seu Pet Shop.

Outra dica é procurar atender algum nicho que nenhuma outra empresa atende, ou na sua região.

Ou ainda, se puder oferecer alguns produtos exclusivos, como roupinhas, caminhas, de repente está aí um bom diferencial.

Outra dica são kits festas, hoje muitos donos de pets promovem festinhas para seus filhos de patas.

Não abra mão das redes sociais

E se o que quer é ter mais clientes, para isso nada melhor que investir em redes sociais. Mas, claro, é preciso saber usá-la, justamente, para conseguir extrair os melhores resultados, postando conteúdos relevantes e evonventes, que façam com que as pessoas interajam e possa estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

E vale criar promoções que possam interagir com os clientes nas redes sociais, envolvendo postagens de fotos dos pets e seus donos, entre outras alternativas.

Invista em atendimento de qualidade

Muitas podem ser as maneiras de melhorar o atendimento de seu pet shop, tornando-o mais interessante e agradável do que o concorrente.

Para isso, vale apostar em fazer parcerias, fazer pacotes mensais com desconto para banho e tosa, promover concursos entre os pets, conceder descontos em serviços nos dias de menor movimento, oferecer transporte, entre outros serviços. A dica é usar a criatividade e ousadia.

Crie eventos e distribua amostras grátis

Uma ótima forma de inaugurar seu pet shop, ou alguma nova ala ou serviço é promovendo eventos com direito a distribuição de brindes, ou até amostras de algum produto que esteja querendo investir.

Não deixe de fazer parcerias para promover feiras de adoção, palestras sobre comportamento, tudo dentro do próprio pet shop.

No mais, eventos costumam ser a ocasião perfeita para interagir com clientes, apresentar serviços e mostrar produtos atrativos e inovadores.

Só não se esqueça de divulgar nas redes sociais seus eventos para atrair o maior número de animais e seus donos.

Tenha a tecnologia como aliada

Já pensou ter todos os setores de seu negócio integrados em uma mesma tela? É isso que um bom programa para pet Shop permite. Integrar desde o histórico, dados pessoais, estoque, tudo num mesmo programa. Ou seja, a gestão de seu pet shop muito mais simples, rápida e eficiente.

. Financeiro: um software para pet shop permite que possa ter total controle do financeiro de sua empresa, desde Contas a pagar e a receber; Fluxo de caixa; Fechamento de caixa; Inadimplências e muito mais.

. Estoque: uma das maiores dores de cabeça de todo dono de pet shop, sem dúvida, é o estoque, e isso não é mais problema com um bom software de gestão, com um controle fácil e simplificado de todas entradas, saídas, produtos a serem vencidos, com maior saída e etc…

Enfim, isso tudo e muito mais é o que faz um bom sistema para Pet Shop, como Nuvem vet, por exemplo, entre muitas outras possibilidades, automatizando cada setor de sua empresa, para que tenha sempre todas as informações em mãos e possa se programar e criar estratégias baseadas em números e análises reais.

Author: