Seu Pet Shop não está dando lucro? Vamos resolver!

Quer abrir um Pet Shop mas com garantias de lucro? Ou então, seu Pet Shop não está dando lucro? Afinal, como ganhar dinheiro com um pet shop? Quais são as estratégias aplicadas por empresários que estão obtendo excelentes lucros? Qual o segredo do sucesso?

Ficou curioso sobre alguma dessas questões? Então, esse artigo é para você! Continue lendo.

De acordo com o SEBRAE, o mercado de pet shops movimenta no Brasil cerca de 14 bilhões de reais, com um crescimento de 17% ao ano.

Na verdade, esses dados são resultado da enorme população de pets no país, mais de 100 milhões!

Isso sem falar que, atualmente os cuidados com animais de estimação não ficam apenas limitados à alimentação, banho e tosa, com seus donos se preocupando muito também com a estética e o bem-estar de seus animaizinhos.

Com isso, o mercado pet teve uma grande aquecida, crescendo a procura por artigos de higiene, roupas para cães e produtos para estética e entretenimento.

Mas, mesmo com todos esses dados favoráveis ao setor Pet, é preciso lembrar que o sucesso ou fracasso de um empreendimento é resultado de um bom planejamento.

Ou seja, planejar é fundamental, justamente, para que o investimento seja embasado em pesquisa, levando em conta muitos aspectos do seu negócio, desde o público-alvo, a localização, serviços oferecidos, concorrência, garantindo, então que o investimento realizado tenha efetivo retorno.

É preciso saber se o negócio é viável, ou seja, se será rentável e também lucrativo.

Uma coisa a considerar, por exemplo, é que o investimento inicial para um pet shop irá variar de acordo com os serviços oferecidos, com o tamanho e a localização do empreendimento, etc.

Porém, de uma forma generalizada, vale saber que com 30 mil reais já é possível iniciar os trabalhos em um Pet Shop de pequeno porte.

Um Pet Shop pode ser lucrativo?

Em Pet Shop, como em qualquer outro negócio, para ter certeza se ele é lucrativo, é preciso considerar todo o faturamento bruto e subtrair dele as despesas: funcionários, impostos, matéria prima, contas de água, luz, telefone, aluguel, etc.

Se o resultado for positivo, seu empreendimento é lucrativo, mas, se o resultado for negativo, então, é hora de repensar estratégias, justamente, para reduzir custos e aumentar seu faturamento.

Muitas são as variáveis a considerar, desde a localização que seu Pet Shop funcionará, quais serão suas despesas fixas, quais serviços e produtos que pretende oferecer e quanto cobrará por eles.

Assim, tendo em mãos um bom plano de negócios, fundamental antes de iniciar qualquer empreendimento, e mais um bom investimento, é possível fazer de seu Pet Shop um negócio bastante lucrativo.

Rentabilidade do Pet Shop

Pronto, agora você já sabe que um Pet Shop pode ser, SIM, lucrativo. Mas e quanto à rentabilidade?

Então, primeiramente, é preciso considerar que rentável é quando um negócio supera as expectativas do empreendedor.

Ou seja, é preciso considerar o lucro que o empreendimento é capaz de gerar, assim como, o investimento inicial utilizado para alavancar o negócio.

Assim, dividindo um número pelo outro, você chegará ao percentual de rentabilidade.

Em quanto tempo irei recuperar meu investimento?

É preciso saber que não basta apenas que um empreendimento seja rentável e lucrativo, é fundamental que seu prazo de retorno (pay back) seja interessante.

Afinal, quem quer investir para só recuperar tal investimento após muitos anos?

Então, para chegar ao tempo que precisará para ter o retorno desse investimento, é preciso fazer a conta contrária a que foi feita para calcular a rentabilidade: dividir o investimento inicial pelo lucro mensal obtido.

Veja quantos meses será preciso até chegar no valor do investimento inicial.

O fato é que é preciso, antes de iniciar qualquer negócio, planejar muito, fazer um bom plano de negócios, pesquisando muito o seu público-alvo e também o mercado de Pet Shops. Isso fará com que você organize seu negócio de modo bem estruturado, com investimentos assertivos e grandes chances de excelentes resultados.

Quais os passos para ganhar dinheiro com um pet shop?

Localização

Primeiramente, é preciso escolher um bom local para montar seu pet shop? Certamente, se couber no bolso, o ideal é um lugar com muita demanda, e pouca oferta.

Mas, como sabemos que esse mercado vem crescendo constantemente, a pouca demanda não é algo assim tão simples de encontrar.

Por isso, ao menos, procure garantir que seu empreendimento esteja em um lugar de fácil acesso, e onde haja muito movimento de pessoas, como supermercados, shoppings… mas pode ser, também, em bairros residenciais, desde que em rua movimentada.

É preciso ter em mente que a grande maioria dos clientes gosta de comodidade, portanto, dão preferência à lojas próximas de casa ou, se oferecer serviços de banho e toda, por exemplo, considere dispor de uma van que pega e entrega o animalzinho em casa.

Funcionários

Escolhido o local do Pet Shop, chegou a hora de selecionar os funcionários. Lembre-se, cliente mal atendido não retorna. Por isso, é fundamental acertar na escolha dos seus colaboradores.

É importante contratar, ao menos, uma atendente, um vendedor e um ou dois colaboradores para banho e tosa.

Uma importante dica, caso não conheça bem os colaboradores, é procurar fazer um contrato de três meses, pelo menos, dessa forma, poderá ter esse tempo para avaliar a performance do funcionário.

Como garantir bons lucros com um Pet Shop?

Agora, nossas dicas são para quem já entrou no mercado ou pretende investir em um Pet Shop, e quer garantir bons lucros.

Nesse setor extremamente competitivo, certamente, sai na frente quem oferece um cardápio de produtos e serviços mais variado. E quanto mais opções, maiores serão as chances de seu cliente consumir cada vez mais.

Só procure não colocar preços muito acima do que o seu público-alvo considere confortável.

No mais, se mostre em dia com as novidades do setor,  acompanhando tudo a respeito do mundo pet.

Invista em marketing

Com o avanço da tecnologia e maior acesso aos novos meios de comunicação, as redes sociais têm desempenhado um importante papel de destaque para o sucesso de um negócio.

Atualmente, já podemos perceber que as empresas de marketing  estão cada vez mais considerando as redes sociais como importante estratégia.

Assim, nessa era do mundo virtual, é preciso ser um empreendedor inteligente e usar as redes sociais a seu favor, promovendo sua marca, produtos, chegando mais facilmente ao seu público-alvo, com resultados ainda mais satisfatórios do que o marketing convencional e, diga-se de passagem, bem mais econômico.

A dica é criar postagens interativas, que possam ser compartilhadas, postar animais de seus clientes, divulgar novidades da loja, produtos, enfim, abusar dessa forma eficaz de atrair clientes.

Tenha controle do seu estoque

Uma importante dica é procurar ter o controle absoluto de estoque. Caso não tenha um funcionário específico para isso, já que pode ser muito oneroso, considere investir em um programa para Pet Shop, que por um valor ínfimo, irá garantir um controle pleno do estoque, além de uma completa gestão financeira.

Se planeje para nunca deixar faltar produto ou acessório no seu estoque, com um completo controle de entrada e saída, que vai lhe ajudar muito a não perder clientes.

Acredite, muitas vezes, a frustração de não encontrar um produto desejado poder ser um caminho sem volta até o concorrente.

Estratégias de fidelização para um pet shop

Muitas são as estratégias, já devidamente testadas e aprovadas, que podem garantir uma relação duradoura com seu público, o fidelizando.

Certamente, nenhuma é mais importante do que a qualidade do serviço ou produtos, e atendimento, esse segundo, então, pode mesmo ser decisivo para um retorno, ou não do cliente.

Mas, de uma forma geral, dentre as muitas estratégias, podemos destacar as seguintes:

Oferecer um excelente atendimento

É preciso fazer com que seu cliente se sinta único, que seu Pet se sinta amado  e,  assim, tenha vontade de voltar sempre. Você e seus colaboradores devem ser educados, gentis e solícitos, procurar saber os nomes dos clientes, pelo menos, os mais fiéis.

Invista num espaço atraente

Quem não gosta de um ambiente aconchegante e organizado? Então, claro, se quer garantir que seu cliente volte, é preciso investir em uma loja atraente, limpa e organizada.

Procure oferecer bônus

Todo mundo gosta de sentir que está tendo alguma vantagem em optar por um serviço ou outro. Nesse sentido, sai na frente quem trabalha com sistema de promoções, bônus, como cartão fidelidade, delivery de produtos, deslocamento do animal de casa para o pet e vice-versa.

Procure inovar e oferecer diferencial

Apostar em um diferencial, seja em que ramo for, sem dúvida ajuda muito a captar novos clientes, porém, é preciso mais para fideliza-los, é preciso mostrar autoridade (as redes sociais podem ajudar nisso), participando de palestras, cursos, seminários, aprender novas técnicas de banho ou tosa, por exemplo e mostrar isso para seus clientes, através das redes sociais.

Enfim, apresentar novidades, mas com qualidade.

Investir em um Sistema de Pet Shop

Como já vimos, um sistema de gestão para Pet Shop pode fazer muito pelo seu negócio, como ajudar a controlar o estoque, e pode ser de mais utilidade ainda quando o assunto é controle e gestão do financeiro.

Contar com uma tecnologia, como a oferecida pela Nuvem Vet, além de  garantir excelência em matéria de gestão, também vai ajudar na tomada de decisões, enfim, a aumentar o faturamento de seu Pet Shop.

Author: