Vale a pena apostar em pacotes de serviços no meu pet shop?

Não é de hoje que um dos maiores desafios de quem tem comércio é a fidelização dos clientes, e com um Pet Shop isso não é diferente.

A fidelização de um cliente significa renda recorrente, principalmente, pela venda de pacotes de serviços.

Porém, para que essa ação seja de fato rentável ao pet shop, claro, é preciso muito cuidado com a parte administrativa, sabendo precificar, incluir benefícios, até mesmo, considerar algumas características, demandas e anseios dos clientes.

Nesse sentido, como já falamos em várias postagens aqui no blog, contar com um bom programa para Pet Shop pode fazer toda a diferença, desde avaliar se os pacotes oferecidos são rentáveis, se estão realmente fidelizando os clientes, custos e lucros, pagamento dos funcionários, enfim, toda a parte burocrática.

Ou seja, entre outras facilidades, um bom sistema de gestão para pet shop vai facilitar a tomada de decisões e, consequentemente, melhores resultados.

Como trabalhar o pacote de serviços

 

Existem duas possibilidades de trabalhar o pacote de serviços em seu Pet Shop, a primeira através de descontos, a segunda através de benefícios.

. Descontos

Podem ser mensais, sendo oferecido um número maior de banhos. Por exemplo: se cada banho tem o custo de R$ 40,00, ao fechar quatro banhos, o cliente ganha 10% de desconto.

. Benefícios

No caso de agregar serviços ao pacote, ao invés de conceder descontos. Por exemplo, ao fechar um número determinado de banhos o cliente ganha a tosa.

Uma dica é trabalhar com as duas possibilidades, já que  o objetivo do pacote é fidelizar o cliente, por isso a importância de estudar a clientela, seus anseios e criar pacotes diferentes ou gradativos, ampliando sua receita de diferentes formas, além de trazer benefícios personalizados.
 

Como montar um bom pacote de serviço

 
Primeiramente, é preciso considerar que essa oferta precisa ser boa para seu cliente e, claro, para seu negócio.

Para isso, vale considerar alguns fatores na hora de montar o pacote de serviços. Tais como:

. Preço: qual o valor praticado individualmente e qual será no pacote? Será dado desconto?

. Demais benefícios: se a estratégia não for desconto, mas incluir benefícios, precisa saber quais serão eles. Terá tosa inclusa? Translado do pet sem custo? Algum brinde mensal como um brinquedo ou ração? Quais os custos de cada um para sua pet e qual terá mais adesão dos clientes?

. Tempo: o pacote é mensal? Você estará preparado para atender a demanda?

. Agenda inteligente: uma estratégia a considerar é utilizar os planos em dias com menos movimento. Caso sua agenda de banho e tosa já esteja bem lotada nos dias de maior movimento (quinta, sexta e sábado), ofereça planos somente para os dias de menor movimento, ou ainda, ofereça algum benefício adicional para quem agendar em dias de baixo movimento.
 

Pagamento dos pacotes

 

Não só a hora de definir valores merece atenção, mas também a forma em que o pacote será cobrado. Se o que pretende é melhorar o fluxo de caixa e ampliar a entrada de receita recorrente, a dica é evitar cobrar o pacote após a realização do mesmo.

O ideal é que o pagamento aconteça em uma data fixa, de preferência, antes do seu início. Por exemplo, definir uma data para cada pacote e cobrar antes de executar.

Uma dica, é preferir o pagamento por cartão de crédito, assegurando, assim, seu recebimento.

Certamente, clientes mais antigos devem ter mais flexibilidade nessa hora, não esquecendo que a oferta de pacotes tem essa finalidade, de fidelizar, por isso, muito cuidado com essa parte de pagamento, para que isso, na verdade, não acabe afastando ao invés de reter os clientes.

 

Não exagere em benefícios

 

Com certeza, a essa altura já deve ter entendido que os pacotes dão certo e costumam, realmente, agradar aos clientes. Só cuidado com exageros.

Jamais acumule muitos benefícios em um mesmo pacote de serviços.

Vale voltar lá no início para lembrar que o objetivo é ampliar a receita recorrente de seu pet shop, e não acabar prejudicando suas finanças.

No caso de querer se destacar de algum concorrente e querer incluir mais de um benefício em um mesmo pacote, nesse caso,cobre por ele, sem que isso seja evidente.
 

Afinal, o pacote de serviços ajuda na fidelização?

 

A resposta é SIM, porém, essa estratégia sozinha não se mantém. É preciso investir em uma boa experiência do cliente, apostando em um bom atendimento, atenção, exclusividade, enfim, em uma gestão eficiente de seu pet shop.

Ações como ligar para lembrá-lo da compra da ração, alertar sobre a próxima consulta de rotina ou vacinas, ou mandar uma foto do seu pet durante o banho, são só algumas das possibilidades para ajudar a fidelizar os clientes.
 

Razões da fidelização

 
Ninguém gosta de pular de Pet Shop em Pet Shop, ter que adaptar seu animalzinho, enfim, se o cliente encontrar bom atendimento, organização,  atenção, profissionalismo, segurança, em seu estabelecimento, as chances dele voltar são enormes.

Acredite, ao oferecer um pacote de serviços ao cliente, ele já estará se achando muito beneficiado, pois ele quer comodidade e a resolução de problemas, e é você está vendendo exatamente isso.

Dentre as vantagens para os clientes, podemos destacar:

Melhor organização financeira: fica bem mais fácil o cliente se organizar já tendo pacotes definidos, podendo economizar e prever seus custos;

Data pré-definida para o banho ou tosa: não precisará ficar agendando;

Garantia do serviço: evitará transtornos de não ter espaço na agenda do Pet Shop, pois o pacote garante essa segurança;

Saúde do pet em dia: a ida do pet, com frequência, ao banho e tosa já ajuda na qualidade de vida, garantindo a higiene, assim como, poder detectar possíveis problemas.

Ou seja, oferecer um pacote de serviços ao cliente, com certeza, vai muito além de oferecer descontos ou serviços agregados, passa pela segurança e qualidade de vida dos pets.
 

Então, vale a pena apostar no pacote de serviços?

 

Por tudo que vimos nesse artigo, com certeza, é possível afirmar, sem medo de errar que vale a pena sim, além de gerar mais receita e possibilitar a fidelização do cliente, essa oferta de pacote de serviços ajuda a passar segurança, organização e profissionalismo.

A dica, portanto é, seja consciente, e defina pacotes com sabedoria, usando-os para potencializar o número de clientes, retê-los e conquistar novos.

Com certeza, seguindo essas dicas, dificilmente, você terá prejuízos com os pacotes de serviços em seu pet shop. Só não esqueça que essa é apenas uma das muitas estratégias nas quais pode apostar para ter sucesso com seu pet shop.

Author: