4 dicas infalíveis para atrair e fidelizar os clientes de sua clínica ou pet shop

Sem dúvida, o objetivo principal de quem tem algum comércio é conseguir atrair e fidelizar clientes além de, claro, fazer com que seus próprios clientes se tornem porta-vozes da sua marca.

Mas, principalmente, nesses tempos de crise, o que será que é mais importante, atrair novos clientes ou fidelizar os que já compraram seus produtos ou serviços?

Embora ambos sejam importantes para o crescimento de uma empresa, um erro muito comum entre empreendedores é dar muito mais atenção para a atração de novos clientes do que criar um relacionamento a longo prazo com quem já conhece a marca.

Por isso, investir na fidelização de clientes costuma ser a melhor solução, que traz resultados mais constantes.

E mais, o mercado está cada vez mais competitivo, o que torna ainda mais difícil conseguir captar novos clientes, então, porque não fidelizar os que têm e fazer deles o porta-voz de sua clínica ou pet shop?

É preciso entender que ao fidelizar o cliente, você está garantindo ganhos constantes e, embora possa até parecer não ser um grande investimento, com o tempo, verá que a fidelização vai garantir um retorno mais estável.

Por isso, cada vez mais a ideia é focar no cliente, tentar oferecer até mais do que ele precisa, soluções que superem suas expectativas, visando fidelizá-lo e claro, aumentar a receita e superar a concorrência.

Pesquisas comprovam que os consumidores costumam fidelizar aquelas marcas que investem numa boa comunicação, confiança, produtos de qualidade e, principalmente, em um bom atendimento.

Clientes fiéis são sua melhor propaganda

 

E engana-se quem pensa que a fidelização de clientes apenas ajuda a melhorar seu faturamento, na verdade, ela também tem o efeito secundário de melhorar a reputação de sua clínica veterinária ou pet shop. É preciso nunca esquecer que: cada cliente satisfeito pode significar mais cinco pessoas descobrindo as qualidades do seu negócio.

Quem nunca pediu recomendações de alguma clínica veterinária ou pet shop? Ou mesmo, quem nunca recomendou um bom serviço a um familiar, amigo ou conhecido? O fato é que é muito comum que pessoas recomendem, ou peçam recomendações a amigos e familiares antes de procurar alguma clínica ou pet shop, para evitar erros.

Assim sendo, ao ter um público cativo, esses clientes, naturalmente, serão seus porta-vozes, reforçando as qualidades do seu negócio para outras pessoas que poderiam estar fora do seu alcance.

Para fidelizar, no entanto, é preciso entender as necessidades dos clientes, o que eles precisam e, assim, ganhar a sua confiança desde o contato, até o pós-venda.

Não sabe como conseguir atrair ou fidelizar clientes? Então, confira abaixo 4 dicas para conseguir não só atrair e fidelizar, como também, fazer com que seus clientes se tornem porta-vozes da sua marca.

1. Atenda com excelência

 

Segundo pesquisas, cerca de 80% dos clientes costumam gastar mais dinheiro em um produto pela experiência da compra. Assim sendo, se esse perfil de consumidor não encontrar tal benefício com sua empresa, provavelmente, ele não retornará e irá procurar outra marca que venda o mesmo produto, mesmo que seja mais caro ou de qualidade inferior, pois a principal demanda desse público não é atendida, que é o bom atendimento.

Por isso, invista em treinamento de funcionários, sites responsivos, políticas de troca, atendimento ao cliente e todas as formas que você puder deixar a experiência do consumidor fácil e agradável. E, claro, tenha um bom controle de estoque para que o produto favorito nunca falte, pois isso leva o cliente a procurar outro estabelecimento.

Coloque o atendimento como prioridade, e veja seus clientes cada vez mais encantados com sua dedicação.

2. Facilite o pagamento

 

Acredite, as pessoas buscam praticidade, e isso se estende às formas de pagamento. Assim, se sua empresa se limitar à forma de pagamento, certamente, perderá a atenção e o dinheiro de potenciais clientes.

Já pensou um cliente interessado em seu produto deixar de adquiri-lo porque sua  empresa está atrasada em relação às novas tecnologias e formas de pagamento?

Por isso, procure ficar sempre atento às mudanças no mercado, oferecendo o máximo de opções de pagamento, claro, desde que não prejudiquem seu negócio. Acredite: se o cliente não conseguir nem começar uma primeira compra, com certeza, não voltará para saber se você finalmente pode ajudá-lo.

3. Crie programas de fidelização

 

O mercado, cada vez mais competitivo, pede adaptações e mudanças. Então, porque não oferecer um cartão de sua clínica, ou pet shop, com diversos benefícios para o cliente?

Pense na possibilidade de oferecer, por exemplo, descontos progressivos a cada retorno de um cliente, brindes para consumidores que atingem uma certa pontuação ou um clube de vantagens que atraia o perfil de cliente que valoriza a troca da empresa pela sua fidelidade.

Enfim, descubra uma forma simples e criativa de recompensar seus clientes fiéis e crie um vínculo entre marca e seus clientes.

4. Invista no pós-venda

 

Com um mercado cheio de ofertas e novidades, mesmo até que seus clientes se sintam muito satisfeitos com a experiência, formas de pagamento e benefícios que a sua empresa oferece, se você não lembrá-los da sua existência, correrá um sério risco de ser esquecido, de acabar perdendo a atenção, dando espaço para a concorrência encantar muito mais os seus clientes. E, claro, você não quer isso!

Por isso, nada de deixar o tempo passar após a venda. Procure sempre pedir os contatos do seu cliente e investir na comunicação frequente, e com qualidade. Mande e-mails com novidades e promoções, faça contato (sem ser agressivo) pelo WhatsApp e desenvolva uma pesquisa de satisfação para descobrir como pode melhorar e o que está dando certo. E, claro, tenha uma página ativa nas redes sociais para poder interagir com os clientes.

O importante é entender que a relação não deve acabar após 0o atendimento. O pós-venda é o que vai fortalecer a sua relação com cada cliente.

Você já sabe que apenas conseguir angariar novos clientes não vai garantir um retorno mais estável , é preciso fidelizá-los.

A tecnologia como aliada

 

Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na gestão de empresas, através de seus muitos softwares de gestão.

Pois é, um bom programa para clínica veterinária e pet shop, por exemplo, mantém os  dados dos clientes e seus tutores muito bem organizados, facilitando o controle das consultas, serviços e até da comunicação com os clientes.

O mais legal desse tipo se sistema para clínica veterinária e pet shop é que ele oferece os dados organizados em um só lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.

Com as informações dos clientes em mãos, certamente, fica mais fácil ter acesso aos históricos e oferecer um atendimento mais personalizado.

E, claro, um programa de gestão, também, facilita a comunicação tanto interna quanto com os clientes, o que é um grande passo para ajudar a fidelizá-los.

Author: