Como melhorar o Marketing de sua Clínica Veterinária

Ainda subestimado por muitos veterinários, o marketing digital é fundamental para a sobrevivência das clínicas veterinárias que querem se destacar neste concorrido mercado, ou seja, ter vantagem competitiva.

Além de ajudar a atrair novos clientes, um bom trabalho de marketing também colabora para fidelizá-los.

O fato é que em meio a um cenário tão competitivo, o seu negócio precisa se adequar às práticas de mercado, e investir em um bom trabalho de marketing é uma delas.

Mas, o que seria um bom trabalho de marketing para a sua clínica veterinária? Quer saber? Então, continue a leitura.

Por que trabalhar o marketing de sua clínica veterinária?

 

Sem dúvida, um dos maiores objetivos de quem aposta em um bom trabalho de marketing, é, entre outras coisas, aumentar a visibilidade de seu negócio e, com isso, aumentar as chances de atrair e fidelizar mais clientes, elevando assim, não só a lucratividade, como o nome de sua clínica.

Mas, para isso, é preciso ter um perfil de público bem definido para, justamente, poder se valer de algumas estratégias, pois só conhecendo bem seus clientes é possível oferecer o que eles querem e precisam.

Principais estratégias de Marketing

 

Antes de começar a criar estratégias de marketing, é preciso planejá-las corretamente, se valendo sempre de dados reais, para que possam surtir efeito.

E embora o marketing digital seja bem mais eficaz, econômico e tenha um maior alcance, o marketing tradicional não deve ser deixado de lado, desde o famoso boca a boa até a entrega de panfletos.

Mas, como dito, atualmente o marketing digital é o mais forte, afinal, estamos em plena era da digitalização, com o marketing se adaptando às novas tecnologias.

E dentre as muitas estratégias de marketing podemos destacar as seguintes:

Marketing de conteúdo

 

Atualmente, investir em marketing de conteúdo é o que traz mais resultados positivos para qualquer negócio, principalmente, visibilidade e autoridade.

Por isso, uma boa dica para quem quer investir em marketing digital, é apostar em conteúdos, que podem ser postados em blogs, sites e redes sociais.

É preciso ter em mente que oferecer materiais e informações relevantes ajuda a atrair clientes e fidelizar aqueles que já possui, sem falar que, com isso, poderá se tornar referência em sua especialidade.

E vale apostar em conteúdos sobre a importância das vacinas, os tipos de rações, comida natural, enfim, dicas para uma alimentação saudável e cuidados podem trazer grande visibilidade para a sua clínica veterinária.

E-mail marketing

 

Ao contrário do que muita gente imagina, o e-mail não morreu, muito pelo contrário, ainda é considerado uma das melhores ferramentas de marketing, pois ele é um canal de comunicação direto com o cliente e permite, dentre outras coisas, realizar pesquisas de satisfação, o envio de mensagens personalizadas e segmentadas, dicas de saúde bem e informações úteis sobre bem-estar e qualidade de vida dos animais.

Por isso, invista em e-mail marketing, com o qual poderá enviar lembretes de consultas agendadas, resolver eventuais problemas e solucionar as dúvidas dos clientes.

No mais, o canal pode ser direcionado para campanhas de marketing, promoções, mensagens de feliz aniversário, datas comemorativas e envio de conteúdos relevantes para a fidelização.

Redes sociais

 

Consideradas a principal ferramenta de marketing atualmente, as redes sociais são imbatíveis na hora de atrair e fidelizar os clientes, porém, é preciso saber usá-las com sabedoria.

A principal dica é movimentar constantemente a página da clínica veterinária, na rede social escolhida, com postagens relevantes e sempre procurar responder aos clientes o mais rapidamente possível.

E não importa se for um perfil no Instagram ou Facebook, a dica é apostar em vídeos, fazer stories, lives, colocar fotos dos animais dos clientes, sempre intercalando com assuntos pertinentes em posts com dicas sobre saúde e bem-estar, inovações na área veterinária e prevenção de doenças.

E se deseja aumentar o número de clientes, uma ótima dica é impulsionar as publicações, que é uma solução muito eficaz e econômica.

Whatsapp

 

O Whatsapp business, atualmente, se tornou outra ferramenta obrigatória para quem tem empresa. Afinal, quem não tem o whatsapp instalado no dispositivo, hoje em dia? Além de oferecer uma forma mais rápida de comunicação direta com os clientes, o aplicativo permite respostas rápidas, padronizadas e personalizadas, o uso de etiquetas e a possibilidade de criar um catálogo exibindo produtos ou serviços.

E não é só isso, também permite adicionar informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento, endereço físico, e-mail para contato, endereço do site e links das páginas em redes sociais.

4 dicas para melhorar a sua presença digital

1. Ofereça um bom atendimento

 

Pesquisas comprovam que o atendimento é decisivo na hora de um cliente fidelizar, ou não, uma marca ou serviço. Por isso, ofereça um serviço de qualidade com o cliente sempre em primeiro lugar!

Além disso, para ajudar a melhorar a reputação de sua clínica veterinária,foque na oferta de mais canais de atendimento, garantindo ao cliente uma boa experiência, aumentando as chances de fidelizá-lo.

2. Não deixe de responder nenhum comentário

 

Engana-se quem pensa que apagar um comentário nas redes sociais pode ser algo positivo. Na verdade, as consequências disso são sempre muito ruins, desde os demais usuários reagirem negativamente, até a pessoa que viu seu comentário ser apagado se revoltar e começar a deixar muitos comentários negativos na página,prejudicando a imagem da clínica e acarretando sérios problemas.

Também não demore a responder ou tirar dúvidas dos clientes, pois a falta de resposta ou a demora pode resultar em aborrecimentos e comentários muito ruins.

A dica, portanto, é mostrar-se sempre solícito às dúvidas dos pacientes e tentar resolvê-las o mais rápido possível, mantendo ainda mais estreito o relacionamento com os clientes.

3. Acompanhe as redes sociais de sua clínica

 

 As redes sociais são muito eficazes na hora de atrair mais clientes, no entanto, é preciso saber usá-las, é preciso estar presente e atento, oferecer conteúdo de qualidade, interagir com os usuários, aproveitando todo o seu potencial.

4. Realize pesquisas de satisfação

 

Sem dúvida, saber o que os clientes acham de seu negócio é fundamental para melhorar a reputação de sua clínica. Através de um bom levantamento com os clientes, é fácil resolver problemas e melhorar a imagem da sua clínica, nesse sentido, as pesquisas de satisfação são uma ótima forma de fazer isso. Elas podem ser feitas com ferramentas como Google Forms, Survey Monkey, redes sociais, e-mail ou na própria clínica.

Invista em um programa de gestão

 

E não tem como melhorar o marketing digital de sua clínica veterinária se a sua gestão não for eficiente. Como criar as estratégias sem ter em mãos informações ou dados corretos sobre sua clínica?

A boa notícia é que atualmente já existem muitas opções de softwares de gestão, com as quais é possível ter o total controle de toda a parte administrativa de sua clínica veterinária.

Dentre muitas outras possibilidades, um bom sistema para clínica veterinária permite ter todas as informações de forma otimizada, com todos os dados muito bem organizados, possibilitando que possa criar, de uma forma mais assertiva, as estratégias de marketing.

E não é só isso, um bom programa para clínica veterinária permite ter todas essas informações e dados em um mesmo lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver, desde o histórico dos animais, as datas de vacinas, as consultas…

E é isso, como dito acima, quem não tem presença digital, praticamente, não existe, por isso, é fundamental criar estratégias assertivas para melhorar o marketing de sua clínica veterinária e, assim, atrair, reter clientes e, consequentemente, lucrar mais.

Author: