Dicas simples de Marketing para destacar sua clínica veterinária

Não é novidade que o mercado Pet é um dos que mais cresce no país, mas, apesar disso, e justamente por isso, a concorrência nesse setor é enorme.

Assim, se você tem um Pet Shop, Casas de Ração, Farmácia ou Clínica Veterinária, que é sobre o que falaremos agora, saiba que não é fácil se destacar em meio a tanta concorrência.

É nessa hora que a divulgação pode fazer toda a diferença, traduzindo: um bom trabalho de marketing.

Pois é, para que sua clínica veterinária se destaque, é fundamental conhecer um pouco mais sobre marketing, entender como ele pode ajudar o seu estabelecimento a ter visibilidade e se tornar mais competitivo.

Se interessou? Então, confira essas 10 dicas simples de marketing para destacar sua clínica veterinária!

1. Diversifique os canais de divulgação

Hoje o que não faltam são opções para as empresas se comunicarem com seus clientes, e vale tudo, desde utilizar o ambiente off-line (outdoors, cartazes, flyers e banners) como o on-line (mídias sociais, site e newsletter).

O mas importante é procurar fazer um bom planejamento de marketing, diversificando os canais, justamente, para poder estar onde o seu público está.

2. Aposte em um programa de fidelidade

Com o mercado cada vez mais competitivo, conquistar um novo cliente não é tarefa das mais simples, requer tempo, persistência e, claro, um bom planejamento. E, quando se trata de conquistar, uma das estratégias de marketing para clínica veterinária é oferecer um bom programa de fidelidade, com descontos em consultas, vacinas, e se tiver também um Pet Shop, até em produtos de higiene e itens da loja, entre outras possibilidades.

3. Conheça o seu público

Nenhuma estratégia consegue bons resultados se você não conhecer o seu público, sem dúvida, esse é um dos maiores segredos para o sucesso da sua campanha. Entender o seu público possibilita identificar suas necessidades e preferências, consequentemente, consegue criar ações de engajamento e fidelização mais assertivas.

4. Invista em um site

Tenha um site. Mas, não basta apenas ter um site, é preciso que ele seja atual, que seja responsivo,ou seja, que se adapte às mais diversas telas, e com conteúdo relevante, com todas as informações importantes sobre  sua clínica.

É extremamente importante que o visitante, ou seja, seu futuro cliente/paciente, entre no seu site e tenha uma boa experiência de navegação, encontrando uma página agradável visualmente e com todas as informações que procura, de uma forma clara e fácil de encontrar.

Vale apostar, também, em um mapa para que o visitante saiba onde a sua clínica está localizada, assim como, um link, ligando o site ao Whatsapp, para facilitar a comunicação.

5. Crie um blog

Comprovadamente, o marketing de conteúdo pode ajudar empresas a alcançarem o seu público, e o conteúdo pode ser oferecido por um blog, que pode estar dentro do próprio site da empresa, ou mesmo, em uma URL paralela.

Mas, em qualquer caso, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, ou seja, que possa acrescentar aos seus clientes.

Certamente, para poder ser bem direcionado o conteúdo, é preciso conhecer seu público, e assim, poder explorar mais assertivamente, as regras de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para os mecanismos de busca, fazendo com que o seu cliente encontre a sua clínica com facilidade.

A dica, é investir em textos com conteúdo de conhecimento, assim, conquistando e fidelizando seus clientes.

6. Se mantenha ativo nas redes sociais

Que as redes sociais para empresas são obrigatórias nos dias de hoje, disso ninguém duvida, mas o fato é que de nada adianta estar presente nas redes sociais e não alimentá-las. Preferível até não estar.

A dica, no entanto, é contratar um profissional de social media para fazer um cronograma de conteúdo, promovendo interações, ajudando a destacar sua clínica.

É fundamental ter uma página com uma identidade visual marcante, com bom conteúdo, textos bem escritos, sem erros.

7. Treine a sua equipe

É fundamental contar com um bom suporte, ou seja, uma boa equipe, que esteja em harmonia em todos os processos, alinhada com os valores da empresa.

A começar pelo atendimento em sua clínica, que precisa ser impecável, ágil e com uma boa desenvoltura. É preciso que todos os profissionais entendam sobre os assuntos do segmento, conheçam as tendências e novidades do setor e, claro, principalmente, amem os animais.

8. Aposte em promoções

É preciso ter em mente que a concorrência nesse mercado pet é muito grande, quem não estiver atento, acaba sendo esmagado pelos que já têm mais tempo e sua clientela já formada. Por isso, se você quer se manter competitivo, principalmente, se estiver chegando agora ao mercado, precisa oferecer regularmente promoções. As redes sociais são ótimas para ajudar a divulgar essas promoções.

9. Promova o bem

Animais abandonados, precisando de um lar é o que não falta, e a prova disso é o número de ONGs surgindo constantemente, justamente, para tentar ajudar esses animais.

Por isso, fazer parcerias com essas instituições, oferecer castrações gratuitas, atendimentos e até mesmo rações é uma boa maneira de ajudar e, também, ajudar a divulgar a sua clínica e atrair novos clientes.

E mais, pode até oferecer descontos para quem adota esses animais que estavam sob a proteção das ONGs, dessa forma, não só estará incentivando a adoção, como promovendo a responsabilidade social.

Outra dica é criar eventos beneficentes para arrecadar dinheiro ou acessórios para ajudar a tirar das ruas esses animais desabrigados, e a rede social costuma uma ótima ferramenta para divulgar essas ações, ajudando a elevar o nome de sua clínica.

10.Tenha controle completo de todos os dados

Conseguir se destacar em um mercado tão competitivo, certamente, não é tarefa das mais fáceis e nem há uma receita pronta.

É difícil, mas não é impossível, principalmente, com um bom trabalho de marketing, usando as ferramentas certas, contando, por exemplo, com um bom Sistema para clínica veterinária, como Nuvem Vet, que pode ajudar a administrar sua clínica, oferecendo suporte e controle fácil e completo de todos os dados em um só lugar.

E mais, ao contar com um bom software para clinica veterinária irá economizar tempo, o qual poderá ser usado buscando estratégias e viabilizando metas.

Um bom programa oferece relatórios com os quais fica muito mais fácil criar novas campanhas e ações mensalmente, e ainda poder analisar seus resultados.

Assim, com uma análise precisa, é possível conhecer as estratégias que deram certo e, assim, poder priorizar melhor as ações e obter sucesso.

Pronto, certamente Marketing é um assunto muito amplo, e as estratégias são muitas, mas mostramos aqui algumas dicas simples, mas que podem lhe ajudar, e muito, a destacar sua clínica veterinária. Esperamos que aproveite!

Author: