Como definir metas de vendas para o seu pet shop

Não sabe como definir metas de vendas para o seu pet shop? Gostaria de saber motivar seus funcionários para que entreguem um melhor resultado? Então, este artigo é para você! Descubra como definir metas de vendas e, assim, otimizar seus resultados.

Que todo comércio depende das vendas, isso todo mundo sabe, porém, a maioria dos donos de estabelecimentos, como pet shops, por exemplo, se preocupa mais em atrair clientes do que trabalhar as vendas. O fato é que uma coisa depende da outra, sem clientes não há vendas, e sem as vendas não há clientes.

Mas, então, o que considerar primeiro?

A resposta passa por um bom planejamento. Pois é, como sempre ressaltamos aqui, é preciso planejar, definir metas e preparar a equipe para que ela possa entregar um melhor resultado.

É preciso saber definir muito bem as metas, sempre se baseando em informações precisas, em dados reais, hoje bem mais simples de conseguir através de soluções como um bom programa de gestão.

Dentre outras possibilidades, um programa de gestão oferece relatórios com estatísticas reais, facilitando a criação de estratégias mais assertivas e eficazes, permitindo preparar, então, a equipe para que possa alcançar indicadores comerciais mais satisfatórios.

Mas, existem muitos critérios a considerar na hora de definir as metas e repassá-las para a equipe, e é o que mostraremos abaixo, como definir metas e preparar a equipe para executá-las de uma forma mais eficaz.

Conte com uma equipe engajada

 

Sempre ressaltamos aqui a importância de engajar a equipe de seu pet shop, que não só saiba os objetivos da sua empresa, como esteja alinhada com seus valores e suas crenças. Somente assim, garantirá uma equipe motivada, unida e produtiva.

Outro fator a considerar é a necessidade de cada colaborador ter metas claras e definidas de acordo com o objetivo da loja, de nada adianta apenas pendurar um cartaz com frases motivacionais ao lado dos indicadores, é fundamental que cada profissional tenha e saiba trabalhar com suas metas, assim, ficando bem mais fácil cobrar retornos satisfatórios e avaliar cada desempenho.

Para isso, no entanto, é preciso investir nas reuniões de equipe, seja semanais, mensais ou bimestrais, é fundamental manter a equipe engajada e devidamente treinada.

Invista em benefícios e comissões

 

Nada pior para uma loja do que a rotatividade de funcionários, ainda mais daqueles que possuem contato direto com os clientes.

Alguns tutores, inclusive, se acostumam com a pessoa encarregada de dar banho e não gostam de mudar de profissional, com isso, você corre o sério risco de perder esse cliente para a loja que contratar esse profissional.

O fato é que todo trabalhador precisa se sentir motivado no ambiente de trabalho. Por isso, avalie possíveis benefícios para os seus colaboradores, desde um bônus, até comissões, e quanto maior for seu valor, mais eles vão se sentir motivados a fazer parte da equipe e a alcançar resultados.

Certamente, mais uma vez o planejamento é necessário, para que o  valor investido em comissões esteja dentro dos custos e da realidade de seu pet shop. Por isso, muitas vezes pode ser mais vantajoso oferecer alguns benefícios ou algum bônus do que comissão, e isso precisa ser estudado e avaliado com muita cautela.

Nessa hora, um bom programa de gestão também pode fazer toda a diferença, ajudando a calcular, através de dados reais, com todas as receitas, despesas e o lucro da organização, o valor que pode ser reservado para as comissões.

Avalie bem o mercado

 

Um dos principais erros de quem abre um pet shop, é se basear no sucesso do mercado, nos números divulgados. O problema é que lojas de diferentes tamanhos fazem parte do mercado, geralmente, competindo em situação de desigualdade.

Nem todas podem se valer de equipamentos e infraestrutura de ponta, ou mesmo podem negociar produtos com as mesmas vantagens de grandes organizações que conseguem muito mais vantagens em matéria de descontos.

Por isso, o primeiro passo, para concretizar as metas, é avaliar o entorno, e assim poder estabelecer as estratégias que serão necessárias para aumentar as vendas.

Somente após avaliar todos os dados, as ofertas e demandas, a concorrência, a localização, o comportamento do público com relação aos produtos e serviços de sua loja, poderá, então, estabelecer as metas.

Após estabelecidas as metas, então, é preciso acompanhar os resultados e as estratégias para alcançá-los, e se preciso reavaliá-las.

Outro critério a ser observado é o de criar objetivos para aqueles períodos de sazonalidade, como é o caso de datas festivas.

Desafie sua equipe

 

Após definir as metas de vendas, é preciso informar a equipe, a qual deve ser qualificada para cumpri-las, além de contar com os recursos para isso.

De nada adianta estipular metas se a loja não possui um controle de estoque adequado, por exemplo, ou um ambiente organizado, presença nas redes sociais, enfim, recursos que possam atrair clientes.

No mais, é preciso ter em mente que apenas contando com colaboradores motivados e treinados irá conseguir alcançar as metas estipuladas.

Só estipule metas possíveis

 

Nada mais desanimador do que saber que as metas a serem cumpridas são inalcançáveis. Por isso, só trabalhe em cima de metas reais, do contrário, a equipe não vai se sentir motivada a alcançar os resultados.

É fundamental que as metas sejam criadas se baseando nos dados reais da loja.

Motive sua equipe

 

Sem dúvida, a motivação é decisiva para que as metas sejam alcançadas, ou seja, um colaborador desmotivado pode acabar afetando a rotina da loja como um todo, ou mesmo, acabar desmotivando a equipe.

Por outro lado, uma equipe motivada e trabalhando feliz, sem dúvida, acaba interferindo até no sucesso das vendas.

Para motivar sua equipe, dependendo do tamanho de sua loja, dentre as muitas dicas, podemos destacar as seguintes: invista em reuniões constantes, treinamentos, cursos, workshops, sorteio de brindes, sorteio de viagens, pesquisa de satisfação, folgas, prêmios em dinheiro, vales (combustível, alimentação, refeição, cultura e afins).

Como a tecnologia pode ajudar

 

Felizmente, hoje em dia, já existem muitas opções de softwares de gestão, com as quais é possível ter o total acesso a dados administrativos de sua loja, de uma forma simples e confiável.

E não é só isso, um bom sistema para pet shop  permite ter todas essas informações de forma otimizada, possibilitando que possa criar, de uma forma mais assertiva, as estratégias para atingir as sua metas.

Um bom programa para pet shop também permite que possa acessar a todas essas informações em um mesmo lugar, de uma forma muito organizada, podendo ser a qualquer hora e de onde quiser.

E é isso, como podemos ver, para otimizar os resultados de sua loja, nada melhor do que saber como definir as metas de vendas, sempre se baseando em dados reais, em uma equipe engajada e, claro, contando com a ajuda da tecnologia.

Author: