9 dicas para melhorar a gestão de seu Pet Shop

Quem não quer ver seu negócio prosperar, principalmente, nesses tempos sombrios? Nesse sentido, ficar atento às mudanças e absorver dicas podem se tornar uma importante estratégia de gestão.

Aliás, diga-se de passagem, nenhuma gestão sobrevive muito tempo sem uma boa estratégia. Só quem consegue ter sucesso atualmente é quem apostou em um planejamento inteligente.

E essa máxima também vale para quem gerencia Pet shop, ou mesmo uma clínica veterinária, apesar do setor Pet ser um dos menos atingidos pela crise financeira do país.

O fato é que as boas estratégias colocadas em prática podem levar a uma gestão mais assertiva, garantindo a geração de lucros.

O que é preciso ressaltar é que qualquer negócio, seja ele qual for, precisa de um planejamento e, mesmo já estando em funcionamento, é necessário que toda e qualquer estratégia seja sempre revista, analisada para, que se preciso for, seja reestruturada.

Lembrando que, dependendo de muitos critérios, o mercado pode responder diferente a alguma estratégia, por isso, a importância de estar sempre de olho nos resultados.

No mais, estratégias de gestão exigem muita cautela na hora de seu planejamento, com o intuito, claro, de obter resultados incríveis.

Por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas para tornar a gestão estratégica do seu Pet Shop ainda mais eficaz, tornando-o mais competitivo. Confira!

9 dicas para uma gestão estratégica de sucesso

Crie um plano de ação

Nenhum empreendimento pode ficar sem um bom plano de ação, e com um Pet Shop isso não é diferente, aliás ele é fundamental para que qualquer negócio tenha sucesso.

Para criar um plano de ação, primeiramente, é preciso entender exatamente o seu negócio, seus objetivos, missão, visão, valores, o que oferece e também suas metas.

Essa estruturação do planejamento é fundamental para conseguir lidar com cada situação específica, já tendo uma noção de para onde se deseja seguir, ou seja, a meta a ser alcançada.

Tenha presença digital 

Muito se fala em presença digital, mas muitos ainda não conseguem perceber o impacto que ela pode representar em termos de sucesso para sua empresa. O fato é que, cada vez mais, é impossível sobreviver, o que dirá viver, sem presença digital.

Por exemplo, você já imaginou viver sem redes sociais, poder interagir, trocar mensagens? Assim é com sua empresa.

Uma boa gestão estratégica passa por um bom plano de marketing, que mostra como  ser ativo e se aproximar de seu público através da internet, ou seja, como ter presença digital da forma correta, trazendo mais clientes e fidelizando os que já têm, através de um bom site, bons conteúdos em blogs e/ou redes sociais, interações nas principais redes sociais, promoções de eventos e produtos, enfim… ter presença digital.

Aposte em parcerias

Não é de hoje que o estoque representa uma grande dor de cabeça para a maioria dos comerciantes, tanto que muitos investem em profissionais só para lidarem com esse setor. Porém, a base de um estoque inteligente é a parceria, encontrar bons fornecedores, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes para uma gestão estratégica eficiente, afinal, essa parceria deve ter como critério inegociável a qualidade.

Se para gerenciar estoque hoje existem até programas (excelentes) que cuidam disso, já para os produtos não existe outra alternativa senão contar com bons fornecedores, considerando valores, qualidade, facilidade de pagamento e rapidez na entrega.

E mais, saiba que um cliente se dirigir a seu estabelecimento em busca de um produto e não o encontrar, acredite, pode afastá-lo definitivamente de seu pet shop.

Foque na saúde financeira

Se por um lado algumas questões podem até esperar, isso não vale para a saúde financeira da sua pet shop, por mais que isso seja algo complexo,uma dificuldade enfrentada por muitos gestores, é somente analisando e fazendo os balanços no setor, que poderá viabilizar o crescimento de seu negócio.

Por isso, não tenha medo de ser muito crítico e questionar, por exemplo, se consegue entender completamente o custo por produto, custo fixo, ticket médio, margem de lucro, entre outros, só assim, poderá chegar a um entendimento adequado.

Para uma gestão sem sustos e bem mais prática de seu Pet Shop, também, vale apostar na tecnologia como uma importante aliada, adotando um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, que entre outras coisas, irá  informatizar seu negócio e oferecer uma gestão do financeiro completa para seu Pet shop, sem riscos e bem mais prática.

Priorize o atendimento 

Um cliente só retorna a um estabelecimento (ainda mais havendo tanta concorrência) se ele encontrar motivos para isso, diferenciais.

Por isso, não importa se o seu concorrente direto é grande, e por isso até oferece preços mais em conta, procure priorizar o atendimento. Ninguém resiste a um ambiente de alto astral e empatia.

Preze pelo bom atendimento, com sua equipe devidamente treinada para isso, atendendo, assim, as expectativas do seu público.

Procure se colocar na posição de consumidor, lembrando que os donos de pets estão sem seu Pet Shop porque confiam no seu negócio para cuidar dos seus bichinhos, ou seja, veja isso como uma responsabilidade e seja simpático e atencioso.

Personalize produtos e serviços

Uma ótima estratégia para alavancar os lucros do Pet Shop é investir em produtos e serviços personalizados. Nada como oferecer diferencial com sua marca, e só o céu é o limite quando se trata de produtos personalizados, até mesmo, kits festas personalizados.

Vale apostar em canecas, camisetas, caminhas, roupinhas, comedouros… os clientes vão adorar!

Fique em dia com as novidades

Nesses tempos de concorrência à mil, nada como chegar na frente com as novidades do setor. Nesse sentido, é preciso estar sempre atento às novidades, até porque, com a internet, os próprios consumidores já estão mais atualizados.

Assim sendo, sabe aquele spray para a pele sensível dos cachorros? Ou algum tratamento alternativo… então, para poder oferecer os melhores, ou mesmo, produtos diferenciados antes da concorrência é preciso observar os movimentos da área na internet, em cursos, palestras, feiras e workshops.

Sem falar no poder da exclusividade…

Peça feedbacks aos clientes

Quem deseja crescer sem ludibriar os clientes deve saber tirar proveito dos feedbacks.

Uma dica interessante é pedir feedbacks aos seus clientes donos de pets. Dessa forma, poderá avaliar melhor seu negócio, desde o primeiro atendimento, até a recepção e o tratamento propriamente dito, enfim, vários aspectos através de uma visão externa.

Analise erros e acertos

Também é possível avaliar o seu negócio pelo somatório dos gastos do mês, de tudo que foi pedido, número de consultas, interação nas redes sociais, aliás, uma ótima ferramenta para colher informações.

O importante é criar o hábito de analisar os erros e acertos, ou pontos fortes e fracos, do seu negócio, isso poderá ajudar, e muito, a melhorar a gestão de seu Pet Shop.

Nesse sentido, mais uma vez, um bom sistema para pet shop pode ser de enorme ajuda, com dados precisos e sempre à mão.

Enfim, por mais que um setor seja promissor e um dos que mais crescem no país, isso não significa que o sucesso esteja garantido. Para que seu Pet Shop prospere, é fundamental investir em uma boa gestão estratégica.

E é isso, agora é aproveitar nossas dicas, arregaçar as mangas e começar a melhorar a gestão de seu Pet Shop.

Author: