Como trabalhar com produtos a granel em seu Pet Shop

Você vende ração em seu pet shop? Com certeza, esse é um dos itens que não podem faltar em um pet shop, não é mesmo? Mas você vende, também, produtos a granel? Não? Mas já considerou essa hipótese? Até tem vontade, mas não sabe se vale a pena? Então, com certeza artigo é para você!

Antes de qualquer coisa, vale saber que muitos donos de animais preferem os alimentar com produtos a granel, até pelo fato dessa categoria apresentar melhores preços.

Por isso, para poder atender às demandas dos clientes, mas com toda segurança e sem abrir mão da qualidade, é preciso prestar muita atenção em alguns pontos.

Um deles é o controle das vendas que, a princípio, pode até parecer algo banal, mas é uma etapa que impacta diretamente os resultados deste tipo de comercialização.

Pensando nisso, resolvemos falar aqui um pouco sobre essa opção de venda, a granel, como usá-la do jeito certo, sem desperdício, a favor de seu pet shop, garantindo rentabilidade enquanto atende a demanda dos seus clientes!

Por que investir em venda de produtos a granel

Não tem como falar em produtos a granel sem pensar na economia em relação aos ensacados. Sem dúvida, donos de animais que escolhem esta opção conseguem comprar alimentos para cães e gatos com um melhor custo-benefício, e isso porque este produto permite mais flexibilidade durante a compra, que varia de acordo com o peso da ração e o tipo.

Ou seja, o cliente é atendido de uma forma mais personalizada, podendo comprar de forma sortida, sem que isso envolva uma grande soma de dinheiro.

Outro ponto a destacar é o fato que muitos produtos a granel serem mais naturais, o que está em alta no país, com os donos buscando opções cada vez menos industrializadas.

Produtos a granel, atenção redobrada!

Estamos falando de ração, mas também, de alimentos a granel, ou seja, nem todos passaram por processamentos industriais, por isso, a venda desse tipo de produto exige atenção redobrada, pois qualquer descuido pode afetar sua qualidade e higiene, podendo gerar, inclusive, problemas de saúde aos animais.

Segundo orientações do Conselho Regional de Medicina:

“O comércio de produtos destinados à alimentação de cães e gatos na forma fracionada, a granel ou em qualquer outra modalidade em que ocorra a violação da embalagem original do produto só pode ser realizado por estabelecimentos devidamente registrados junto ao MAPA na atividade de Fracionadores”.

Ou seja, para realizar a venda de produtos a granel, é preciso solicitar a autorização de fracionamento de produtos ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendendo às normas no Artigo 28 do Anexo ao Decreto nº 6.296 de 2007, além das outras exigências legais vigentes, como esta Instrução Normativa nº 51, de 3 de agosto de 2020.

Com o registro em mãos, então, o pet shop passa a ser responsável pela manutenção e segurança dos produtos, garantindo ao consumidor a qualidade dos alimentos, bem como, condições de conservação e armazenagem.

Como evitar a contaminação dos produtos a granel?

É preciso ter em mente que os produtos a granel passam muito tempo expostos, por isso, é fundamental evitar a incidência de sol e umidade nos produtos expostos à venda, evitando a proliferação de microrganismos contaminantes muito difíceis de serem identificados a olho nu.

E não é só isso, é preciso considerar, também, que devido a esta exposição, estas rações podem ser alvo de pragas urbanas, como baratas, moscas e outros insetos. Ou seja, é preciso ter muito cuidado com esse tipo de alimento no pet shop.

E ainda é preciso levar em conta a higiene também dos funcionários do pet shop, que é fundamental para garantir a preservação e segurança alimentar.

A dica, portanto, é usar toucas e luvas, e se preocupar em estar sempre higienizando as mãos antes e depois de colocar as luvas e manipular os alimentos, evitando riscos de contaminação.

E uma última dica, como a duração desse tipo de alimento é menor, quanto mais rotatividade a venda dos produtos a granel tiver, melhor será para comercializá-los, pois ficarão menos tempo estocados.

Por isso, promova, divulgue-os nas redes sociais!

E como não poderia deixar de ser, não deixe de orientar os clientes que adquirirem as rações a manterem uma boa conservação em casa, até que sejam consumidas por completo pelo animal. Vale até investir em postagens em redes sociais alertando para a boa conservação e higiene.

Controle de estoque da venda de produtos a granel

Como foi dito, muitos desses produtos não passam por processos industriais, e isso pode influenciar diretamente na durabilidade dos alimentos a granel, que é menor.

Por isso, é fundamental obedecer a forma correta de armazenamento, para que o alimento tenha uma maior durabilidade, para isso, o mesmo deve ser guardado em temperaturas adequadas, entre 25ºC e 26ºC, em ambientes de estocagem bastante limpos, de preferência em vasilhames que garantam que permaneçam bem fechados e livre de riscos de contaminação.

Dessa forma, além de evitar o surgimento de fungos ou bolor, estará afastando carunchos, que também podem comprometer a qualidade dos produtos, além de afastar clientes.

E não deixe de acompanhar a validade de cada um dos itens adquiridos, bem como, informá-la ao seu consumidor, podendo até se valer de ferramentas como um software para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, onde poderá cadastrar cada produto e registrar todas as informações, para que possa sempre acessar de uma forma fácil e segura.

Lembrando que Nuvem Vet é um programa para pet shop que oferece a forma mais fácil e prática de manter seu estoque sob controle e tudo com o melhor custo-benefício do mercado.

E é isso, não é novidade alguma que a venda de alimentos pode ser o carro-chefe de qualquer pet shop, desde que saiba gerenciar da forma correta, o que não é mais nenhum bicho de sete cabeças, e isso devido à tecnologia, que facilita programas de gestão, como Nuvem Vet.

Ainda em dúvida se adota, ou não, produtos a granel em seu pet shop? Esperamos ter ajudado a se decidir. Só não esqueça de  manter-se atualizado sobre a legislação necessária para esta comercialização, assim como, a forma correta de armazenar esse tipo de alimento.

Author: