Como planejar as compras do seu Pet Shop

Sabe qual é um dos maiores problemas dos pet shops? Você sabe porque muitos deles acabam quebrando?

Pois é, acertou quem pensou em planejamento. O planejamento é fundamental em qualquer negócio, e quando se lida com um estoque muito variado, esse planejamento é ainda mais fundamental.

Sim, estamos falando de planejamento das compras. A falta de planejamento das compras é um dos maiores motivos de um pet shop quebrar.

Por outro lado, um bom planejamento pode gerar capital de giro, resultando em mais liberdade e autonomia na hora de tomar decisões e, até mesmo, realizar investimentos em seu negócio.

Por ser tão fundamental, resolvemos falar um pouco aqui sobre a importância de planejar as compras, as vantagens e ainda daremos dicas para melhorar seu planejamento.

Qual a importância de planejar as compras em seu pet shop?

Muito mais do que garantir uma variedade enorme de produtos nas prateleiras de seu pet shop, para ter sucesso no seu negócio, é preciso se preocupar com fatores como um bom atendimento e organização dos produtos no seu pet shop, gestão financeira, e claro, o planejamento das compras para um controle de estoque eficiente.

Na verdade, este planejamento nada mais é que o gerenciamento dos seus produtos, saber a data de validade, prever quando será necessário repor, baseado no perfil dos seus clientes, qual a previsão da data de entrega, a quantidade necessária.

Ou seja, um bom planejamento está diretamente associado a gestão do estoque, considerada a maior dor de cabeça da maioria dos comerciantes. Através de um bom planejamento é possível fazer boas negociações, obter bons descontos, evitar ruptura de estoque (quando o cliente procura por algum item e ele não está disponível para a venda), enfim, entregar uma experiência melhor aos seus clientes.

Por isso, a importância de contar com um bom programa para pet shop, que nada mais é que uma ferramenta ou software que auxilia a melhorar a gestão do seu negócio, evitando perdas de produtos, ou mesmo, realizar compras de produtos que ainda estejam no seu estoque, ou ainda, deixar de realizar a compra de algum item de grande saída.

A verdade é que, hoje em dia, um bom planejamento de compras está diretamente ligado à ferramentas como essas de gestão, já que um software para pet shop facilita todo esse processo, oferecendo total controle, segurança e até poder de negociação com os fornecedores.

Como fazer um bom planejamento de compras

Primeiramente, é preciso considerar que as vendas começam muito antes do cliente entrar na loja, ou seja, o processo se inicia quando é decidido o que terá em seu estoque, o que será comprado para revenda.

Por isso, um bom planejamento do que será comprado para a loja influencia diretamente seus resultados, principalmente em relação ao aumento das vendas, lucros, redução na perda de produtos parados no estoque, entre outros.

De acordo com o SEBRAE, podemos separar o planejamento de compras em 7 passos:

. Definir a frequência das compras;
. Controlar o histórico de vendas;
. Fazer previsão de vendas;
. Analisar o estoque;
. Conhecer a variedade de produtos da pet shop;
. Definir o preço médio de venda;
. Determinar a política de precificação.

Otimizar o estoque é fundamental

Conhecer a dinâmica do estoque é fundamental, a sua análise completa é que vai influenciar no planejamento eficiente das compras de seu pet shop.

Por isso, é fundamental otimizar a gestão de estoque, para evitar a falta do controle e a constante perda de produtos, problemas geralmente associados a decisões erradas, como:

. Acompanhamento ineficaz do histórico de vendas;
. Falta de organização e de previsão antes de adquirir novos produtos;
. Compras de itens com pouca saída ou em quantidade além do necessário;
. Estratégias de venda pouco eficazes;
. Falta de fidelização do público;
. Entre outros.

Como evitar que o estoque seja um problema?

Como dito anteriormente, existe uma forma simples de garantir uma boa gestão do estoque e evitar erros comuns que podem colocar seu negócio em risco, que é apostar em um programa de gestão de pet shop, como Nuvem Vet.

Bem mais em conta que contratar um profissional para realizar a gestão do pet shop, ou mesmo administrar seu negócio, ferramentas como essa, gerenciam não só esse setor, mas todo o seu negócio, e por um preço que cabe em seu bolso.

Você garantirá uma gestão completa do seu estoque, compras e produtos, de forma facilitada e organizada, oferecendo uma visão mais estratégica das compras, com maior previsibilidade e controle.

Os recursos oferecidos pela Nuvem Vet, ajudam a evitar a ruptura de estoque, ou seja, que o cliente chegue no seu pet shop e não encontre o produto que ele procura. Ou ainda, evitar que o produto fique parado por muito tempo no estoque, gerando prejuízos financeiros.

E não é só isso, contar com um programa como esse é ter os dados todos de seu negócio a um clique, na tela inicial do sistema, toda a parte financeira e relacionada  à gestão, ou seja, um controle total e completo de onde voc~e estiver.

Por fim, outros recursos de Nuvem Vet que irão ajudar no seu planejamento de compras e no dia a dia do Pet Shop são:

. Gestão do estoque, compras, produtos, clientes, pets e PDV em tempo real e de qualquer lugar;
. Compra de produtos incluindo informações como preço e vencimento de cada produto, além do controle por lotes;
. Emissão da Nota Fiscal do Consumidor (NFCe, SAT e MFe) em poucos minutos;
. Tecnologia multiplataforma, ou seja, você pode acessar do PC, tablet e celular);
. Entre outras funcionalidades…

Considerações finais

Nesse artigo vimos como é importante contar com um planejamento de compras no seu pet shop, os benefícios que isso gera para o seu negócio, além de dicas para colocá-lo em prática.

Vimos também, como adquirir um software de gestão de pet shop pode fazer toda a diferença, lhe ajudando a ter um total controle do estoque, de uma forma simples e segura, facilitando todo o planejamento de compras do seu negócio.

Esperamos ter ajudado, agora é aproveitar nossas dicas, acertar no planejamento das compras e se preparar para o sucesso!

Author: