Porque engajar a equipe de seu Pet Shop

Atrair mais clientes, fidelizá-los, conseguir se manter no topo, oferecer bons serviços, criar estratégias de marketing certeiras e assertivas, isso tudo passa por um bom trabalho de equipe.

Como sempre ressaltamos por aqui, nenhum negócio se faz sozinho, sendo assim, nenhum pet shop consegue fazer sucesso se não tiver por trás uma equipe engajada.

Principalmente, em tempos de tanta concorrência nesse setor, é preciso passar credibilidade, confiança e segurança, o que não é possível quando se tem uma equipe em constante rotatividade.

O fato é que o sucesso de qualquer negócio depende de muitas variáveis, desde contar com um bom atendimento até conseguir formar uma boa equipe, que esteja alinhada com a proposta da sua marca, ou seja, engajada.

Acertando na contratação dos funcionários do pet shop

 

É fundamental acertar na contratação dos funcionários, é uma etapa muito importante do negócio e não pode ser subestimada. Por isso mesmo, dedicamos um artigo para falar sobre esse assunto aqui.

Na hora de estruturar o processo seletivo dos funcionários de seu pet shop, é preciso levar em conta os setores do pet shop, se possui recepção, ou um balcão de atendimento,  se possui estoque, se tem banho e tosa, se tem clínica veterinária também, se possui um setor administrativo, se oferece outros serviços como hotel, day care, pet sitter (babá de pet), dog walker e levar em consideração as tarefas relacionadas a todas estas atividades.

Pronto, feito isso, faça um levantamento financeiro sobre os custos e faturamento para saber quanto pode investir ou tem disponível para realizar essas contratações.

Depois, identifique o salário base de profissões específicas como banhista, tosador, groomer ou veterinário, já pensando sempre em um bônus ou outra forma para animar e conseguir estimular a equipe.

E vale até considerar a possibilidade de realizar parcerias com empreendedores pet que atuam em diferentes áreas desse setor.

Contratações

 

Ainda durante a etapa de contratações, é fundamental que se baseie nas qualidades necessárias para exercer cada função, lembrando que cada serviço impõe diferentes necessidades.

Se certifique de que os valores do funcionário se encaixam com os de sua loja, apresente seu método de trabalho, os benefícios oferecidos, seus projetos futuros para o pet shop e a pessoa que ocupar a vaga, destacando as vantagens de fazer parte da equipe.

Quanto mais transparente você for, em relação à proposta de trabalho, maior a chance de contratar funcionários engajados, do contrário, pode acabar montando uma equipe que se sente enganada e, assim, não conseguir bons resultados e, ainda, uma temida rotatividade na equipe.

Priorize aqueles funcionários que queiram evoluir, pois isso fará com que seu negócio evolua também, mas procure seguir sua intuição.

Caso algum candidato não preencha todas as características necessárias, ou tenha muita experiência na função, mas apresente afinidade com seu perfil de trabalho e demonstre interesse em fazer a diferença, considere a contratação, pois muitas vezes a vontade de fazer pode entregar mais resultados do que a experiência ou um conhecimento aprofundado, sem o devido engajamento.

Alinhamento de expectativas

 

E esse alinhamento de expectativas deve ser considerado tanto para novas contratações, quanto para funcionários já contratados, é fundamental estar sempre atento ao que cada um entrega no dia a dia.

Se a alta rotatividade é prejudicial ao negócio, manter um funcionário não engajado é ainda bem pior.

Por isso, invista em reuniões de equipe, só assim poderá identificar problemas e desalinhamentos entre a equipe. Lembre-se que o mesmo funcionário que começou o trabalho completamente engajado, pode ir perdendo o rendimento com o passar do tempo.

Vantagens em ter uma equipe engajada

 

Os resultados em contar com funcionários alinhados aos valores do pet shop são sempre muito positivos. Vamos listar algumas delas:

– Maior flexibilidade dos funcionários ao pedir auxílio.

– Conseguir delegar melhor as funções ao saber as forças e fraquezas do cada funcionário.

– Mais chances de fidelizar clientes.

– Favorecer dia a dia mais leves e um ambiente mais harmônico e positivo.

– Possibilitar o crescimento do funcionário e da loja.

– Criar uma imagem positiva diante de novas contratações, trazendo, cada vez mais, funcionários mais satisfeitos e mão de obra qualificada.

– Mais transparência nas relações, diminuindo as chances de conflitos.

Desvantagens em não investir em uma equipe engajada

 

-Ambiente negativo, com desconfianças e brigas constantes entre a equipe.

– Gestores sobrecarregados em tarefas operacionais.

– Falhas e descaso no atendimento ao cliente, ocasionando a perda de clientes.

– Funcionários denegrindo o nome da Loja em que trabalham ou trabalharam.

– Constantes demissões repentinas, causando desfalque na equipe.

– Migração de funcionários e de cartela de clientes para a concorrência.

– Processos judiciais, em alguns casos, podendo levar ao fechamento do pet shop.

A tecnologia como aliada

 

Infelizmente, nem todo mundo que resolve abrir um pet shop tem intimidade com gestão ou administração e, nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada, permitindo realizar toda a parte burocrática de uma forma simples e prática.

Como gerenciar uma equipe e dar conta de todos os processos administrativos e gerenciais? Pois é, o que seria impossível, ainda mais para quem não tem experiência em gestão, agora é possível com a ajuda da tecnologia, através de um bom programa de gestão.

Muita gente ainda não sabe, mas é possível informatizar e organizar todas as tarefas do dia a dia, ou seja, a rotina de seu estabelecimento com um bom software de gestão.

Ou seja, com um bom sistema para pet shop, você não só consegue automatizar todas as tarefas do seu estabelecimento, desde agendamentos, histórico, vacinas, financeiro, envio de lembretes de retornos e agendamentos pelo whatsapp e muito mais!

E mais, um programa para pet shop permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver.

Conclusão

 
Manter um pet shop, realmente, não é simples, ainda mais com tanta concorrência nesse setor, porém, se conseguir montar uma boa equipe, entregar um ótimo atendimento, boa política de preços e serviços de qualidade, com certeza, o sucesso é inevitável.

O importante é ter sempre em mente que o seu funcionário será a imagem da sua empresa, por isso, é tão importante não subestimar a contratação de uma boa equipe, que seja harmoniosa, qualificada, alinhada com seu propósito, e com os valores do seu negócio.

Para isso, é muito importante procurar fazer, de tempos em tempos, reuniões e estar sempre atento às situações adversas que possam desalinhar e desanimar sua equipe.

E é isso, seguindo essas dicas, com certeza, terá um pet shop de sucesso!

Author: